Um utilitário para o Scrcpy fácil e conveniente!

Antes de tudo, fiz o uso da IA para muitas partes do código. Minha parte foi revisar, organizar e fazer debugging dele.

Opa! Esse é o meu primeiro post aqui no Diolinux Plus. Criei uma conta aqui só pra compartilhar esse “mini-software” que eu fiz, que alguém com mais experiência em programação com certeza deveria transformar em um software completo, pois é algo bem bacana de usar.

É um utilitário para o Scrcpy, feito com o Bash e o YAD. Uma forma conveniente de não precisar ficar colocando diversos comandos para vários tipos de usos. Ele vem com 4 modos:

• Normal: Executa o Scrcpy nas configurações padrões.
  • Áudio: Recebe apenas o áudio de saída do celular. Uso muito para ouvir música no aplicativo do Youtube Music.
  • Desktop: Transforma o celular em um quase-computador. Uso pra jogar o Minecraft Bedrock de vez em quando, já que meu PC é meio fraco.
  • Microfone: Recebe apenas o áudio de entrada do celular.

A cereja do bolo aí é o modo Desktop. Ao mudar a resolução da tela para a mesma do PC, diminuir o tamanho dos botões, e atribuir os controles de teclado/mouse, dá para entregar uma experiência muito semelhante à de um PC. Os aplicativos até se adaptam à nova resolução de tela!

Também há uma integração com o aplicativo HyperDroid (um launcher para celular que imita o Windows 11) caso ele esteja instalado no celular. Não é um Samsung Dex da vida, mas dá pra enganar bastante.

Link para baixar o script (leia a descrição antes de tentar fazer qualquer coisa): GitHub - 4GdaTim/utilitario-scrcpy: Um pequeno utilitário para Scrcpy feito com Bash e YAD. · GitHub

5 curtidas

Achei muito interessante.

Vou tentar adaptar do YAD para Qt como ambiente gráfico, para o TigerOS.

2 curtidas

Muito legal, parabéns e bem-vindo!

Talvez você curta conhecer esse projeto:

2 curtidas

Tem um projeto em QT bem legal pro scrcpy que eu recomendo bastante também.

1 curtida

Achei interessante, principalmente o app drawer que ele tem, só que infelizmente ele faz uso do comando --new-display do Scrcpy, e esse comando não funciona bem no meu celular, ele é bugado. O launcher que a Xiaomi usa não tem um bom suporte à displays extras. Até por isso no meu script eu fiz meio que uma gambiarra pra fazer o display ficar na resolução do monitor no modo desktop, usando adb shell wm size (RESOLUÇÃO).

Seria até legal se o dev por trás do Scrcpy implementasse uma opção que permitisse isso de mudar a resolução do celular também, já que é algo que dá pra fazer com o próprio ADB.

Mas voltando pras GUIs, elas se diferem um pouco do que eu tentei fazer aqui já que o que elas fazem é apenas trazer os argumentos do Scrcpy em uma interface gráfica. Eu fiz esse script porque tive alguns casos em que precisei usar comandos extras além do Scrcpy, mais espeficamente os modos desktop e microfone.

E também porque eu queria algo que eu aperto no máximo 3 botões e já tá funcionando, sem precisar configurar nada.

1 curtida