"unmanaged adapter" em todos meus dongles USB ethernet após update PopOS

Fiz update como sempre do popOS 22.04LTS recomendados pela própria POP Shop e eis que as duas redes ethernets que uso via USB ficaram “unmanaged”… Alguém entende os motivos de uma rede ficar unmanaged? Coisas que já tentei:

Editei arquivo NetworkManager.conf:

[main]
plugins=ifupdown,keyfile

[ifupdown]
managed=true

[device]
wifi.scan-rand-mac-address=no

// Tentativa desesperada de forçar um managed em interfaces USB com ethernet
[device-usb]
match-device=driver:cdc_ether
managed=1

Adicionei arquivo “default” na pasta /etc/network/interfaces.d/ :

auto lo
iface lo inet loopback

lendo como o NetworkManager interpreta o arquivo .conf dele, parece que o managed=true só habilita se a interface estiver listada no /etc/network/interfaces , o que não está ocorrendo e eu não tenho idéia de como fazer para que o linux faça isso sempre que conectar uma interface nova…

Se alguém tiver uma luz, ilumina aí, ta me quebrando muito as pernas não ter uma ethernet rodando aqui

Abraços,
sbo

Achei o problema… é bem idiota, diga-se de passagem.

por alguma razão meu arquivo de configuração em /etc/NetworkManager/conf.d/10-globally-managed-devices.conf estava vazio.

Coloquei:

[keyfile]
unmanaged-devices=none

Isso vai permitir o NetworkManager gerenciar qualquer um dos dispositivos, o ideal na verdade é listar especificamente quais são as exceções que ele deve gerenciar com o valor *,except:type:wifi,except:type:wwan... , tentei algumas combinações de exceções para ethernet e não tive muito sucesso… parti pra força bruta.

Espero que um coitado como eu seja salvo por esse post.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.