Unity 7 em alguma outra distro?

Tava pensando aqui, Unity sempre teve uma relação forte de amor e ódio por parte da comunidade, é inegável que com o Ubuntu “abandonando” o projeto, muita gente sente falta da interface. Ela ainda funciona bem nas versões atuais do Ubuntu (ainda utilizo na 19.04), mas não sei até quando.
Me pergunto o quão possível ou pelo menos o quão interessante seria se alguma distro grande pegasse o Unity para dar continuidade ao seu desenvolvimento e fazer dele “a sua cara”, como era com o Ubuntu. Até mesmo uma distro não necessariamente Debian based como Fedora, Manjaro, etc.
Eu sei que existem projetos como o UBports para dar continuidade ao Unity 8, mas primeiro que quando o Ubuntu desistiu do projeto ele ainda não estava maduro, então não sei quanto tempo a galera do UBports vai demorar pra deixar o projeto bacana pra ser usado no dia a dia. Segundo que pelo que percebo, o foco deles parece ser muito mais voltado para o mobile, e apesar de ser uma interface convergente, fico meio receoso se eles pretendem dar a mesma atenção pro desktop.
O Unity 7 mesmo “pesado” e com seus bugs, era bem completo, atendia e ainda atende as necessidades de muitos usuário.
Então fica aí o questionamento, vocês acham que algum dia poderíamos ver isso, uma distro adotando o Unity 7 e dando continuidade ao seu desenvolvimento? Quem sabe até fazendo melhorias nele.

8 curtidas

Eu gosto muito do Unity, mesmo tendo chego ao mundo Linux na época em que o 18.04 era lançado. Tentei utilizar diversas vezes a interface Unity 8, mas nunca consegui utilizá-la nem no 16.04. E os vídeos do uso da interface me deixam com muita vontade de poder usar na minha workstation diária.

Não importa a versão do Ubuntu, sempre acabo usando o Unity7.

Minha esperança é que o Unity8 seja lançado totalmente funcional para a LTS 20.04, embora sei que é algo improvável, ou que pelo menos com a Canonical contribuindo ao Gnome, possamos ver funcionalidades do Unity nesta parceria.

Atualmente, no beta da 19.10, é possível atualizar o sistema e ter na dash do Gnome a lixeira. O que é bem prático e sempre senti falta na interface. Deixo aqui, uma screenshot com a minha atual workstation pro trabalho e jogos.

1 curtida

Provavelmente não, a menos que surja um novo ecossistema, o GTK está dropando o suporte ao Global Menu e mesmo se todos os programas passassem a usar Qt teríamos outros problema:

Wayland, nesse protocolo uma janela (a mesmos que seja o compositor) não pode ter controle sobre outra e o Global Menu e o Heads-Up Display são exatamente um janela aleatória assumindo o controle de outra

Gnome9+Dash to dock, não é um responsável direto mas ele já é meio Unity, adicionando a lixeira na parte inferior da Dock e movendo o launcher pra cima você obtém o look and feel do Unity

O mais próximo que a gente tem hoje do Unity, é o Mutiny, aquele layout do Ubuntu MATE que visa justamente clonar o visual e o comportamento do Unity 7.

É possível replicar esse layout e comportamento no XFCE também, mas não há nenhum projeto ativo com essa finalidade.

4 curtidas

Olha só, consegui um visual mahomeno no XFCE, tem algumas limitações, mas dependendo do seu uso, fica de boa.

5 curtidas

Eu tava lendo as paradas da galera do Unity8 no Github e na boa, na minha opinião: O Unity8/Yunit tem demorado tanto devido a insistência deles em usar o Mir. Poxa, a própria Canonical está em caminho para a adoção do Wayland. Se tiver que fazer um novo DE do zero, faça! Mas acompanhe a tendência da comunidade e do mercado! Será mais fácil ter manutenções, feedbacks e cativar o olhar de até novas parcerias.

Porque o que vejo nos planejamentos deles é a dificuldade em fazer o novo Unity compatível com Waylad, Xwayland… Por causa justamente do Mir. Não tenho conhecimento técnico extenso, então quem puder tirar esses meus questionamentos, dá um reply. O Unity7 tem seu público e seguidores, já o Unity8 parece algo super de nicho onde só desenvolvedores conseguem contribuir com os requisitos específicos dessa interface.

O MIR roda sobre Wayland, é como se fosse um “facilitador”

Não exatamente, o Ubuntu vai pro Wayland por causa do GNOME

Mas a questão é que se está usando Wayland, é um parto fazer qualquer coisa nele independente de toolkit e a questão principal: Quem paga o desktop? Existem empresas patrocinando, mas até onde vi ele focam na convergência Mobile->Desktop e não o inverso que é o que está com problemas

Na verdade é por causa do Wayland mesmo o MIR já nasceu compatível

1 curtida

Então… Além de empresas por trás, que seria uma excelente ajuda… Não vejo como, por mais que eu esteja falando neste tópico com meu Ubuntu lindu LTS no Unity, não vejo como o projeto saia dessa fase de testes para tornar-se funcional.

Tu achas que a convergência talvez, seja um certo “peso” no projeto? Visto que é bem ambicioso?

Creio que assim como boa parte da comunidade e usuários do Ubuntu que curtem a interface, a Canonical poderia continuar com o Unity8 se cortasse a convergência. Acredito que essa parte que tenha um custo absurdo também. Ou estaria eu viajando? (Não será a primeira nem a última vez também XD)

Na verdade ele já é plenamente funcional

A convergência Desktop para mobile sim, o Inverso mobile->desktop (como o dex da samsung) já está plenamente funcional

Poderia, mas não compensa o GNOME já supre o Ubuntu desktop

Falta somente a questão dos drivers proprietários das placas de vídeo e alguns ícones se não estou enganado. Realmente, não falta tanta coisa se for analisar friamente.

Talvez a gente possa ver algumas coisas do Unity diretamente no Gnome. O menu global é uma coisa que eu acho super prático e bem bonito, quem sabe em uma extenção! Seria muito toperson :heart_eyes:

1 curtida

Com base nos acontecimentos recentes, a comunidade simplesmente prefere “reclamar” do que acreditar em algum projeto. Veja o caso do Ubuntu Cinnamon, que está vendo a luz depois da comunidade falar que era impossível fazer isso e que era desnecessário por causa da existência do Mint. O grande problema é esse: ao mesmo tempo que você tem um apoio, você tem uma turma de gente pra te criticar, e levando em conta o bom trabalho que anda sendo feito para o Unity se manter vivo até a Canonical liberar ele pra ser flavour, você percebe que, se você acreditar em si mesmo e no potencial de quem está envolvido junto com você nessa empreitada, você consegue fazer o impossível acontecer. O Wayland não é um “monstro de 7 cabeças”, é apenas um obstáculo que a equipe vai utilizar para poder criar uma solução inteligente e eficaz, para que a DE possa não somente ficar viva, mas também, possa ser o próximo flavour oficial do Ubuntu em si.

3 curtidas

Pra quem ainda está interessado no Unity…
https://rauldipeas.github.io/Unity-XP

6 curtidas

Essa questão de críticas também foi problema no Mint, além do mais, não vejo esse argumento como válido, considerando que o Mint tem XFCE e o Mate…
Enfim, a comunidade (o mundo) precisa aprender a fazer crítica construtivas ou não fazer.

1 curtida

O que eu tenho feito é por o Unity7 sobre a última LTS do Ubuntu. Atualmente, uso o Ubuntu Mate 18.04 porque, graças a disponibilidade de outras interfaces no mate + o Unity, eu comecei a evitar Dhopping :3.

Você testou o Unity XP?
https://unityxp.tk

Baixei agorinha cara, fazendo meu dual boot. Não resisti. :blush:

1 curtida

Saltador? hahaha

Qualquer dúvida, só mandar.

2 curtidas

Belo desktop.
.
.
.
.

Se alguma comunidade se interessasse seria relativamente “fácil” lançar um fork.

O meu objetivo é justamente incentivar outros projetos, por isso tá tudo as claras lá.

2 curtidas