Certo dia eu estava fazendo uma checagem rotineira por atualizações da minha distro, que contêm pacotes .deb, snap e flatpak e então pensei: "Seria mais simples eu utilizar um comando só para atualizar tudo de uma vez ao invés de ter que escrever sudo apt update; sudo apt upgrade; sudo snap refresh; sudo flatpak update
".
Passei alguns dias pensando nisso até que resolvi criar um script para facilitar essas atualizações. Dito e feito.
Porém ainda assim eu tinha que ir até a pasta onde estava o shellscript para executá-lo, daí movi para minha home, já que ao abrir o terminal já estaria na /home, ou seja, bastava eu executar o tal script com ./nome_do_script
.
Mas eu não estava satisfeito, foi aí que li um post no blog diolinux sobre criar comandos personalizados, então fiz. Bastava eu digitar o comando e ele iria atualizar tudo de uma vez.
Passei um tempo utilizando ele pra ver se estava tudo ok, e aparentemente sim.
Então, se vocês quiserem experimentar, basta acessar esse link no Github e baixá-lo
Sei pouco sobre shellscript, então não espere lá muita coisa desse script
É algo bem simples, dá pra melhorar bastante, mas é algo que me atende bem
Fiquem à vontade pra utilizar como quiser, além de me dar dicas ou críticas sobre o mesmo