Uma distro Diolinux: um sonho possível ou uma ilusão utópica?

Gente, eu tava pensando aqui né: poxa vida, o pessoal do Diolinux fala tanto de linux e OSs, por que não poderia ter uma distro feita por eles feat. a comunidade aqui do fórum? Acho uma ideia até bem plausível, mas enfim… vale do gosto dos caras :sweat_smile:

6 curtidas

Bem, o Dio já fez isso há uns 10 anos eu acho… Mas não deu continuidade porque necesita muitos equipamentos para deixar as atualizações disponíveis a todos.

E outra coisa, eu sonhei uma vez que o Estado tinha entrado em contato com o Dio, Código Fonte TV, Slackjeff e Manual do Mundo para criar e divulgar um sistema linux educacional, pois a ideia era que o Brasil pararia de se vender na internet como país da ciência e iria mostrar de fato… Pena que tudo foi só um sonho digno de filme.

1 curtida

O Diolinux OS existe (ou existiu) e em um vídeo do canal ele fala sobre o projeto. Basicamente, manter uma distro demanda muito conhecimento aprofundado sobre o assunto e muito, muito tempo disponível. Não é tão simples assim se quiser criar algo que seja realmente relevante no meio de tantos projetos e soluções interessantes do mundo Linux.

Enfim, segue o vídeo para ver a explicação do Dio sobre o assunto e como era o Diolinux OS:

4 curtidas

Olá @EduSe7en42, tudo bem contigo?

Falando por mim, eu já tive minha cota de remasters e frankendistros usando o LFS, mesmo que nunca tenha distribuído isso de nenhuma maneira. Esses projetos nasceram em uma época onde eu tinha bem mais tempo disponível e uma certa imaturidade em relação a como funcionam projetos deste tipo.

Hoje, creio que posso ser mais útil ajudando a divulgar e apoiando de outras maneiras projetos que já estão estalecidos. Se envolver com projetos te ajuda a conhecer pessoas interessantes e apoiando da forma que te for possível, pode acabar fazendo com que você consiga até mesmo influenciar que algumas coisas que você gosta sejam incorporadas.

Admiro muito quem abraça essa empreitada de criar uma distro. Não é um trabalho fácil.
Aliás, muitas vezes é bem ingrato.

Por fim, hoje temos tantas distros disponíveis que tenho até uma certa dificuldade em imaginar algo que poderia ser adicionado em uma “nova distro” que já não possa ser alcançado atualmente.

:vulcan_salute:

8 curtidas

Acho que ele quer dizer um config files bootavel, o @Dio sempre faz vídeos de análise e as distribuições sempre tem o que melhorar, ele quer saber (imagino eu) como seria essa distro com esses pontos melhorados, como seria o Pop com um Calamares por exemplo

Concordo que sempre existem pontos de melhora. O que ocorre é que na minha visão atual, prefiro colaborar com os projetos que já existem para melhorar o que for possível upstream, ao invés de criar uma distro nova para implementar essas coisas “à parte”.

P.s.: só para deixar claro, estou falando da minha opinião e ela não representa a opinião de outras pessoas.

:vulcan_salute:

1 curtida

Acho que a maioria que entra no mundo Linux já pensou em fazer sua própria distro, Dio já fez no passado como já foi dito, o problema que isso demanda muito tempo, esforço e dedicação para manter uma distribuição. O ideal seria contribuir com um projeto já existente que esteja alinhado com suas ideias e princípios caso tenha alguma noção de programação, Linux, divulgação/marketing ou talvez até financeiramente.

A não quer se você queira entender como Linux funciona por debaixo dos panos, tentar fazer uma Distro pode ser uma forma de angariar conhecimento.

2 curtidas

as perguntas q vc deve fazer: para que eles fariam uma distro linux? o que ela teria de diferente que não seja suprido por uma que já exista?

o motivo do kurumin deixar de existir foi exatamente o de fazer o que outras distros já estavam fazendo, como montagem automática de disquetes (para quem nõ sabe o que é: Disquete – Wikipédia, a enciclopédia livre).

a esse negócio de distro consome tempo, é complexo e creio que o foco seja outro…

Já tem várias.

@Natanael.755 e eu já trabalhamos com isso, sendo que inclusive, na semana passada, foram entregues 25 computadores doados por 1 hospital aqui de Ctba.
Parceria entre Lions Clube, Sucesu e TigerOS.

Infelizmente, apesar de todo avanço de nosso trabalho, nunca somos mencionados em vídeos de recomendações, nem nada.

14 curtidas

Cara, então vcs estão precisando de ajuda de alguém que seja um comunicólogo: publicitários e jornalista. Faz o seguinte, a cidade onde vc mora tem jornal de bairro? Se tiver, me manda tudo que vc fez nesse evento, eu escrevo a matéria, e vc leva pro jornal publicar/divulgar.

3 curtidas

Eu acho que é mais viável contribuir para projetos já existentes, já que o trabalho é grande e uma distro linux não teria nada absurdamente inovador.

Agora se fosse para construir algo realmente novo, acho que valeria a pena (mas muito difícil, convenhamos). Meu projeto utópico seria um sistema bem diferente, baseado em módulos e não necessariamente em apps, com a possibilidade de criar interfaces sob demanda. Porque minha angústia digital sempre recaiu sobre duas coisas: a primeira é a eterna necessidade de ter que usar vários softwares para concluir uma única tarefa, pois, mesmo os softwares tendo um amontoado de opções, parece que sempre falta algo; e a segunda é a sensação de que nada se integra a nada. É tudo funcionalmente e esteticamente muito diferente.

Essa mudança de app para app, gera muita distração. Sem contar na sobrecarga mental que temos hj em dia com tantos logins, apps diferentes, informações, mensagens e notificações.

Então, no meu sistema utópico, você teria “apps” já de fábrica, para o uso básico, mas para uso mais personalizado, teria uma lojinha de módulos que você poderia adicionar - ou retirar - funções nesses aplicativos pré-existentes ou criar um do zero, contendo apenas as funções que lhes são necessárias no momento.

O quanto isso seria possível? Não faço ideia kkkk

Um projeto que não é igual ao que eu tenho em mente, mas lembra um pouco é o mercuryos.com

Outra coisa que meu sistema teria, seria um sistema de criação de Rotinas e Protocolos, similar ao que existe em alguns smartphones da Samsung.

5 curtidas

Se bem me lembro, o @Natanael.755 tem algo no estilo

2 curtidas

:wave:t2:

A idéia seria legal, uma distro com o jeito Diolinux e sua comunidade. Por exemplo, tópicos com perguntas como a comunidade gostaria de ver o “DiOS”, versões, flavors, etc, mas é algo que demanda tempo e mão de obra, como já citado aqui:

Eu já montei “distros particulares” usando o Arch e o Gentoo, mas foi num período difícil de minha vida onde eu tinha 24 horas de “falsa liberdade”… Usava montar, desmontar, refazer, formas diferentes de usar computador e isso me confortava. Tinha períodos que eu ficava 2 dias acordado direto focado na distro particular que eu estava montando. Eu passava os dias mais investindo tempo na minha distro do que fazendo outras coisas, ou seja, demandava muito tempo para montar a distro apenas para mim, agora imagina montar, manter e atualizar sempre para uma comunidade, nação, mundo, com centenas de milhões de dispositivos, programas diferentes, entre outras coisas…

Então seria legal uma distro Diolinux seria mas, melhor investir o tempo em distros já estabelecidas, como o Tiger OS por exemplo, uma distro nacional que está presente aqui na comunidade.

:vulcan_salute:t2:

Bom, pra não floodar vou responder todo mundo de uma vez:

Talvez eu esteja me expressando mal, se for me desculpe, mas eu não estava me referindo a um fork (imagino que seja isso que o “à parte” signifique) mas algo assim só que inicializável

Exatamente

É uma ajuda e muito manda pro @Daigo o @Dio poderia fazer uma review

Isso resume bem um trabalho que eu to fazendo desde 2014 mas meu TDA sempre me faz querer resetar tudo

Bem possível na real, inclusive eu to fazendo, dessa vez não vou refazer do zero mais

Como seria isso?

Bom, conhecendo um pouco os gostos do Dio, acho que seria uma distro com o Cosmic, visto que ele é um usuário do Pop!_OS;

Para atender os anseios da comunidade que é entusiasta em sua maioria, eu tentaria sair da base Ubuntu, e ir pra uma base Arch; algo na facilidade de um Manjaro.

Então seria assim:
Diolinux OS
Interface: Cosmic
Based: Arch

Mas como lido acima nos demais comentários, hoje isso seria meio que não viável por uma série de motivos. Mas porque não pensar que o Dio e sua equipe por exemplo não pudesse desenvolver o Ubuntu Cosmic e tentar alçá-lo a categoria de flavor oficial? Talvez manter um Ubuntu Cosmic fosse interessante como projeto.

Essa abordagem tem vários impecilhos e inclusive, pode gerar conflito com a distro base. Como já vimos diversas vezes, os usuários podem e vão reportar bugs da nossa customização na distro base e gerar todo tipo de atrito.

Outro ponto é que, na hipótese de termos uma distro “nossa” haveria um efeito rebote enorme em qualquer opinião que emitirmos sobre outros projetos. Isso já acontece hoje e seria potencializado enormemente.

Para encerrar, ter mais essa responsabilidade não é algo que eu almeje atualmente.

:vulcan_salute:

Oh, legal. Mostra aí pra gente quando puder.
Não resete seu projeto rs. Uma vez li uma dica que disseram ser do Stephen King: veja a sua obra como um diamante bruto que só depois você vai lapidar. Faça várias versões lapidadas, tantas quanto necessário, mas primeiro é necessário concluir a primeira versão bruta/“mal feita”. Se você não desligar o senso de perfeccionismo, vc fica refazendo a obra sem antes terminar e, no fim, não conclui nada.

A Samsung criou uma função onde você pode criar suas próprias rotinas diárias. Exemplo: eu criei uma que quando eu chegava no meu trabalho (ele identificava a localização), ele automaticamente colocava meu celular no silencioso, conectava-se à internet da empresa, liberava toque de chamadas somente advindas de contatos pré-selecionados e deixava dois aplicativos específicos na tela de bloqueio para acesso rápido. Assim que essa rotina terminava (quando eu saia da empresa) ele automaticamente reconfigurava meu celular para o padrão (tirava do silencioso, conectava na rede da minha casa, liberava todas as chamadas, mudava os app de acesso rápido da tela de bloqueio, etc).

Outra rotina é de processamento de email: quando eu aciono essa rotina, meu celular ativa a sincronização automática, abre um timer de 15 minutos e abre meu app de email. Isso tudo com um clique só. Para terminar a rotina eu clico nesse rotina novamente e ele para.

Enfim, dá pra criar um monte de rotinas que podem se iniciar tanto automaticamente (vc define um local, contexto ou horário) ou manualmente.

Aqui alguns exemplos. Mas dá pra fazer bem mais que isso.

1 curtida

so quero se o som das notificaçoes for o dio falando “olha aqui!!”

e se o wallpaper padrao for um rosto gigante do dio te olhando intensamente

olhaí. o diolinux n precisa fazer distro linux. já tem o tigerOS. :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida