Usabilidade das interfaces gráficas do Linux

Achei esse estudo interessante, pois a abordagem da pesquisa foram com usuários não técnicos que usam o Windows e tiveram o contato a primeira vez com uma distribuição Linux. Segue o resumo da pesquisa :

“Diferentemente dos sistemas operacionais Microsoft Windows e MacOS, as distribuições Linux tratam de forma separada o desenvolvimento da interface gráfica e do sistema operacional, sendo que o usuário pode escolher o projeto de interface gráfica mais adequado para seu uso. Este trabalho avaliou a usabilidade das interfaces gráficas disponíveis para distribuições Linux, utilizando a metodologia de avaliação “teste de usabilidade” e os critérios de usabilidade definidos na ISO 9241-11. Como objeto de investigação, foram avaliadas as interfaces KDE Plasma 5.22, Cinnamon, Gnome com alterações do Ubuntu 21.10 e Pantheon Desktop. Os resultados obtidos revelaram que a interface KDE Plasma 5.22 foi a que obteve a melhor usabilidade dentre as interfaces avaliadas, considerando os perfis de usuários participantes da pesquisa.”

Avaliação da Usabilidade de Interfaces Gráficas para Distribuições Linux

3 curtidas

Bem interessante.
Agora, talvez um novo estudo paralelo onde o grupo controle fosse usuários que nunca usaram um sistema desktop seria também proveitoso. Por exemplo usuários que só usaram smartphone (android /ios). Tal fato penso pelo certo vício de mesmo que inconsciente haverá uma comparação pregressa do Windows para tais outras DEs.

E ao mesmo tempo uma pergunta qual dentre as DEs avaliadas possuem maior grau de semelhança direta com Windows. 10/11?

Acredito que a “visão” do KDE seja mais direta tendo uma curva menor facilitando intuir o avanço das atividades.

Super útil e interessante o estudo.

3 curtidas

O estudo é falho a partir do momento que focou nos usuários de Windows. É claro que o KDE seria o melhor posicionado, graças a ser parecido com o Windows. Mas realmente é assim que se estuda usabilidade? Claro que não, pois isso não corrige defeitos de usabilidade, simplesmente é uma experiência de qual é mais parecido com o Windows.

1 curtida

Entendo seu ponto de vista, mas convenhamos que a maioria dos usuários de PC atualmente utilizam o Windows e se colocar uma interface gráfica muito diferente do que estão acostumados eles criam resistência.

Lendo o documento da pesquisa percebe-se que a interface Pantheon foi a que teve menos aprovação, assim como os usuários que utilizam o Mac aprovaram a utilização do Gnome.

Acredito que o foco desse estudo, não foi em apontar defeitos na usabilidade dos ambientes citados, mas sim como os usuários fariam para executar suas tarefas nos ambientes como se apresentam atualmente.

Na verdade… Não, o Windows tem alguns pontos que o tornam interessante:

  • Desde o 3.1 é a referência de design pra implementar o conceito pasta-arquivo, todos os serviços online por exemplo seguem a metodologia definida pelo Windows, além do próprio XDG
  • O Windows é o mais vendido, a menos que alguém configure se uma pessoa compra um computador ela vai usar Windows primeiro

Apesar do estudo ter uma ideia parecida:

Seulayout e organização similares ao Microsoft Windowstrazem vantagens em relação às demais interfaces, levando em consideração que a maioria dos participantes utiliza o sistema da Microsoft no cotidiano.

Analisando as tarefas propostas:

  • Consultar o preço da cotação do dólar para o dia atual na Internet e salvar o valor da cotação em um arquivo de texto na pasta “Documentos”

  • Trocasr papel de parede da área de trabalho. Trocar o tema do sistema,selecionando o tema escuro ou “dark”. Para finalizar, deveriaaumentar o tamanho da fonte do sistema.

  • Baixar da Internet as imagens das bandeiras de três países diferentes: Brasil, Alemanha e Canadá. Em seguida, precisou criar três pastas na pasta “Imagens”, com os nomes dos países,e mover as imagens para as respectivas pastas, a fim de organizá-las. Após, deveria compactar as três pastas em um único arquivo. Para finalizar, o participante precisou criar um atalho de cada pasta na área de trabalho,para facilitar o acesso.

O KDE não só tem todos os iniciadores das tarefas na dock, como as interfaces do Dolphin e do System Settings praticamente guiam a execução delas, com essas tarefas é virtualmente impossível o KDE não se sair melhor