Uma passada no Windows depois de 4 anos - Não tá tão ruim quanto pensam

Eu abandonei o Windows no ano passado, acho que foi em Setembro ou algo do tipo, fiquei usando por um tempo em Dual Boot com Manjaro, mas outro bug com o sistema de atualização sugando toda a banda de internet me fez deletar a partição e nunca mais voltar a utilizar ele.

Bom o windows em geral e bem estavel desde que o usuario que esta preparando a maquina saiba realmente oq esta fazendo kkkkkkk, mas pode se tornar uma coisa ruim com programas de terceiros ou ate a propria fabricante, eu sou usuario há 12 anos… desde o XP atualizando em diante e sinceramente todos os problemas que eu tive durante o tempo foram culpa minha… No win10 q e por muitos considerado o mais “bugado” por leigos pra mim se tornou o lançamento mais futuristico da microsoft com a ajuda da canonical kkkkk, mas quanto a intenção dos fabricantes e desenvolvedores e simplesmente fuder o software pra girar o mercado em geral… um exemplo e agora com os SSDs kkkkk
Eu não tenho maquina da NASA pra variar(IPMG31 com 3.0GB RAM Pentium E5200 e 3 HDDs de diferentes espaços) Mas enquanto a maioria não parar de ferrar o sistema não vai ter nada de positivo ali

Eu acho ótimo usaria na boa. Tenho máximo respeito pelo windows

1 curtida

ta mas, usou por quanto tempo? viu como o sistema de arquivos trata seu HD com NTFS? diziam que ele agora estava auto desfragmentando ocupando muito o HD/CPU… e a política de atualizações de segurança/sistema/apps? ainda demora/te obriga/ te irrita? como fica o desempenho depois de um bom tempo usando e muitos apps instalados/removidos do sistema? virus/spywares…é seguro sem usar um antivirus sugando teus recursos? é seguro um usuário comum usar sem saber destas coisas todas?
O sistema de telemetria continua o mesmo? como pode garantir privacidade para quem o quer? ainda vem com o “assistente pessoal” perturbando e tirando do foco? popup’s aleatórios de servicos além de propaganda em seus apps ainda continuam?

que bom que não deu tela azul em seu hardware…mas e os outro milhões de hardwares no mercado? (pergunta retórica) rsrs

algumas perguntas que me vem a cabeça…

4 curtidas

Para mim, em termos de interface o Windows 10 é bem funcional.

Meu problema com ele é que eu otimizava tudo bonitinho e ele funcionava bem… temporariamente. À medida que as semanas iam passando, ele apresentava congelamentos e aquele tal de “Disco 100%”. Minha gota d’água com o Windows 10 foi quando, do nada, ele criou usuários temporários (cópias dos meus usuários normais) e deu um sumiço em todos os meus arquivos. E não teve reza brava ou tutorial que resolvesse esses problemas.
Isso é muito chato para um usuário comum que só quer utilizar o sistema sem muitas dores de cabeça.
O que me fez optar pelo Linux ao invés de W10 foi justamente a estabilidade e, no caso de problemas, uma resolução efetiva dos problemas graças aos tutoriais encontrados na internet.
Bugs são comuns a todo tipo de sistema operacional; o problema é quando essas incoscistências do sistema não tem resolução a não ser uma formatação do zero. Haja paciência.

3 curtidas

Esse bug do HD em 100% é o que me impede de usar mais vezes. Sempre deixo a minha máquina desligada e eventualmente necessito de acesso rápido, quando estou em casa, sendo que demora uns 8 minutos para sair do 100% e ficar aceitável a utilização. Quando é algo que tenho que fazer no Win, ligo o pc e vou fazer outra coisa, para dar tempo, caso necessito de qualquer coisa que não dependa dele, qualquer distribuição me satisfaz.

Semana passada formatei com uma iso nova, baixei pelo utilitário da microsoft e formatei do zero, pois me falaram que haviam corrigido o bug dos 100%. Só se o problema for meu micro, porque ainda tenho que esperar quase 10 minutos para poder usar o pc. Não acho o sistema ruim, só isso que me incomoda mesmo.

2 curtidas

@thespation aqui no meu notebook quando ele entrava no Disco 100% ele não saía mais, somente reiniciando o sistema, o que tornava o uso inviável.
Realmente é um bom sistema, mas com esses detalhes fica difícil usar.

1 curtida

Bom eu disse que é abaixo pra emuladores (android e IOS) e não pro Windows, acho que você interpreto totalmente errado ou nem chego a ler tudo xD
Agora se você fala que com essas configs ai você roda de boa o Windows 10 com Android Studio e mais um emulador aberto junto ai eu duvido muito kkk

Tenho um hardware bem antigo, então não dá para ter uma boa experiência com o Win10.

Se eu comprar uma fonte melhor, um processador compatível e uma placa de vídeo antiga dá para conseguir rodar até emulador de ps1 no Win 10.

Em termos de produtividade, ficou um pouco abaixo do Win 8.1, que pra mim é o melhor Windows para produtividade e acessar a internet, já que foi o S.O que tive menos travamentos.

O grande problema do Win 10 é a adaptação dele ao hardware. Se você tiver sorte de ele gostar do seu hardware, a chance de você encontrar problemas de desempenho é bem menor. Aqui em casa tem um pc com hardware muito semelhante ao que o @starbdecember citou e o desempenho é bem ruim. Deixei ele com Win 7 mesmo, enquanto tiver update para os programas que o pessoal aqui usa, vai ficar com o Win 7 mesmo.

Outro ponto que poucas pessoas levam em consideração. Desde o lançamento do Win 10 a Microsoft trabalha sempre pensando em hardware mais moderno. Já vi pc com configuração ruim e SSD e o Win 10 rodava liso. O Win 10 foi feito para rodar em SSD, simples. A Microsoft tá c**** e andando para quem ainda tá com hd mecânico.

Mas, falar que o Win é um lixo completo e que só dá problema é, no mínimo, bobeira. Milhares de máquinas de produção mundo afora usam o Win e não tem tanta reclamação. Digo, proporcional ao número de usuários. Muita gente gente também vai no google ou no youtube e sai copiando qualquer dica, tutorial etc. para “melhorar” o desempenho do Win ou fazer ele ser mais leve etc. Mas, muitas vezes, nem sabem o que estão fazendo. Normalmente, se desabilitar as frescuras gráficas e mexer em algumas coisas que sobem com o sistema, já dá uma melhorada razoável. Porém, milagre não existe, e, de fato, Win foi feito para rodar em hardware mais moderno mesmo.

Acho que muitas vezes se critica demais sem tanto conhecimento de causa. O Win tem problemas? Sim, e muitos! Tem o problema de telemetria? Tem sim. A Canonical inclusive já teve problema com coisas nessa sentido. Vem sim. A galera mete o pau nesse tipo de coisa, porém usa Android e não fala nada. A gente tem um celular no bolso que sabe até a cor da nossa cueca e muita gente faz vista grossa só porque é linux, ou, acredito, na maioria absoluta das vezes, nem pensa nisso.

Enfim, para não escrever um testamento (já que não vou conseguir expressar tudo que penso de forma breve), acredito que a comunidade ficou em loop num tema antigo, dos anos 90 e começo dos anos 2000. E, se usa linux e gosta de linux, como eu, use e seja feliz. Alias, para quem trabalha na manutenção, redes, servidores etc. é até infantiloide esse tipo de discussão. Visto que a presença do sistema da MS é, na área de manutenção, por exemplo, praticamente absoluta. E em outras áreas também não é tão pequena assim.

Para concluir, de vez, até concordo com o subtítulo do tópico: “não tá tão ruim quanto pensam”.

Não quero defender o Win e criticar os outros, só acho que, muitas das vezes, a gente precisa mais é de coerência e um pouco mais de racionalidade nesse tipo de discussão. Por fim, desisto desse tipo de discussão. É a última vez que participo. Porque acho que não tem muito sentido. :face_with_raised_eyebrow:

5 curtidas

Exatamente! Na maioria das vezes as pessoas que reclamam do Windows saem no Baixaki baixando .exe e reclamam que o SO é vulnerável a vírus, etc etc.

4 curtidas

Além do mais, na própria campanha de divulgação do Windows 10 na TV, nos sites e etc, a Microsoft alertou que o Continuum não rodaria em PC merdª. O Metro (W8.1) ou o Aero2 (W7) rodam muito bem e foram feitos para esse hardware. O problema é o pessoal com um Pentium I de1995 e 1GB RAM querendo rodar o Continuum. É a mesma coisa que tentar rodar o Gnome 3 numa máquina assim.

Sabe os haters? Então…

Existem muitos usuários de Windows que não conhecem Linux e já odeiam. Saem falando M, e pior, sem ao menos ter conhecimento de causa sobre o que eles estão falando. Alguns desses usuários testaram Linux há 1, 2, 4, 5 anos atrás, e pensam que ainda é a mesma coisa.

Todavia, também existe o inverso. Existem muitos usuários de Linux que largaram o Windows há 1, 2, 4, 5 anos atrás, e também pensam que tudo ainda é a mesma coisa. E também existem aqueles usuários Linux que simplesmente o odeiam, e chamam o sistema de “Rwindows” simplesmente por serem do “time do Linux”. :man_facepalming:

Bom, felizmente existem pessoas com a mente aberta, que conseguem ver os pontos positivos e negativos de ambos os lados, sem clubismo e fanatismo. É nesse grupo que eu tento estar.

Eu prefiro utilizar uma distro Linux por várias razões, e realmente acho que Linux é melho que Windows na grande maioria dos aspectos. Ao menos para o meu uso. Mas o Windows também tem qualidades e pontos fortes, por exemplo, hoje em dia acredito que o Windows seja uma plataforma para jogos muito mais completa que o Linux. Outra coisa que gosto muito é a interface do Windows, tanto que estou usando o tema Windows-10 no meu Fedora Cinnamon. (Muitos me chamariam de herege por isso :rofl:).

Por fim, hoje em dia qualquer uma das principais distros Linux me atente muito melhor que o Windows na maioria dos aspectos, por isso uso Linux. Mas também ainda sou um usuário Windows, no qual jogo alguns games que não funcionam ou não tem um desempenho satisfatório no Linux.

Então, viva a diversidade de opções, e que cada um possa ser feliz com o sistema que quiser, e que todos possamos trocar informações e agregar conhecimento juntos aqui no Diolinux Plus! haha

9 curtidas

Olha… to utilizando Linux (Desktop) há alguns anos, e simplesmente continuo utilizando por adorar o ecossistema (Num todo) e praticidade, utilizo LM e UBT em dual-boot no meu pc, e apesar de no ínicio parecer estranho, ao longo dos anos você vai adquirindo o conhecimento, e quando vê já esqueceu o MS Office, já esqueceu o Avast (ESSE DEMORA :frowning: ) e quando o pc inicia ja ta dando uns 3 Ctrl + Alt + T porque esquece que o menu existe e abre tudo pelo Terminal.
Apesar dessa longa e chata explicação (CHAME DO QUE QUISER) vou listar algumas “coisas” que me fazem não voltar para o “Janelão”.
1* Sistema de atualização
2* Consumo exagerado logo de largada
3* Falta de uma Loja de Aplicativos “QUE PRESTE”
4* Falta de um terminal :frowning:

O Windows Terminal foi lançado, com suporte ao Bash.

Não é a mesma coisa.

Uso o windows 10 desde seu lançamento, os únicos problemas que tive nele foi quando a ms soltava alguma atualização bugada, ai não tinha o que fazer.

Tela azul só tive uma esses dias, mas foi porque estava mexendo com undervolt, o sistema deu erro por falta de energia, mas tirando isso nada, bug do HD100, nunca. Meu pc atual é bem antigo, um i7 de 4ª geração, 4770k, uso a onboard dele, 8gb de ram e hd de 1tb.

A versão atual tá bem fluida, suave, lisa. Aqui ele é o sistema principal, linux uso no momento só pra testes e em vm apenas. Realmente o win10 teve umas versões de lascar, mas atualmente ele está muito bom, a v1909 está rodando super bem.

Acho que sou um felizardo, porque a última vez que meu PC viu uma formatação foi em 2016, exatamente quando migrei do Win7 para o Win10 onde na época para aproveitar a tal “promoção de migração gratuita”.

De lá para cá, migrei dentro do próprio sistema para as builds novas e viu até uma mudança drástica de hardware nesse meio tempo (processador, placa e memórias) e tá aqui em pé, exatamente como deixei no último boot após o hardware antigo morrer. O único bug que ocorreu -e que acabou se resolvendo sozinho- foi após a não recomendada remoção dos apps nativos, a loja parou de acessar minha conta e não era possível sincronizar ou adicionar apps novos. Forcei a reinstalação dos apps e ainda assim não funcionava, coincidência ou não, após algum update foi resolvido.

Migrarei para o Linux agora não pelos problemas, até porque mal tive, mas por fins de conhecimento no Linux. Você poder viver ele no dia a dia em seu PC é uma experiência bem diferente do que pode ser vivido em uma VM. Além, claro, por finalidades profissionais.

1 curtida

Mal vejo a hora da minha garantia acabar, para instalar o Linux Mint.
Minha estadia no W10 Foi e está sendo terrível HD100 toda vez q reinicio o Notebook.
Mano serio tô pensando em coloca-lo já.

Você pode criar uma imagem do seu HD atual, salvando em um HD externo, tendo uma cópia de backup, pode formatar quantas vezes quiser.

Caso deseje, pode voltar a imagem e estará como antes. Fiz muito isso usando Acronis e o Redo backup.

1 curtida