Uma possivel duvida com relação a qual distro usar

bom dia todos meus caros amigos. estou com uma duvida que talvez seja crucial para o meu desenvolvimento no mundo linux. como dito no post anterior, estou usando no meu nitro um “dual boot” com o zorin. gostei muito da distro e achei ela “facil” de se usar. porem acho que ele não é a distro ideal para ficar pra sempre. então gostaria de ver com voces uma distro que eu possa instalar e ficar de vez que eu consiga fazer oque faço no windows que eu consegui com exito e sem nenhum problema fazer no zorin.

Meu notebook é um nitro 5 i5 11400h, GTX 1650 e 16gb ram.

nao tenho nenhum problema com formatação entao pra min nao tem problema eu ficar trocando de os.

Obs 1: estou comecando a fazer um curso de programação em python.

Fala meu Caro, Foi picado pelo bichinho do distro hopping??

Não sei por qual motivo você achou que ela não é pra ficar, mas bem, não tem nenhuma disto que seja melhor com aquela que você se acostuma/gosta, então ninguém vai ter uma indicação certa pra você além de você descobrir.

Vou detalhar a minha jornada, não sei se ajuda, mas veja como ela não é exata

Eu comecei no Ubuntu, 16.04 o fim do Unity, e na epoca não gostei do gnome, andei pelo Kubuntu com KDE, mas também não gostei. Passei depois para o Arch Linux, mas não gostei da dificuldade diaria que ele me causava, eu não sabia configurar tudo que eu precisava.

Fui para o Linux Mint, fiquei por muito tempo, adorava o Cinammon, mas com o passar do tempo quis me aventurar em outras distros, passei para o ZorinOS e depois para o POP!_OS, otimos sistemas e não tinha problemas.

Destas distros meu unico problema era um bichonho que tenho de querer receber sempre as novidades dos sistemas que uso, e as distros LTS demoram pra chegar atualizações, então resolvi voltar para o Arch, agora com mais conhecimento consegui deixar meu Sistema da forma que eu precisava.

Eu não recomendo ninguém usar Arch, só se você sofrer do mesmo mal que eu. Mas descubra o por que você não gosta do ZorinOS, pra poder escolher outra distro, mas te garanto que ZorionOS é certamente uma distro ideal pra ter no PC,

O Zorin vai te atender muito bem, principalmente no item mais problemático da sua máquina, o gráfico híbrido. Distribuições base Ubuntu lidam bem com a questão dos gráficos híbridos. Essa família de distribuições vai te atender tranquilamente. Um Linux mint, ou o próprio Ubuntu e seus flavors.

Salve, @Lucasq0108

Eu fiz “tri-boot”, enquanto precisei do Windows:

• 1 - Windows
  • 2 - Kubuntu
  • 3 - para experimentar Mint, Debian etc.

Isso, para não ficar trocando / pulando de uma distro para outra – pois eu precisava dominar pelo menos 1 distro, para poder eliminar o Windows. – Investi no Kubuntu, que mantive por uns 10 anos… até me sentir 100% confortável com alguma(s) outra(s) distro(s).

Deletar e instalar outra, é uma “quebra” – você fica “sem 1 Linux” que possa confiar, enquanto não configurar e dominar outra distro.

Depois que eliminei o Windows, aproveitei o espaço para manter 4 distros – Kubuntu, Debian, Mint KDE, e KDE Neon. – Acabei me sentindo à vontade com KDE Neon e Mint KDE, por terem a mesma base do Kubuntu (Buntu LTS).

Debian foi a última que consegui me sentir 100% à vontade.

Depois, comecei a me sentir à vontade com openSUSE Leap, e outras distros não-Debian.

Só deletei o Kubuntu, 10 anos depois. – Era sempre uma “garantia”, caso eu não conseguisse fazer tudo que precisava, com alguma outra distro.

De uns anos para cá, o Arch se tornou minha “distro principal” – que uso 99% do tempo, para tudo que preciso. – Este ano, mudei para o Artix, que é “um Arch sem SystemD”.

Mas também me sinto à vontade com openSUSE, Mageia, MX Linux (Debian stable), Debian Testing – e até com o Fedora, que usei durante 1 semana inteira, na virada do mês.

obrigado pelo seu comentario meu amigo e agradeço por compartilhar sua trajetoria nesse mundo. eu coloquei uma VM no meu windows justamento pra testar tanto o mint, tanto o zorin. e to mexendo neles aos poucos.

obrigado pela sua resposta amigo. eu tenho uma VM no meu windows justamente pra continuar testando tanto o mint tanto o zorin como “cobaias e experimentos”

obrigado pelo seu comentario e por dividir um pouco da sua trajetoria. acho que o motivo de eu nao querer ficar é muito sem sentido ate pq nao tenho experiencia nenhuma com relação ao mundo linux e outras distros. entao acho que seria mais pra ver como outras distros funcionam… mas mesmo assim obrigado

Boa tarde, amigo. Essa questão de melhor distro é algo de caráter muito subjetivo. Eu estou no mundo Linux desde 1999 é sempre me identifiquei mais e melhor com o Debian, pelo fato de ser a distribuição com maior disponibilidade de softwares e pacotes, assim como a extrema e absoluta estabilidade oferecida pelos devs do Debian.

Atualmente, utilizo o Bazzite 44 Nvidia com Gnome, pois não existem os softwares da Asus (asusctl e rog control center) que gerenciam meu TUF A15 para Debian.

Confesso que o Bazzite nunca foi minha escolha perfeita, mas testei todas as distros possíveis e o Bazzite foi a mais estável, apesar de já ter quebrado do nada uma vez.

Como se trata de uma distro Atômica/Imutável, é preciso aprender como fazer certas coisas nela, mas isso é bem fácil, pois tratar-se apenas de como digitar as linhas de comando para instalar, configurar e gerenciar pelo terminal, pois como sou jurássico, acostumei a fazer tudo no terminal! :t_rex:

Em minha humilde opinião, considero o Debian sempre como a melhor escolha desde que instale o kernel Linux mais novo disponível pelo repositório ports.

Outra distribuição muito boa de se usar é o Linux Mint 22.3 Cinnamon pois é extremamente amigável e tudo feito por meio do próprio DE.

Uma terceira opção poderia ser o Cachy OS, todavia, essa distribuição requer uma familiaridade maior com o mundo Linux assim como com a família do Arch Linux.

Espero ter te ajudado! Qualquer coisa, basta me responder que te ajudo no que puder! Um abraço.

Recomendaria o debian testing ou fedora, ambos com kde.

Tri-boot ? e eu a pensar que só existia dual boot :joy:

vc precisa pensar 2 vezes… ou 3 vezes… ou mais!

O céu é o limite.

Falando por mim, uma pessoa que também tem um Nitro 5 11400h com uma GTX 1650, a melhor distro que rodou pra mim foi o Cachy OS.

Essa distro caiu como uma luva no meu Nitro, inclusive resolvendo um problema que sempre tive com a GPU híbrida, pois como sabe o Nitro tem a GTX mas também tem a Intel integrada. Tudo já pré-configurado, otimizado, pronto para ter o melhor dos dois mundos, a estabilidade do Arch e a potência em jogos muito próxima à experiência do Windows.

Isso é falácia da petição de princípio uma contradição lógica. Você primeiro afirma que ela é muito boa e depois diz que ela não é pra ficar pra sempre, não faz o menor sentido.

Além disso, você parte de uma falsa premissa que usuários “avançados” devem partir para distribuições consideradas mais “underground’s”.

Então te digo, se te atendeu e você gostou, não tem pra que mudar, o que você ganha mudando de distro tem que compensar muito pelo tempo que você perderá formatando.

Assista isso:

Perca mais tempo estudando seu python do que tentando achar a “distro ideal”.