Upscayl e Upscaler são dois programas feitos sobre o algoritmo Real-ESRGAN, capaz de aumentar a resolução de imagens. Ambos tem o mesmo propósito: oferecer uma interface gráfica para o Real-ESRGAN. Mas afinal, qual a diferença entre os dois projetos neste momento?
Upscaler
[Falamos recentemente](https://plus.diolinux.com.br/t/upscaler-um-aplicativo-para-aumentar-a-resolucao-de-imagens/49205) sobre este programa, mas irei citar o necessário para a comparação: Ele é feito com a popular dobradinha GTK4 + Rust e está disponível em Flathub, ou pode ser compilado a partir do código fonte.Uma vez carregada a imagem, ele já diz a resolução que irá entregar. A única opção é escolher se é uma foto, ou um desenho, além disso, o programa te força a escolher uma pasta para salvar e o nome do arquivo. Terminado o serviço, o programa notifica o usuário de que terminou.
Penso que ele poderia salvar automaticamente na pasta do arquivo de origem e improvisar um nome, caso o usuário não especifique, não seria algo difícil de implementar.
Upscayl
Este aqui é baseado em Electron, está disponível em AppImage no Linux, mas tem versões para macOS e Windows, além disso, os desenvolvedores estão trabalhando para disponibilizar em Flathub, inclusive você pode [ajudá-los](https://www.reddit.com/r/flatpak/comments/wz15oi/need_help_with_releasing_upscayl_on_flathub/) nisso.Logo de cara, já vemos que neste programa você pode selecionar em uma lista se a imagem é uma foto digital, uma arte digital, ou se você pretende suavizar uma imagem, surpreendentemente esta última opção é a lenta.
Novamente você não pode decidir exatamente a resolução, mas pelo menos o programa permite dobrar o tamanho do resultado final, o que pode ser um pouco lento.
A grande vantagem do Upscayl é que ele oferece uma visualização detalhada do antes/depois, algo que pode ser difícil de perceber apenas pelo visualizador de imagens.
Além disso, você não precisa necessariamente escolher a pasta nem o nome do arquivo, ele já salva na mesma pasta de origem, com um nome automático.
Os desenvolvedores também estão trabalhando em uma ferramenta para aumentar a resolução de vídeos, o que seria algo bastante inovador.
Conclusão
No momento, o Upscayl está se mostrando uma ferramenta mais completa, com algumas ferramentas a mais, mas nada que de fato favoreça o produto final, que em ambas é o mesmo, afinal, trabalham sobre o mesmo algoritmo.
Entretanto, o pessoal do Upscaler também tem planos interessantes para o futuro, como a adição de mais algoritmos e a integração com a biblioteca GNOME.