Então recentemente eu estava testando em máquinas virtuais o Ubuntu e derivados + alguns Window Managers e o resultado nunca era dos melhores, por exemplo a steam nunca abria. Eu estava fazendo a combinação xfce e i3wm, no mint não abria sempre ficava uma tela preta.
Alguém tem alguma dica de como eu poderia combinar WM e DE? sem quebrar o sistema? De preferência com o Ubuntu. Sei que é algo de gosto pessoal, mas quero testar.
Alguém tem alguma dica de como eu poderia combinar WM e DE? sem quebrar o sistema? De preferência com o Ubuntu. Sei que é algo de gosto pessoal, mas quero testar.
Acho melhor usar um ambiente gráfico mais simples e modular como o xfce. Nesse caso, é só substituir o xfwm pelo i3wm na sessão do xfce, remover todos os atalhos padrão do xfce (para evitar conflitos com os do i3) e iniciar o i3 junto com a sessão do xfce.
Você terá um problema com o xfce4-panel, porque ele não consegue lidar bem com as áreas de trabalho dinâmicas do i3. Para isso existe o xfce4-i3-workspaces-plugin. Feito isso, ou você adiciona atalhos e programas para iniciar com o login dentro do arquivo de config do i3, localizado em ~/.config/i3/config.
Obs: to com pressa, mais tarde coloco uns prints pra ficar mais fácil de entender.
Edit: arrumei alguns erros no texto, que eu não vi porque escrevi correndo.
Todas as modificações abaixo são feitas apenas no menu de configurações do xfce.
Entre no menu “Atalhos”. Use um ctrl+a para selecionar tudo e depois clique em “remover”, apagando todos os atalhos do xfce. É importante fazer isso pra evitar conflitos com atalhos do i3, afinal agora eles serão gerenciados no próprio arquivo de configuração do i3wm.
Nas configurações do xfce, entre no menu “Sessão e Inicialização” e na aba da imagem “Sessão atual” clique com o botão esquerdo e, tanto no xfwm como xfdesktop, troque “imediatamente” para “nunca”. Feito isso clique na opção “Salvar sessão”, caso contrário ele não salvará as modificações que você fez.
Ainda nesse menu, “Sessão e Inicialização”, clique na aba “Início automático de aplicativos” e adicione o i3, como na imagem abaixo:
Se seguiu todos os passos certinho, basta sair e entrar novamente no xfce. O resultado será a substituição do xfwm , do xfdesktop e do compositor padrão do xfce pelo i3wm.
Obs: caso nunca tenha usado ou logado no i3, o arquivo de configuração não existirá. Ao abrir a primeira vez ele exibi o i3-config-wizard, perguntando se você quer criar o arquivo de configuração e qual tecla modificadora quer. No final, o arquivo será gerado em ~/.config/i3/config
Como você removeu o xfdesktop da sessão de inicialização, vai precisar de algum programa externo para definir o wallpaper, como o feh ou o nitrogen. E, se quiser um compositor, será necessário instalar algum como o picom.
Acho que vale a pena levar em consideração os outros comentários também. Se ser leve como o XFCE não for uma questão importante, usar o Pop!_OS é uma combinação interessante.
É uma base Ubuntu LTS (com kernel e drivers mais recentes e alguns pacotes extras), e tem a funcional de tiling com várias coisas semelhantes aos window Managers, incluindo um recurso para ocultar barras de títulos das janelas de certas aplicações para economizar espaço.
Máquinas virtuais tem um problema cronico com aceleração gráfica. Acredito que estes problemas são contornados nas tops DE (Gnome, KDE e Xfce) por exemplo, mas para as WM a coisa complica um pouco.
Como as WM são projetos menores e com menos recurso, acredito que eles foquem seus esforços na resolução de problemas em máquinas reais, fazendo com que tenha apenas compatibilidade com as máquinas virtuais. WM que rodam em Wayland sofrem ainda mais com isso em máquinas virtuais, o que não é o caso do I3wm.
Este deve ser o problema que deve ocorrer com a Steam para ela não abrir.
Então, eu estou usando o Pop no modo tiling, mas tem uns certos bugs(eu acho) quando eu abro mais janelas, por exemplo, com o file manager o tiling não ‘enquadra’ as coisa direito. Outras aplicações também não funcionam direito com o tiling do Pop a Steam, algumas janelas de configurações do sistema e por ai vai.
Mas mesmo assim to gostando de utilizar essa ferramenta acho interessante esse hibrido de floating e tiling. O Xfce foi o que mais funcionou pra combinar com i3WM, Linux Mint até que foi, mas deu problema com a Steam, outra preocupação era se iria funcionar o Resolve. Enfim obrigado pela dica.