Usa o celular sempre no modo escuro? Isso pode ser um erro; entenda

Usa o celular sempre no modo escuro? Isso pode ser um erro; entenda

Modo, que não garante economia de energia em todos os celulares, pode causar fadiga ocular em locais iluminados, atrapalhar a leitura e forçar a pupila; saiba mais

Por Murilo Fraga, para o TechTudo.
22/05/2025 02h00 Atualizado há um dia

O modo escuro é uma das funções mais “queridinhas” dos celulares atualmente. Adorado pelo visual elegante e pela promessa de reduzir o cansaço ocular, o recurso vem sendo usado por muitos usuários como padrão, seja de dia ou à noite. No entanto, alguns estudos e análises técnicas apontam que deixar o celular sempre no tema escuro pode ser um erro — e, em vez de aliviar, pode até piorar a experiência visual em certas condições. De efeitos colaterais como visão borrada até economia de bateria que não acontece em todas as telas, há diversos motivos para reconsiderar o uso contínuo do recurso.

Leia mais em: Usa o celular sempre no modo escuro? Isso pode ser um erro; entenda

3 curtidas

se correr, o bicho pega. se ficar, o bicho come…

1 curtida

Eu sempre uso no automático, modo claro pelo dia e escuro pela noite. Pra mim não dá modo escuro pelo dia por justamente não conseguir enxergar direito as coisas kkkkk

Eu uso porque acho bonito, a noite uso o modo leitura

2 curtidas

Tou precisando explorar esse negócio de “modo escuro” – e esse outro negócio, de alternar conforme seja dia ou noite. – Mas não sei se vai me ajudar em alguma coisa.

Até hoje, uso apenas “brilho” (?), sempre no “mínimo”, porque só uso dentro de casa, 99% do tempo – mas quando preciso usar do lado de fora, ao sol, é muito difícil ver alguma coisa.

1 curtida

Eu sempre usei o Modo Escuro, principalmente porque usei Windows Phone por muito tempo, e como o sistema ficava estranho no modo claro, acabei me acostumando com o modo escuro.

Eu gosto de deixar no automático. Assim, o brilho fica bem ajustado com a situação.

2 curtidas

Eu uso mais no GNOME por dar aquele estilo

2 curtidas

O texto borrado aos olhos de quem tem astigmatismo é exatamente o motivo de eu ter parado de usar o modo escuro. À noite ativo a luz noturna para confortar meus olhos.

Eu particularmente acho que o modo escuro tira a beleza dos ícones monocromáticos, então eu tenho gostado de usar o modo claro.

3 curtidas

Eu acho o modo escuro do Gnome bem mais bonito que o modo claro.

O Modo claro é branco demais.

2 curtidas

no ubuntu parece que ele foi feito pra modo escuro,mas a canonical empura o modo claro por padrão

O problema é que a alternativa (Modo Claro) é muito ruim. Eu percebi isso antes mesmo de me acostumar com o modo escuro. A noite quando preciso ler no celular apenas ativo o filtro de luz azul que existe na maioria dos smartphones.

2 curtidas

Modo dark sempre.

1 curtida