Acho interessamte perguntar sobre o assunto, pois já faz um tempo e as opinião do forum mudou ?, atualmente usam distro que se dizem gamer ? , exemplo bazzite.
Caso utilizem uma distro tradicional, qual seria?, digam quais distro utilizam para fazer uma comparação com cenario atual e futuramente possuir uma base de informação
Eu uso o CachyOS, não porque é distro focada em jogos e sim por que estava com preguiça de reconfigurar o Arch quando fui instalar novamente por problemas de HD.
Uso ambos os modelos para situações diferentes. É importante salientar que apesar do modelo imutável ter aparecido no cenário gamer (bazzite, steamOS, etc.) as duas coisas não andam juntas sempre.
Existem distros para uso regular (sem foco em gaming necessariamente), mas imutáveis, e existem distros focadas em gaming, mas não imutáveis também.
Kubuntu atualmente, sou dev e gamer quando posso, pensando em testar o bazzite em um futuro, mas esperando o novo lts do kubuntu ou o kde linux sair de beta para testar os 3 e decidir
Acredito que há 1 ano ou mais que instalei o Bazzite para testar, e foi nesse único teste que acabei achando interessante essa ideia de distribuição imutável e acabei permanecendo até hoje.
No começo eu me preocupava se usar Flatpak seria o suficiente, felizmente tudo que eu uso e preciso existe Flatpak, exceto um ou outro específico (DuckStation) não tem Flatpak, daí existe a alternativa AppImage.
Antes de eu usar Bazzite, eu já havia experimentado alguns softwares em Flatpak em distribuição tradicional, mas eu não gostava muito da experiência de, as vezes, precisar alterar permissões de apps através do Flatseal, mas com Bazzite parece que cada vez mais a necessidade de mexer com Flatseal vem diminuindo, chegando ao ponto de eu me esquecer de que meus softwares são todos em Flatpak, então eu considero isso uma boa experiência, um sistema operacional completamente funcional “para o meu uso”, onde a única manutenção que preciso fazer é executar o comando “ujust update” no terminal, cujo script criado pelos devs da uBlue faz a atualização e manutenção completa do sistema por mim, e até hoje não tive nenhum problema com isto.
Talvez algum dia eu retorne para alguma distribuição tradicional caso surja algum motivo, mas, por enquanto, sistema imutável está sendo a minha atual preferência por conta da manutenção zero que preciso fazer, porque eu ando muito sem tempo para me preocupar em fazer manutenção manualmente (o que antes era o meu hobbie rs).
Atualmente eu uso, tanto o zorin os em um notebook e o mint xfce no outro, porém penso em migrar de distro, talvez uma “gamer”KKKKKKKKKKKK, como o CachyOS
Eu prefiro distro padrão. A não ser que eu vá montar um PC/console tipo uma Steam Machine, ai eu iria de distro gamer, ou se fosse montar um PC/console retrô com batocera.
Eu sei o Arch por uns 5 anos direto, aí agora decide usar o Bazzite para experimentar uma distro imutável e também essa experiência gamer dele, que inclusive achei meio decepcionante, porque de gamer não tem quase nada.
Não penso em mudar agora, mas, se desse uma pane e precisasse reinstalar algum sistema, ia testar o CachyOS ou voltar pro Arch.