Upgrade Ubuntu 22.04.4 para o 24.04

Quando o Ubuntu 24.04 for lançado posso fazer o Upgrade da versao sem perder nada? da instalaçao atual?

Você pode fazer a atualização de uma versão LTS para outra sem perda de dados, mais o recomendado é sempre fazer backups de seus arquivos importantes caso algum problema aparecer durante o processo.

Não atualize para o Ubuntu 24.04 LTS imediatamente, o bom é esperar pelo menos uns 3 meses para fazer essa migração devido os bugs que podem aparecer na nova versão do Ubuntu e a Canonical Corrigi-los.

2 curtidas

Pode sim. Ao menos em alguns testes que fiz fazendo o upgrade de uma versão para outra do Ubuntu, a atualização ocorreu sem grandes problemas.

E creio que o mesmo irá acontecer do Ubuntu 22.04 para o 24 04.

@tiagoquintino
Sim, vou esperar um pouco antes de atualizar.
O meu notebook e meu PC está com o UBUNTU PRO ativado.
Vou configurar para quando eu atualizar o sistema nao atualizar de imediato para o 24.04.
@rapoelho
Ah, muito obrigado!
Eu estava usando dual-boot com do Windows 11 com o Zorin OS 17
Core. E no meu notebook o Windows 11 que veio de fabrica. mas com o meu notebook so tem 4GB de ram, ele nao aguenta muito o Windows 11. Mas nas idas e vindas do Windows e do Linux, ontem eu vi no Youtube uma alternativa do Office, que e o WPS Office. Logo de cara, ja baixei o Ubuntu 22.04.4 e instalei nos 2 ele.

O Ubuntu não recebe patch de correção para todo os bug, eles dão atenção mais é em corrigir os softwares que vem na ISO o resto é só patch de segurança. Esses softwares de usuário esquece, o alvo é servidores.

Você acha que devo atualizar de imediato? Assim que lançar?

Você que deve avaliar. Se quiser já pode começar a usar os pacotes do 24.04 agora, já esta em congelamento para teste.
Essa é a lista de pacotes no repositório do 24.04: https://packages.ubuntu.com/noble/allpackages?format=txt.gz

Você pode saber quantos pacotes são com esse comando:

pacotes=$(curl https://packages.ubuntu.com/noble/allpackages?format=txt.gz | wc -l) && echo $((${pacotes} - 7))

Vou deixar para atualizar tudo quando lançar definitivamente.
Mas o outro ai de cima disse que eu teria que esperar 3 meses antes de atualizar?

Uai, é como eu expliquei, o Ubuntu 24.04 já esta disponível para atualizar do 22.04 para o 24.04 para ser testado. Ele ainda esta em teste nem foi disponibilizado a ISO beta ainda. Mas quando lançar tudo já vai ter passado por mais de 2 mês de teste, e em algum lugar de março ou abril vai ser disponibilizado uma ISO beta para testar.

Como disse anteriormente, o recomendado é esperar pelo menos 3 meses para atualizar de uma versão para outra, Ubuntu 24.04 será lançado em abril, recomendaria atualizar ele lá para junho ou julho e curiosamente nesse período você começa a receber mensagem do sistema de uma nova versão foi lançada e o update está disponível.

O problema de instalar o Ubuntu de imediato são us bugs que podem aparecer de inicio no qual a Canonical não viu e que a galera vai reportando. Se você não se importe com isso pode fazer o upgrade logo apos o lançamento do 24.04.

Nao, eu acho que vou esperar um pouco. ate corrigir todo o sistema!!!