Umidificador de ar perto do PC, faz mal?

Pessoal, boa tarde!

Umidificar de ar perto do PC faz mal? Qual distância é bom deixar?

Foto de como eu tinha colocado, mas fiquei com receio e já mudei de lugar.

Valeu!

2 curtidas

Acho que isso depende do ambiente onde você mora. Umidade em excesso pode oxidar os componentes do seu pc, um tempo atrás eu tinha que usar um secador de cabelo para ligar o pc, pois eu morava perto da praia. :rofl:

1 curtida

meu deus haha como descobriu que era esse o problema?

eu moro no interior de SP e tem uns dias que meu nariz sangra por falta de umidade.
(hoje está tranquilo, mas umas duas semanas atrás estava horrível)

1 curtida

Eu tenho uma placa mãe A320, depois de inúmeros testes e diversas pesquisas em fóruns, eu consegui achar um relato engraçado que funcionou, onde você usa um secador de cabelo para esquentar e ligar o pc, alguns diziam que era por conta do oscilador de cristal da placa mãe, outros diziam que é por causa da placa mãe, pois a cerca de 4/3 anos atrás, um lote de placas ( A320 e B450 ) sairam com um defeito crônico no chipset, e foram pro mercado :P. Até hoje não sei ao certo qual seria o defeito, mas hoje tá de boa, desde então eu não uso gabinete e meu pc fica montado em um livro :rofl:.

1 curtida

Eu já usei da "técnica " do forno em duas placas de video uma GTX 560 e uma HD 5830 onde se colocava o pcb da placa no forno com papel alumínio por uns 15 min para aquecer a solda e grudar novamente. A solda com o tempo trincava e com isso a placa parada de funcionar ou apresentava artefatos e esse processo fez minhas placas funcionarem novamente.

Eu não deixaria tão perto do PC, a umidade potencializa a oxidação.

3 curtidas

Não lembro o video, mas já vi um técnico falando sobre usar secador para ligar a placa mae, em uma cidade que não era litoranea (sem umidade).
Na verdade o defeito estava em um cristal da placa mãe Ryzen que não atingia a frequencia correta. Que ao usar o ar quente ele meio que pegava no tranco… Com o aumento da temperatura conseguia oscilar na frequencia adequada de trabalho.

Tem muita gente que usa secador achando que o problema é umidade ou solda fria… Mas o problema pode ser outra origem.

1 curtida

A umidade é ruim pros componentes eletrônicos, mas não tem muito o que fazer. No seu caso, como o ambiente é muito seco, não deve ter grandes problemas desde que não haja a sucção do vapor para dentro do PC. Além do mais, o fato do PC ficar quente ajuda a evitar a umidade dentro dele.

O problema mesmo é quando a umidade do ar condensa na placa… Mas isso só acontece em raras ocasiões:

1. Resfriamento do PC com ar-condicionado ou nitrogênio líquido
  2. No caso de haver uma noite fria e durante o dia esquentar bastante com alta umidade relativa. É comum os azulejos do banheiro ficarem molhados nessa situação. E se isso acontecer, ligue os seus eletrônicos por alguns minutos (ou esquente com secador de cabelo) para evitar que a umidade do ar quente condense na superfície do aparelho que está gelado.
  3. Quando a placa eletrônica fica exposta à noite fria (o conhecido sereno).

Um ponto interessante desses umidificadores de ar é que eles operam por vibração extremamente alta que causa a água de “espirrar em micro partículas” pela “fumaça” que sai dele. Ela difere do vapor primeiro por ser gelado e segundo pelo tamanho das gotículas de água serem maiores, então se essa “fumaça” encostar em qualquer superfície ela pode depositar a água nela, independente da temperatura ou umidade do ambiente. Por isso é importante que o umidificador fique localizado longe de qualquer superfície, assim dá tempo das micro gotículas evaporarem e virarem a umidade no ar, que é a água quando completamente dissolvida no ar (a molécula sozinha, não são gotículas).

2 curtidas

O Lord…

Pela (minha) lógica, você deveria usar um dessalinizador, não??

Caramba… Nunca imaginei que o interior de SP pudesse ser mais seco do que o DF – cujo clima às vezes supera a secura do deserto do Sahara.

(Não confundir com o “Sahara” da Baixada Fluminense, que é quente bagaray, mas com certeza, muito úmido).

O Lord.

Bom, eu “uso usar” (use to use) um gabinete – aberto.

(Já vi dizer que isso faz mal à saúde, porque o 2º e o 3º ventiladores pipipi popopó… Bom, eu tenho só o Fan da CPU. – Mas meus livros são outra estória! No PC, só leio ePub & PDF).

E nunca fez mal ao forno??? :upside_down_face:

Nos idos de 1982-1983, quando trabalhei em uma emissora de Rádio, era taxativamente “Proibido Fumar” na chamada “Área Técnica”. – Havia uma porta separando das outras áreas (Redação de Jornalismo, RH, “Comercial” etc.). – Entrar na “Área Técnica” era como entrar no Santo dos Santos!

Um dia, o Feitor me explicou que o “equipamento técnico” era muito sensível – e que a simples fumaça + cinzas de um cigarro poderia “depositar” naquelas “sensibilidades” certa meleca de nicotina (+ 300.000 produtos tóxicos do cigarro), que iriam corroer certos metais muito sensíveis daqueles equipamentos, e pipipi popopó.

Observem que, em 1982-1983, a mera fumaça do cigarro ainda não era capaz de causar câncer instantâneo em pessoas situadas a mais de 6 metros, em bares ao ar livre – e José Serra ainda nem sonhava em ser Ministro da Saúde.

E o “equipamento” super-protegido da emissora de Rádio não passava de um monte de microfones, gravadores etc.

E de lá para cá, submeti vários PCs – comprados em 1986, 1992 etc. – à mais densa fumaça + cinzas de cigarro, anos & anos a fio.

Nenhum dos meus PCs sucumbiu ao massacre daquela tortura. – Todos morreram de “obsolescência”.

Quando comprei meu primeiro PC, em 1986, um amigo também me advertiu contra o simples toque dos dedos – cuja micro-umidade (com “gordura” e outros mil monstros terríveis!) causaria danos irreversíveis!

Nenhum dos meus PCs sucumbiu – etc. etc.

(Mas, sempre é bom não tocar nos componentes do PC com dedos úmidos, estática acumulada, pés-no-chão, plugado na tomada de energia y otras cositas más!).

Umidade não existe só em cidades litorâneas. Manaus, por exemplo, está a mais de 1.000 km do litoral (e basta você pendurar uma camisa suada num gancho atrás da porta, para que em 12 horas a camisa fique mofada e in-lavável). Teresina (PI), também está longe do litoral, e a umidade é escorchante. E o que podemos dizer do Corumbá, Cuiabá etc.?

Faz sentido – embora eu não seja capaz de compreender, confirmar, negar, ou corrigir. – Vapor altamente tecnológico pode causar danos à saúde! :rofl:

Prezados, peço que desculpem essas brincadeiras! – Quando a conversa tecnológica fica séria demais, muitas vezes a solução pode estar num certo “relax crítico”.

• Litoral – é sinônimo de “maresia”. – Já tive um carro que pertenceu a um morador do litoral. – Não há metal ferroso que resista ao sal presente no ar úmido do litoral! (a gente pensa que “sal não voa”, mas, lêdo engano! Cerca de 50 anos atrás, li um romance chamado “Antes, o verão”, e desde aquela época, aprendi a ter respeito pelo sal atmosférico). – Dos outros metais, não-ferrosos, nada posso afirmar. Talvez sejam afetados só pela nicotina + 300.000 produtos tóxicos do cigarro + cinzas deletérias.

(E não se fala de diesel mal-queimado, gasolina, fábricas de cimento, usinas de redução de cobre, ou de eletro-redução do alumínio, pulverização de agrotóxicos etc.).

• Gotículas tecnológicas – podem fazer (teoricamente) coisas que até Deus duvida! – Consulte um Pós Doutorado em Gotologia.

Como “não tenho controle” da maior parte dos perigos possíveis e imagináveis – Iluminatti etc., – levo em conta aqueles fatores que posso compreender com algum bom senso:

• Se aparecer goteira no cômodo do computador, tiro o computador dali, imediatamente! – E se for no cômodo das estantes de livros, tiro dali as estantes e os livros. – Trato logo de chamar um “pedreiro” competente (qualquer um, que tenha bom-senso!), pois não dá para ficar semanas, meses, com o PC ou as estantes de livros fora do lugar. – Aliás, sejamos francos: – Não dá para deixar nada, num cômodo com goteiras.

• Meu PC fica a mais de 1,5 metro da janela – mas ao primeiro sinal de chuva, fecho a janela!

• Quando começam os raios, relâmpagos, trovões etc., desplugo o cabo “fibra”. – Placas / chips de rede parece que atraem mau-olhado, olho-gordo, inveja etc. – Não tenho provas de que atraiam meleca de nicotina + 300.000 substâncias cancerígenas (mas, não posso garantir! toc toc toc). Melhor não arriscar.

• Umidificador, ferro-de-engomar, TV – não uso há mais de 10 anos. – Mas se o safardana do umidificador espirrar gotas de água, moléculas safadas, meleca de nicotina etc., eu com certeza o manteria a mais de 5 cm do PC!

3 curtidas

Mano é bem relativo. Muito perto não é bom. Mas se você mora no Ceará, no meio da caatinga aonde não existe umidade no ar, nem vai estragar seu Pc. Mas se você mora no Rio grande do Sul, aí vai dar ruim.

Somente exemplos.

2 curtidas

Esse lugar é um deserto, literalmente. :skull:

1 curtida

Muito perto não é bom… mas muito longe… não adianta! :upside_down_face:

No Ceará é muito seco… mas no interior de SP, é mais seco ainda! :smile:

(Vi no Datena, que no Ceagesp tem o maior deserto do hemisfério sul!) :rofl:

E se juntar o Piauií + Maranhão, dá um tremendo Piorão, ha ha ha.

1 curtida

Olá amigos.
A secura do ar nas localidades citadas por vcs, contrasta com a umidade excessiva de Guaranhuns em Pernambuco, devido à altitude do local e clima constante de outono. Lá o “sereno” ocorre até mesmo durante o dia.

Quanto ao umidificador, ele pode ficar em qualquer parte do ambiente, inclusive longe do PC, pois basta que a umidade do ambiente dê uma melhorada, ou mesmo chegue ao ideal de 50 a 60% (segundo a OMS). Em dias chuvosos a umidade facilmente chega aos 60% (e passa disso), o que não chega a ser uma ameaça aos eletrônicos em geral, incluindo os PC’s. Evidentemente, nenhum eletrônico dura pra sempre, e a umidade é um fator deteriorante.

Mas cá entre nós, um PC ou note ligado já faz um trabalho de dissipação da umidade dentro deles, pelo simples fato de esquentarem. O secador de cabelos ou sílica gel seria um recurso mais radical.

Quando levei meu note a um técnico, para trocar o teclado danificado, por dentro tinha um tal nível de poeira, que chegou a formar bolas de “algodão”! Fiquei surpreso com a cena. Se a umidade afeta as soldas e mesmo as trilhas da placa, onde o verniz está desgastado, imagine bolas de poeira que podem absorver a umidade como uma esponja de banho… Solução: vou levar meu note regularmente ao técnico, para uma limpeza radical, troca da pasta térmica e ressolda onde houver sinal de oxidação. A frequência disso depende de quanta poeira ocorre nos locais de seu uso.

1 curtida

Olá Tiago.
Esse forno é a gás ou microondas? Desculpe por eu logo perguntar, sem primeiro pesquisar a respeito… o calor do forno, embora recupere os pontos de solda, não reduz a vida útil dos componentes? Não chega, por exemplo, a derreter transistores, capacitores, ou mesmo os CI’s?

No meu forno a lenha, de tonel de lata, que às vezes beira uns 260°C, já dá pra torrar algumas motherboards :laughing:

2 curtidas

Sou carioca (ou, “cariôco”, ra ra), mas gosto do Nordeste, do DF… enfim, de qualquer lugar que o Datena não diga que "é o maior do hemisfério sul, ra rá!

Todo “curso de TI” deveria incluir um pequeno curso de, “vc é brasileiro, ou nasceu e viveu assistindo filmes dos EUA”…? :rofl:

(Muita gente “se acha”… “americano”, só porque recebeu proposta de limpar privadas de cocô gringo).

Ah…

1 curtida

Taí um tema bacana pro blog byteria :laughing:

1 curtida

:smile:

:rofl:

Aí, cê mi derruba… ha ha!

Eu usei forno a gás, só fiz como ultimo recurso mesmo, sobre a durabilidade dos componentes creio que pode danificar se deixar por muito tempo dentro do forno e assim como também pode danificar algumas partes plásticas como os conectores DVI e VGA.

Eu nunca usei com placa mãe, seria até mais arriscado a não ser que você deixe por pouco tempo, placa mãe tem muitas partes plásticas também.

1 curtida

Como está na foto muito perto pode sim prejudicar aumentando a oxidação dos componentes, recomendo comprar um relógio com medidor de umidade e colocar o umidificador longe do PC e monitorar a umidade do ar, o ideal segundo a OMS é 50 e 60%, um reloginho que mede umidade custa uns 40 no aliexpress, eu tenho um que diz a temperatura e umidade, onde eu moro no nordeste é quente e úmido, quando a umidade chega a uns 80 por ai eu ligo o ar-condicionado pois ele reduz a umidade do ar no ambiente e fica entre 50/60 a 22 graus +/-

https://pt.aliexpress.com/item/1005005910343309.html?spm=a2g0o.productlist.main.3.73a831fd4OPyZu&algo_pvid=c29efc83-3aa0-4925-b1ae-b903355cea3e&algo_exp_id=c29efc83-3aa0-4925-b1ae-b903355cea3e-1&pdp_npi=4%40dis!BRL!74.72!31.39!!!14.45!!%402103241116990609427014491edefc!12000034807053816!sea!BR!181988894!&curPageLogUid=Ae5IOnyKOfO1

1 curtida

“caraio” bixo, tu é hardcore mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. :rofl:

1 curtida

sei q to sumido no forum kkkk

bixo é melhor não… é perigoso a umidade entrar dentro do pc e se teu processador é cabecinha quente, a agua em vapor vai entrar no estado liquido, molhando o seu pc.