Updates no Wine 5.21 e no Vulkan layer vkd3d-proton

Para quem está no mundo Linux as ferramentas Wine, Proton e Vulkan são “figurinhas carimbadas” principalmente para quem quer jogar no sistema. E nesse fim de semana tivemos alguns pequenos updates nelas.

Wine 5.21 lançado

Começamos com a nova versão do Wine, chegando agora na versão 5.21 e trazendo alguns pequenos updates e correções de bugs. As novidades trazidas, segundo o release foram:

  • Lib GDI32 convertida para PE.

  • Mais correções para o RichEdit “sem janelas”.

  • Uma série de atualizações para o fuso horário.

Também foram corrigidos bugs em alguns jogos, como: League of Legends 8.15+ (referente ao anticheat), Path of Exile, Microsoft Flight Simulator, Fallout 76, GOG Galaxy, mu online (referente ao login) entre outros. Também foi implementado o suporte para VK_EXT_debug_marker, extensão essa implementada pelo dev Georg Lehmann, que foi recém conectado ao Wine, permitindo que os devs que façam nele pequenas depurações extras, como DXVK e Wine.

Para conferir a release completa do Wine 5.21, você pode acessar aqui. E muito provavelmente será um dos últimos lançamentos da série 5.x do Wine, e que muito em breve teremos notícias sobre o Wine 6.0 no começo de 2021.

Vulkan vkd3d-proton versão 2.0

Outra ferramenta muito usada por quem joga no Linux, é o Proton, este desenvolvido pela parceria da Valve com a Codeweavers.

O Proton até o momento consegue fazer a “conversa” com o DirectX 9, 10 e 11, e agora em estágio inicial, começa a ter “compatibilidade” com a versão 12 (D3D12), através do VKD3D-Proton, fork de outro projeto, o VKD3D. Segundo ainda o README no GitHub, esse fork é para trazer a implementação completa do Dx12 através da API do Vulkan.

Com isso alguns jogos Triple AAA já poderam ser jogados, como:

  • Control

  • Death Stranding

  • Devil May Cry 5

  • Ghostrunner

  • Horizon Zero Dawn

  • Metro Exodus

  • Monster Hunter World

  • Resident Evil 2 e 3

A Release Note você pode conferir aqui.

Muito bom ver esses avanços nas principais ferramentas que possibilitam os jogos, que a princípio foram desenvolvido para Windows, rodarem no Linux de forma “natural e fluida” como se fossem jogos nativos. Espero que as novidades para os AC (AntiCheat) em relação ao Kernel 5.11 também sejam mais animadoras ainda.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

Também estou esperando as novidades do Anticheat no Kernel 5.11, espero que vejam mesmo.