A interface gráfica Unity substituiu sua versão de testes por outra, que não depende mais do Compiz para funcionar, mas manteve o mesmo nome, “UnityX”, que agora se encontra na versão 7.7. O UnityX 7.7 oferece ainda mais opções de customização para a interface, como alterar o gestor de janelas, remover ou substituir o painel, entre outros, apesar de superficialmente parecer idêntico ao Unity7 . Rudra, o líder do projeto, afirmou que estão trabalhando no suporte a Wayland.
O menu do UnityX 7.7 é bastante parecido com o da versão estável, mas acrescenta um ajuste de opacidade. Já o HUD, baseado no Plotinus, que é ativado pelo comando Ctrl+Shift+P e mostra atalhos e funções que podem ser utilizados, está compatível com mais programas e pode ser aberto em vários apps simultaneamente.
HUD do UnityX. Fonte: Unity
A principal novidade relacionada à customização está nas configurações avançadas, que permitem substituir todos os componentes no Unity, incluindo o gestor de janelas, painéis e menus. Dessa forma, é possível adicionar até mesmo o suporte a widgets. O painel de controle da interface, apesar de ser baseado no do Unity7, também apresenta mais configurações para o sistema.
Você pode conferir todas as novidades do Unity 7.7 pelo anúncio oficial. Ele chegará em breve aos principais repositórios mas se quiser já testar, está disponível, junto com as instruções de instalação, no GitLab.