Uma distribuição feita para crianças - Conheça o Fedora SOAS - Diolinux
Conheça o Fedora SOAS, uma spin voltada para a educação infantil que utiliza a “sugar learning platform” como interface.
O sugar está em fase de protótipo ainda por mais que á tenha sido usado como produto final, ele não está pronto:
Uma interface nada intuitiva
O Fedora SOAS possui alguns pontos positivos, como sua segurança e o recurso de diário escolar, ao menos para mim o principal contra é sua interface.
Sim, eu sei que a SOAS pretende fugir do tradicional visual Windows ou Mac, porém, isso acaba sendo pouco intuitivo para diversos usuários, sejam eles crianças, alunos e até mesmo professores.
Ao apresentar algumas imagens do sistema para alguns amigos, professores, secretários e alunos, muitos não sabiam me dizer o que era cada elemento na interface. Isso nos levaria de volta ao velho mito do “Linux é ruim” por conta de apresentar uma interface diferente.
Isso não tem absolutamente nada a ver com o layout, ou modo de funcionamento do Sugar, pelo contrário, a interface Sugar é extremamente simples:
- Clica no ícone do programa
- Faz o que tem que fazer
- Fecha
O equivalente metafora do desktop:
- Duplo clique no ícone
- Faz o que tem que fazer
- Arquivo->Salvar
- Procura uma pasta
- Da o nome
- Clica em salvar
O grande problema no sugar é usar ícones que não são tão intuitivos o Workflow e o layout são incrivelmente simples e intuitivos
Na minha opinião é um total desperdício de tempo desenvolver uma interface totalmente diferente das outras apenas para crianças, compensa muito mais usar um Gnome e a criança desde cedo já vai aprendendo a usar uma interface relevante.
Me lembro que comecei a mexer no meu primeiro PC aos 8 ou 10 anos de idade num Windows XP, adivinha? eu não sabia simplesmente como desligar… (tive que chamar minha prima pra ajudar no meio da noite) mas isso me ensinou a ir sempre aprendendo a conhecer novas coisas para me virar sozinho, se fosse uma interface nada a ver (para crianças) do que iria adiantar mais tarde quando eu tivesse que usar um windows convencional? enfim, o ideal é mostrar as coisas como elas são para que desde cedo já se aprenda a usar (e querer conhecer coisas novas) foi assim que comecei a usar linux.