Uma nova proposta ao botão “Atividades” do GNOME

Tobias Bernard, desenvolvedor que contribui com o GNOME, comentou que, junto a uma equipe, anda experimentando o comportamento do público sobre o botão “Atividades”, por onde são encontradas todas as aplicações do sistema e percebeu que ele não engaja o público.

Foi observado que o botão dessa forma causa certa confusão, as pessoas não o percebem, ou não imaginam o que poderá ser encontrado por lá. Por algum motivo, ele não gera a impressão de que é ali, onde se clica para encontrar seus aplicativos.

Por isso, está estudando elementos visuais abstratos para substituir o título “Atividades”, que tornem mais óbvia a sua função. O conceito que estão testando, envolve um indicador dinâmico da área de trabalho e pode ser baixado no formato de extensão GNOME.

13 curtidas

Eu já ia postar sobre isso :sweat_smile: também foi mostrado conceitos do posição das notificações, calendário e até menu de pesquisa.

Gnome_activities

|

Fonte: GUADEC 2023 - Day 1, track 1 ( 4:46:00 )

6 curtidas

Sensacional! Vem muita coisa bacana por aí. :slight_smile:

Medidas como a supressão do texto “Atividades” estão em total sintonia com a filosofia minimalista do GNOME, e a adição do elemento de visualização das múltiplas áreas de trabalho foi genial.

5 curtidas

O Gnome tem ficado cada dia mais bonito e simples, como é de sua filosofia, ser mais minimalista e simplório; as mudanças propostas me agradaram a primeira vista. Apesar de ser user do KDE o padrão do Gnome hoje está mais bonito que o PLASMA 5. Por exemplo no KDE temos as “atividades”, mas sinceramente nunca usei, visto que para mim ativar as áreas de trabalho me parece mais eficiente, ou simples.

O GNOME Shell claramente precisa de um indicador de desktops mas isso definitivamente não é uma uma boa forma de fazer isso, Atividades não funciona porque o botão não faz isso, você não gerencia atividades por lá não existem atividades nesse contexto, a forma como o Pop OS faz é mais interessante: “Visão geral” ou “Espaços de trabalho” com alto relevo vai refletir melhor, o botão atividade não possui nenhum indicador de que é algo clicável, por que clicar em algo que não parece ser clicável?

1 curtida

Graças a Deus que o maluco que pensou nisso não é político. Com essa sabedoria desbalanceada daria pra roubar muito.
Achei genial.

Gosto da sua ideia. Quando eu era iniciante no Linux, demorei séculos para descobrir que o ATIVIDADES faz alguma coisa porque nada indica que ele é clicável.

1 curtida

Eu uso e acho uma sacada genial.

??? que especifico

Estou testando aqui, minha primeira impressão foi tipo “woooooooow que legal!” kkkk

2 curtidas

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Novo layout para a extensão Atividades do Gnome

eu também kk , adorei o conceito testando numa maquina virtual.

Eu to testando na minha de produção mesmo, como é só uma extensão é de boas kkkk

2 curtidas