Usando Tema para tela de Login pode ser hackeado?

Olá pessoal, eu tenho uma dúvida, eu estou usanto Fedora 38, Gnome 44.1, X11. Eu fiz a instalação de um tema de login Flat Remix GTK Theme, nesse site tem uma seção que faz a modificação da tela de login, deixa a principio com blur (transparência).

Instruções para adição do tema de login

Alguém que tenha conhecimentos avançados, pode me informar:

1 - Eu fiz o download do arquivo, do github, descompactei e instalei. Eu posso ser hackeado? Pois está sendo modificado a tela de login! Tenho essa dúvida!

2 - Alguém pode ensinar o passo a passo para realizar a desinstalação caso esteja vulneravel o meu sistema depois desta instalação?

3 - Caso não tenho problema, o que significa essa Interface Flat Remix em opções? No link do primeiro parágrafo, no passo a passo, para instalação de temas para o login, a imagem exibe mais interfaces de temas de login, porém eu só consegui instalar esse:

Outros temas exibidos no site do mantenedor, eu não sei como instalar e se é seguro? Alguém pode me ensinar como instalar se for seguro e me ensinar como eu modifico as imagens e tema de login, por favor?

.

O ideal é sempre conferir o código mesmo que minimamente ao realizar este tipo de instalação, porém, a chance de você estar vulnerável a algun tipo de ataque com este tipo de instalação é minima, visto que em uma análise breve, ele apenas compila o tema e o cria em suas respecticas pastas, para que possa ser utilizado pelo sistema (tanto que a instalação do imagemagick se faz necessária).

Não tenho a mais absoluta certeza, mas provavelmente se trata de sessões já customizadas com o tema flat-remix prontas para uso, caso você não queira ter o trabalho de editar os temas que estão em uso pelo sistema manualmente.

4 curtidas

Caso queira customizar a tela de login no Gnome recomendo o aplicativo Login Manager Settings.

2 curtidas

Por favor, galera, alguém pode me ensinar a remover esse tema que está no site Flat Remix Gnome Theme, eu acredito que depois disso eu consiguirei usar o programa que o @henriqueffc informou, eu fiz um teste e não conseguir altear a tela de login, acredito que o script de instalação que usei do login deixou como padrão e impede de ser adicionado outro wallpaper na tela de login do Fedora 38, Gnome 44.1, X11.

No makefile do tema tem a opção de uninstall.

Não sei se o comando é:

make uninstall
ou
uninstall

OBS: Evite instalar do source, porque muitas vezes o desenvolvedor não fornece opção para remover. No link tinha a opção de você adicionar o corp no fedora e instalar o pacote sem problema.
OBS2: os pacotes blig2-devel IageMacik não removem o tema, são dependecias para a construção do pacote.

1 curtida

Não tem nada de errado, é só um tema, ele só aplica no “GNOME way of Things”, essas opções extras simplesmente fazem o GNOME Shell carregar o tema

@Pio, demonstraram algumas mensagens estranhas, mas por fim, foi removido:

Aqui quando eu faço a alteração na seção “Tela de login” ele trava, eu tenho que reiniciar manualmente a máquina: observe a mensagem de erro quando aparece, porque já teve momento que eu deixei durante minutos e ficou travada a tela do Programa do Gestor de Login, somente reiniciando manualmente:

Depois ele aplica, mas não apresenta o nome do usuário e senha de login, para eu digitar, além de apresentar uma barra de tarefas na tela, a imagem não carrega por completo:

l

Vi esse aplicativo no blog This Week in GNOME. Esse blog é publicado pelo colaborador do Gnome Felix Häcker (Felix Häcker (@haeckerfelix@mastodon.social) - Mastodon - https://twitter.com/HaeckerFelix). O canal The Linux Experiment (https://www.youtube.com/@TheLinuxEXP) utiliza as informações desse blog nos vídeos “Linux & Open Source News”.

https://thisweek.gnome.org/posts/2023/04/twig-91/

No Github do aplicativo Login Manager Settings há uma issue relatando um problema com a aplicação do wallpaper no GDM com o Gnome 44.

O melhor é não utilizar essa função de substituir o papel de parede até seja lançada uma nova versão com a correção para esse problema.

Putz, :disappointed: se você tivesse avisado antes, quebrou todas as minhas partições, terei que refazer tudo!

Como iria avisar antes? Vi que você queria utilizar uma função parecida com a disponível no aplicativo e o recomendei no dia 31 de maio. Lembrei das publicações que apresentei acima e sugeri o aplicativo. Não sabia que ele está com esse problema. Não estou usando o aplicativo no momento e nada li recentemente sobre ele. Como você quer fazer essas alterações o importante seria você pesquisar antes e verificar se o aplicativo atendia as suas expectativas. Na página do Flathub (Install GDM Settings on Linux | Flathub) tem o site do projeto (https://gdm-settings.github.io/) e no site do projeto há o link para a página do Github (GitHub - gdm-settings/gdm-settings: A settings app for GNOME's Login Manager, GDM). Pesquisei e encontrei a informação. Se vou usar algo que altere as configurações do meu sistema SEMPRE pesquiso antes de instalar, mesmo se fosse uma recomendação do Linus Torvalds. A apresentação dos links dos projetos no site do Flathub não é por estética.

Já que vai refazer tudo do zero, vai um aviso de ouro.

99% dos usuários mais experientes aqui do forum ja quebraram o sistema quando estava começando no linux, sabe porque? Por querer testar as possibilidade que o sistema lhe oferece em customização que varia desde temas até a instalação de pacotes que não foram empacotados para suas distros.
Para que você evite estes problemas em seu computador, recomendo que instale uma maquina virtual e faça os seus testes dentro dela, assim você terá um sistema limpo e funcional, enquanto você testa e quebra sistemas na maquina virtual. :joy:

Tenho o Arch instalado aqui no notebook, mas tenho várias maquinas virtuais para testes, se acontecer algum problema, não tenho a urgência de solucionar ele e continuo com meu sistema funcional.

image

PS: Instale e configure a maquina virtual, quando estiver 100% ok, basta fazer um snapshot para não ter que ficar reinstalando ela.
PS2: O funcionamento na maquina virtual não quer dizer que irá funcionar no seu computador, visto que a maquina virtual é um sistema com as configurações de “hardware” padrão, e por este motivo fica facil para os desenvolvedores de software, empacotadores e desenvolvedores de distro fazerem com que funcione corretamente. Já na maquina real, existe centenas ou milhares de variantes (tanto a nivel de hardware, como versão do mesmo hardware) que muitas vezes demoram para serem solucionadas.
PS3: E mesmo tendo este cuidado, vira e mexe alguma coisa deixa de funcionar após uma atualização. :rofl:

1 curtida