Umbrel OS não abre os aplicativos

Instalei o umbrel OS no meu Rasberry PI 4 B usando o rpi-imager e a imagem para o rb p4, estou usando um MicroSD de 64Gb.
Está meio instável, no primeiro login eu instalei 3 apps mas foi muito rápido e ficaram com a indicação que não estavam iniciadas e não tinha como iniciar.
Resolvi usar o Reiniciar do painel de controle.
Depois que voltou não tinha nenhum app instalado, instalei o primeiro, demorou o tempo de download e configuração e terminou, fui abrir, abre numa nova aba com uma mensagem de conexão recusada (A conexão com umbrel.local foi recusada. tentei com o IP e tbm não abriu).
Tentei o segundo app e deu no mesmo, na hora de abri “A conexão com umbrel.local foi recusada.”
No terceiro app apesar de na primeira vez ter dado um erro parecido ele abre uma tela antes com as credenciais para logar no container, esse funcionou.
Já os outros dois não funcionam.
Apps: 1 - File Browser | 2 - Jellyfin | 3 - Pi-Hole

Curioso.

Pode me informar qual é o modelo do seu cartão de memória?

Sandisk Ultra microSDXC UHS-I Card

Usando um HD SATA num case externo e funciona melhor, apesar de não ter conseguido fazer funcionar nada.
Pi-Hole não funciona, mas acho que o problema é o roteador da Oi Fibra que não aceita configurações como desabilitar o DHCP ou definir DNS.
O File browser só acessa uma pasta por usuário, eu precisava saber onde o SO montou (se é que montou) meu SSD com os filmes.
To quase voltando para meu Ubuntu Server + CasaOS

Sim, eu tenho a oi fibra e tive o mesmo problema. Depois de mandar eles tomarem onde o sol não alcança eu fui e comprei um segundo roteador e espetei nessa coisa que eles tem coragem de chamar de modem. E na segunda rede criada através desse meu novo roteador eu posso fazer o que me der vontade.

Eu não tenho experiencia com umbrel os, eu tenho bastante mais experiencia com Casa Os

Abandonei o Umbrel, Casa OS me parece muito melhor.