Para quem está no mundo Linux as ferramentas Wine, Proton e Vulkan são “figurinhas carimbadas” principalmente para quem quer jogar no sistema. E nesse fim de semana tivemos alguns pequenos updates nelas.
Wine 5.21 lançado
Começamos com a nova versão do Wine, chegando agora na versão 5.21 e trazendo alguns pequenos updates e correções de bugs. As novidades trazidas, segundo o release foram:
-
Lib GDI32 convertida para PE.
-
Mais correções para o RichEdit “sem janelas”.
-
Uma série de atualizações para o fuso horário.
Também foram corrigidos bugs em alguns jogos, como: League of Legends 8.15+ (referente ao anticheat), Path of Exile, Microsoft Flight Simulator, Fallout 76, GOG Galaxy, mu online (referente ao login) entre outros. Também foi implementado o suporte para VK_EXT_debug_marker, extensão essa implementada pelo dev Georg Lehmann, que foi recém conectado ao Wine, permitindo que os devs que façam nele pequenas depurações extras, como DXVK e Wine.
Para conferir a release completa do Wine 5.21, você pode acessar aqui. E muito provavelmente será um dos últimos lançamentos da série 5.x do Wine, e que muito em breve teremos notícias sobre o Wine 6.0 no começo de 2021.
Vulkan vkd3d-proton versão 2.0
Outra ferramenta muito usada por quem joga no Linux, é o Proton, este desenvolvido pela parceria da Valve com a Codeweavers.
O Proton até o momento consegue fazer a “conversa” com o DirectX 9, 10 e 11, e agora em estágio inicial, começa a ter “compatibilidade” com a versão 12 (D3D12), através do VKD3D-Proton, fork de outro projeto, o VKD3D. Segundo ainda o README no GitHub, esse fork é para trazer a implementação completa do Dx12 através da API do Vulkan.
Com isso alguns jogos Triple AAA já poderam ser jogados, como:
-
Control
-
Death Stranding
-
Devil May Cry 5
-
Ghostrunner
-
Horizon Zero Dawn
-
Metro Exodus
-
Monster Hunter World
-
Resident Evil 2 e 3
A Release Note você pode conferir aqui.
Muito bom ver esses avanços nas principais ferramentas que possibilitam os jogos, que a princípio foram desenvolvido para Windows, rodarem no Linux de forma “natural e fluida” como se fossem jogos nativos. Espero que as novidades para os AC (AntiCheat) em relação ao Kernel 5.11 também sejam mais animadoras ainda.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS