A interface gráfica Unity fez história no Ubuntu e com o retorno ao GNOME, muitos usuários se sentiram “órfãos”, por isso, o jovem programador Rudra Saraswat assumiu a liderança do projeto e até já lançou uma nova versão do Ubuntu com Unity. No dia do natal, ele fez uma postagem em seu blog, avisando que uma nova versão, o Unity 7.7 está por vir em algum momento de 2023 e mostrou novidades que ele trará. Selecionamos as principais adições e explicamos cada uma por aqui!
Novo app de boas vindas
O novo app de boas vindas feito com a linguagem Flutter pela Ubuntu Flutter Comunity estará presente nessa versão do Unity e poderá ser utilizada por qualquer distro suportada pelo Unity, não apenas o Ubuntu.
Nova tela de boas vindas. Fonte: Unity
Dash aprimorado
O Dash, ou “menu” do sistema foi remodelado seguindo os conceitos de design originais do Unity, mas trazendo um tom mais moderno e talvez, deixando o design mais conciso e intuitivo.
Novo dash. Fonte: Unity
Mudanças no painel
Com o acúmulo de idade, o painel está crescendo. Além de um pouco maior, ele está remodelado, dando um aspecto mais refinado.
Painel no modo claro e escuro. Fonte: Unity
Widgets
Os Widgets finalmente estão chegando ao Unity. Eles serão escritos em Python e terão uma loja própria para ficarem disponíveis para download pra todo mundo, se você quiser, pode desenvolver o seu e disponibilizar por lá.
O Unity 7.7 já deve ser lançado com opções de widget de relógio, monitor de recursos do sistema, Spotify, um que muda aleatoriamente o papel de parede quando clicado e mais! Os Widgets do Unity deverão funcionar de forma parecida com os desklets do Cinnamon.
Widgets de relógio, Spotify, monitor do sistema e papel de parede aleatório. Fonte: Unity.
Notificações
O sistema de notificações do Unity nunca foi o melhor, agora ele está completamente defasado e é incompatível com várias aplicações. Pois então, como ele está sendo refeito, deve vir completamente modernizado e funcional, te deixando menos dependente da sua memória.
Você utiliza o Unity?
Fonte