Pessoal, para quem não conhece estou tocando um projeto que é a Universidade Livre Brasileira.
É um projeto baseado na versão americana OSSU (Open Source Society University) em que estruturamos um currículo de estudos com todas as matérias de um Curso de Ciência da Computação em cursos livres gratuitos e abertos.
Caso tenha interesse ou queira recomendar para alguém o link é esse:
Cara é justamente esse o objetivo!
Ajudar tanto o pessoal que quer aprender, mas talvez por n razões ou algum motivo em específico não pode ou não quer ter vínculo com alguma instituição de ensino formal (o que é um grande investimento de recursos como tempo e dinheiro e sem muita flexibilidade), quanto o pessoal que já está ou já teve vínculo com alguma instituição de ensino formal e quer expandir / complementar os estudos ou revisar conteúdos.
Caso queira contribuir temos um arquivo: Como contribuir que dá todos os detalhes.
Obrigado! Ainda estamos estruturando mais cursos e melhorando o que tá feito, em breve pretendemos ter mais especializações no Curso de CC e mais umas novidades que estamos trabalhando,
“Autodidatismo” como utilizado nesse projeto é referido como “Ser responsável pelo próprio aprendizado.” e não necessariamente sobre a questão de ter professores ou não.
Se deixarmos um livro de matemática na frente de um bebe por anos a probabilidade de que ele aprenda sozinho a ler e com isso aprender todos os cálculos no livro é mínima.
A ideia de autodidata relacionada ao projeto são pessoas (com vínculo ou não) a instituições de ensino e que estão dispostas a assumir a responsabilidade principal de buscar o conhecimento através das fontes disponíveis e se esforçar para aprender através das fontes oferecidas o conhecimento de cada assunto que compõe o currículo (protagonistas do próprio aprendizado).
E nesse sentido, creio que todo mundo é um pouco ao menos autodidata nesse sentido hoje em dia. Não tem e não tem nenhuma intenção de atribuir qualquer qualidade ao aluno ou ter o sentido de não haver professores (até porque a maioria deles - que tem conta no GH - está listada como colaborador ali em baixo e futuramente estou vendo como posso adicionar os que não tem).
Taí um projeto fenomenal. Eu mesmo vou dar uma palhinha nalgum conteúdo pontual que me interessa bastante.
Uma das maiores vertentes de se propor a ajudar os outros é que naturalmente você aprende o que nem imagina. Faço muitos votos de que o projeto dê certo, pois acredito que tem demais a ver com a educação do futuro, menos rígida quanto à forma, mas necessariamente mais ágil quanto à adaptação ao mundo!
Muito legal o projeto, algumas áreas que podem ser adicionadas, se não estiver enganado:
Pesquisa e Ordenação de Dados (pesquisa em quadrantes, arvores, índices, algoritmos de ordenação e busca (BubbleSort, QuickSort, etc), compressão de dados) Métodos Numéricos Computacionais (discretização, aproximações, interpolações, aproximações numéricas) Teoria da computação (computabilidade, cálculo lambda, máquinas universais, etc)
Opa, na verdade isso são matérias dentro das cadeiras do curso!
Estão todas presentes, mas nem sempre juntas porque alguns são conceitos distintos como em Teoria da computação… que máquinas universais vê em Arquitetura de Computadores e Calculo Lambda em Paradigmas de Programação.