Introdução
Opa pessoal, tudo bem? Hoje vos trago uma review sincera sobre o microfone Kimu Pro da marca Krom.
Eu nunca tinha sequer ouvido falar na marca Krom, e o microfone foi uma recomendação de alguns amigos após eu dizer que queria um microfone USB que não custasse o olho da cara. Depois de dar uma baita pesquisada sobre ele e ver que era realmente bom, eu fui lá e comprei.
É importante avisar que comprei este microfone na Kabum pelo valor de R$99,90 (fora frete), o que, para um microfone USB como este, foi um baita de um bom negócio. Meu intuito com ele era gravar vídeos e fazer streaming, e já dou logo um spoiler aqui: ele é tudo o que eu precisava e mais um pouco.
Sobre o microfone
Este microfone, como podem ver pela imagem acima, é um aparelho bem compacto, o suporte que o acompanha é bem firme, passando assim uma sensação de segurança. O corpo é construído em plástico, mas apesar disso é bem rígido. Seu suporte, no entanto, tem a construção em metal com os pés sendo emborrachados, para evitar deslizar sobre a mesa, além de possuir alguns ajustes de elevação. Na parte superior ele possui um botão mute tátil com indicador de LED.
Conexões
Na sua parte traseira, como podem observar, temos 2 saídas: uma do tipo USB, para realizar a conexão no computador ou celular e uma saída p2, que serve para conectar o fone. Essa saída p2 para mim foi uma mão na roda, pois meu PC fica um pouco longe de onde eu me sento, então o fone ficava quase que completamente esticado, agora ele fica bem "solto" e sem o risco de eu acabar dando um puxão por me levantar com ele na cabeça. Um ponto importante sobre essa entrada p2 é que ela não afeta em nada o áudio captado e nem na qualidade do fone (o meu é um AKG K414P).
Dentro da caixa, além do manual e do próprio microfone, temos também 2 cabos: um mini USB para USB normal e outro mini USB para mini USB, que permite a conexão em celulares. Obviamente o cabo já é meio obsoleto, afinal eles poderiam simplesmente usar as entradas tipo C, no entanto este microfone já é um pouco antigo, e acredito eu que a fabricante não vá querer fazer uma nova leva de microfones só pra mudar a conexão, e no fim, isso não muda muito no funcionamento dele.
Áudio
Agora vamos pra parte que interessa à maioria. O áudio deste microfone é surpreendentemente maravilhoso pelo preço, se comparar com o meu microfone p2 genérico que eu possuía antes, este aqui ganha de mil a zero. Entretanto, nem tudo são flores, esse aparelho é extremamente sensível, então se você mora em um ambiente de muito barulho, ele vai captar tudo.
É importante dizer que este pequenino só tem a opção de mudar o volume, pelo menos no Windows, não sei quanto aos outros sistemas operacionais, pois não tive a oportunidade de testar. Mas essa simples modificação já ajuda bastante a diminuir o ruído perceptível.
Minha experiência e considerações finais
Bom, na minha experiência realizando livestream e em algumas gravações de teste no Audacity e no Adobe Audition, o microfone não decepciona, se bem ajustado o áudio bate de frente com microfones mais caros (minha opinião, claro). Lembrando também que eu vinha utilizando por anos microfones genéricos com a entrada p2, o que ocasionava muitos ruídos devido à estática, com a entrada USB e, portanto, devido ao áudio digital, o som do Kimu Pro é limpo como a água cristalina de um lago.
Se você tá procurando um microfone USB custo-benefício e não tá afim de gastar mais que R$100 em um, eu recomendo muito este mic, no entanto, tenha noção que ele capta o mínimo barulho que exista no ambiente. Se você se interessou por ele, fica aqui o link: Microfone Kimu Pro
Por hoje é isso, vou ficando por aqui e vejo vocês em um outro post.