Uma possivel duvida com relação a qual distro usar

bom dia todos meus caros amigos. estou com uma duvida que talvez seja crucial para o meu desenvolvimento no mundo linux. como dito no post anterior, estou usando no meu nitro um “dual boot” com o zorin. gostei muito da distro e achei ela “facil” de se usar. porem acho que ele não é a distro ideal para ficar pra sempre. então gostaria de ver com voces uma distro que eu possa instalar e ficar de vez que eu consiga fazer oque faço no windows que eu consegui com exito e sem nenhum problema fazer no zorin.

Meu notebook é um nitro 5 i5 11400h, GTX 1650 e 16gb ram.

nao tenho nenhum problema com formatação entao pra min nao tem problema eu ficar trocando de os.

Obs 1: estou comecando a fazer um curso de programação em python.

Fala meu Caro, Foi picado pelo bichinho do distro hopping??

Não sei por qual motivo você achou que ela não é pra ficar, mas bem, não tem nenhuma disto que seja melhor com aquela que você se acostuma/gosta, então ninguém vai ter uma indicação certa pra você além de você descobrir.

Vou detalhar a minha jornada, não sei se ajuda, mas veja como ela não é exata

Eu comecei no Ubuntu, 16.04 o fim do Unity, e na epoca não gostei do gnome, andei pelo Kubuntu com KDE, mas também não gostei. Passei depois para o Arch Linux, mas não gostei da dificuldade diaria que ele me causava, eu não sabia configurar tudo que eu precisava.

Fui para o Linux Mint, fiquei por muito tempo, adorava o Cinammon, mas com o passar do tempo quis me aventurar em outras distros, passei para o ZorinOS e depois para o POP!_OS, otimos sistemas e não tinha problemas.

Destas distros meu unico problema era um bichonho que tenho de querer receber sempre as novidades dos sistemas que uso, e as distros LTS demoram pra chegar atualizações, então resolvi voltar para o Arch, agora com mais conhecimento consegui deixar meu Sistema da forma que eu precisava.

Eu não recomendo ninguém usar Arch, só se você sofrer do mesmo mal que eu. Mas descubra o por que você não gosta do ZorinOS, pra poder escolher outra distro, mas te garanto que ZorionOS é certamente uma distro ideal pra ter no PC,

O Zorin vai te atender muito bem, principalmente no item mais problemático da sua máquina, o gráfico híbrido. Distribuições base Ubuntu lidam bem com a questão dos gráficos híbridos. Essa família de distribuições vai te atender tranquilamente. Um Linux mint, ou o próprio Ubuntu e seus flavors.

Salve, @Lucasq0108

Eu fiz “tri-boot”, enquanto precisei do Windows:

• 1 - Windows
  • 2 - Kubuntu
  • 3 - para experimentar Mint, Debian etc.

Isso, para não ficar trocando / pulando de uma distro para outra – pois eu precisava dominar pelo menos 1 distro, para poder eliminar o Windows. – Investi no Kubuntu, que mantive por uns 10 anos… até me sentir 100% confortável com alguma(s) outra(s) distro(s).

Deletar e instalar outra, é uma “quebra” – você fica “sem 1 Linux” que possa confiar, enquanto não configurar e dominar outra distro.

Depois que eliminei o Windows, aproveitei o espaço para manter 4 distros – Kubuntu, Debian, Mint KDE, e KDE Neon. – Acabei me sentindo à vontade com KDE Neon e Mint KDE, por terem a mesma base do Kubuntu (Buntu LTS).

Debian foi a última que consegui me sentir 100% à vontade.

Depois, comecei a me sentir à vontade com openSUSE Leap, e outras distros não-Debian.

Só deletei o Kubuntu, 10 anos depois. – Era sempre uma “garantia”, caso eu não conseguisse fazer tudo que precisava, com alguma outra distro.

De uns anos para cá, o Arch se tornou minha “distro principal” – que uso 99% do tempo, para tudo que preciso. – Este ano, mudei para o Artix, que é “um Arch sem SystemD”.

Mas também me sinto à vontade com openSUSE, Mageia, MX Linux (Debian stable), Debian Testing – e até com o Fedora, que usei durante 1 semana inteira, na virada do mês.

obrigado pelo seu comentario meu amigo e agradeço por compartilhar sua trajetoria nesse mundo. eu coloquei uma VM no meu windows justamento pra testar tanto o mint, tanto o zorin. e to mexendo neles aos poucos.

obrigado pela sua resposta amigo. eu tenho uma VM no meu windows justamente pra continuar testando tanto o mint tanto o zorin como “cobaias e experimentos”

obrigado pelo seu comentario e por dividir um pouco da sua trajetoria. acho que o motivo de eu nao querer ficar é muito sem sentido ate pq nao tenho experiencia nenhuma com relação ao mundo linux e outras distros. entao acho que seria mais pra ver como outras distros funcionam… mas mesmo assim obrigado

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

Boa tarde, amigo. Essa questão de melhor distro é algo de caráter muito subjetivo. Eu estou no mundo Linux desde 1999 é sempre me identifiquei mais e melhor com o Debian, pelo fato de ser a distribuição com maior disponibilidade de softwares e pacotes, assim como a extrema e absoluta estabilidade oferecida pelos devs do Debian.

Atualmente, utilizo o Bazzite 44 Nvidia com Gnome, pois não existem os softwares da Asus (asusctl e rog control center) que gerenciam meu TUF A15 para Debian.

Confesso que o Bazzite nunca foi minha escolha perfeita, mas testei todas as distros possíveis e o Bazzite foi a mais estável, apesar de já ter quebrado do nada uma vez.

Como se trata de uma distro Atômica/Imutável, é preciso aprender como fazer certas coisas nela, mas isso é bem fácil, pois tratar-se apenas de como digitar as linhas de comando para instalar, configurar e gerenciar pelo terminal, pois como sou jurássico, acostumei a fazer tudo no terminal! :t_rex:

Em minha humilde opinião, considero o Debian sempre como a melhor escolha desde que instale o kernel Linux mais novo disponível pelo repositório ports.

Outra distribuição muito boa de se usar é o Linux Mint 22.3 Cinnamon pois é extremamente amigável e tudo feito por meio do próprio DE.

Uma terceira opção poderia ser o Cachy OS, todavia, essa distribuição requer uma familiaridade maior com o mundo Linux assim como com a família do Arch Linux.

Espero ter te ajudado! Qualquer coisa, basta me responder que te ajudo no que puder! Um abraço.

Recomendaria o debian testing ou fedora, ambos com kde.