Uns brothers me ajudou a arrumar o ubuntu ai quando fui instalar o servidor umbrel nao é mais possível kkkk
Gostaria de saber se tem como fazer dual boot com win 11? Ou só instalamdo em uma maquina somente pra ele
salve
tem sim como fazer porém aconselho vc instalar e testar em uma Virtual Machine.
instale um Virtualizador.O Virt-Manager se for no ubuntu ou Virutal Box que serve para Linux/Win/Mac.
com ele vc pode criar um servidor virtual do umbrel e testar antes. veja se realmente é, o que quer.
inclusive vc pode no ambiente virtual instalar o Win11 e simular a instalação do Dual boot.
vc já tem o ubuntu e o win11 em dual correto.
Mas se quiser seguir com o terceiro S.O em dual diga que tento ajudar. não vai ser dificil mas pra mim é loucura 3 s.o hhehehehhe
Mano eu instalei o ubuntu somente pra poder instar o servidor, queria muito usar somente o linux mas nao roda meus jogos , eu teria que formatar a partição do ubuntu e instalar o umbrelos
Umbrelos da pra fazer pelo ventoy?
Boa vou criar um procedimendo para subir o umbrel no seu proprio ubuntu ae não precisa formatar ou instalar o umbrel OS, a não ser que queira mesmo retirar o ubuntu
Nossa se for possível continuar com o ubuntu vai ser ótimo, que aí só uso o win só pra jogar!
O UmbrelOS não é um sistema operacional, ele é um serviço que roda dentro do seu Ubuntu. Você pode ter o Ubuntu com ele rodando, e continuar usando teu sistema normalmente, ou pode usar Windows e rodar ele dentro de uma máquina virtual Ubuntu.
Basicamente o UmbrelOS é uma interface amigável pra você rodar containers (dockers), você pode fazer a mesma coisa manualmente em um server Ubuntu, o bom do UmbrelOS é que ele te dá uma interface bonita, te dá acesso a uma loja de aplicativos e facilita a instalação dos containers.
Opa bruno, essa marquina virtual funciona da mesma forma? Da pra usar como servidor? No win?
O umbrel parece que nao da mais pra usar sobre o ubuntu tem que instalar como sistema
Opa @Luizphp96 , não sabia da mudança, quando eu o utilizei, era um script que rodava no próprio Ubuntu, mas fui no site deles agora e parece que mudaram realmente.
Mas de qualquer maneira, você pode usar ele sim como servidor dentro de uma máquina virtual no Windows, você vai usar o Hyper V no Windows (joga no Youtube que aparece uns tutoriais, é bem fácil).
Eu tenho um servidor rodando no Hyper-V do Windows, e funciona perfeitamente bem, rodo vários serviços nela, Pihole, nextcloud, vikunja, portainer, guacamole, syncthing, etc.
A vantagem é porque se você rodar em dual boot, você vai ter que desligar seu windows e ligar o UmbrelOS pra poder usar os serviços do servidor. Já se tiver dentro da VM no Windows, você vai poder usar o PC normalmente e utilizar os serviços do servidor.