Olá pessoal!
Estou com dificuldade em unir duas partições não alocadas.
Tenho um SSD de 480GB onde redimensionei uma parte da minha partição raiz e uma parte da minha home para conseguir espaço para instalar o Windows, porém ao fazer esse redimensionamento foram criadas 2 partes não alocadas e não estou conseguindo unir as mesmas.
Desde já agradeço pela ajuda.
Eu faria assim:
-
Rodar uma sessão Live USB, pois as partições precisam estar desmontadas
-
Reduza (shrink) a segunda partição (…p4) para um tamanho menor do que 60 GiB
-
Cria uma partição no primeiro espaço não-alocado
-
Copie a partição “…p4” e cole na nova partição
-
Altere o UUID da partição “…p4” original – pois a cópia tem o mesmo UUID
-
Teste a cópia – que mantém o UUID original
-
Se tudo der certo, delete a partição “…p4” original
-
Expanda a partição-cópia para o tamanho que você quiser
-
O espaço não-alocado estará “reunido” no final
Importante – Não examinei possíveis particularidades do seu caso, então cabe a você avaliar se a sugestão é viável para você.
Já fiz várias operações desse tipo, em geral usando vários HDDs / SSDs. – O importante é ter espaço livre para manobrar, e isso você tem:
As mais recentes. – Uma substituição do MX Linux. – Uma substituição do PCLinuxOS. – Uma vez que adicionei um HDD, e aproveitei para remanejar várias partições. – Uma vez que “movi” um Kubuntu para outra partição.
E se quiser ver outras manobras mais arriscadas, eis uma série de relatos sobre uma reorganização gradual, porém completa, no meu antigo PC – onde o início está lá embaixo e o epílogo aqui mais em cima:
1 curtida
O passo de fazer boot em uma live Linux com as partições desmontadas é essencial. Mas os outros passos não é complicar demais? Pra mim o necessário seria:
- Diminuir o tamanho da partição 4 para o tamanho mínimo possível, que sinceramente não tenho certeza se é necessário, mas isso vai garantir que o gparted não tenha que copiar dados de arquivos já deletados e acabar gastando mais do seu tempo e do ciclo de escritas do armazenamento.
- Usar a opção Resize/Move na partição 4 e arrastá-la para o início do espaço livre e então aumentar novamente o seu tamanho para o desejado.
Assim terá todo o espaço não alocado no fim do armazenamento para poder instalar o Windows.
1 curtida