Eu gostaria de saber se existe em pleno final de 2024 uma distro leve que funcione em um Positivo Premium r450p com SiS Mirage 3 Graphics.
esse foi o unico que consegui comprar.
tentei lubuntu e peppermint mas nem iniciaram.
preciso dele apenas para estudar, ebooks e quem sabe alguns videos.
Está travando muito no windows 8.1 pro, imagina no 10.
Faça um teste em live (Execução direto de pen drive, DVD, CD ou cartão de memória), aproveite que eles têm a capacidade de rodarem direto da memória RAM e veja se funcionam.
teoricamente qqr linux booteia pois o driver genérico vesa é padrão. esse driver n dará uma resolução alta mas tem tutoriais pra instalar o driver sis. tente pclinuxOS ou outra qqr derivada do antigo mandrake. na hora do boot no grub às vezes tem uma opção de subir o SO com driver genérico.
Algumas pessoas relatam que funciono com a instalação do driver e outros relatam que não funciono com a instalação do driver, o relato da galera foi no Ubuntu 18.04 e pode ser que não funcione em outros sistemas ou versões do Ubuntu. O lado bom para vc é que o suporte estendido(somente correções de vulnerabilidade) do Ubuntu 18.04 vai ate abril de 2028, então vc ainda vai ter 3 anos de suporte estendido e mais alguns meses.
Eu acho que vc não tem outra opção sem ser tentar, já fez backup da sua maquina? vc tem a ISO para formatar? porque se der pau, e não tiver solução, vc terá que formatar e restaurar backup.
Vamos lá, acessando está pagina do VivaOLinux vc encontrará o tutorial para instalar o driver SIS para o Ubuntu 18.04, vai lá e mete o pau e seja feliz.
Eu sei que 3 anos não é muito tempo, mas é o tempo que vc tem para trocar de maquina.
@TiagoCardoso Eu estava vendo os comentários, e os usuários do script dos comentários alguns deles relatam que não funciono, outros relatos tmb dizem que a compilação está quebrada em versões do Ubuntu acima do 18.04, então ele vai ter que usar o Ubuntu 18.04 com o suporte estendido do Ubuntu-Pro, e ele vai ter um prazo de somente 3 anos e 4 meses para trocar de maquina, e é a opção que ele tem é essa.
E se ele for usar o Ubuntu 18.04 não compensa ele compilar, porque já tem os binários x64 disponível no VivaOLinux.