Pesquisa da Gartner, empresa que realiza pesquisas, consultorias, eventos e prospecções sobre o mercado de TI, revela que cerca de 30% dos projetos de IA generativa serão abandonados até o final de 2025.
Muitas empresas estão lutando para encontrar valor em seus investimentos em IA generativa e os altos custos de implementação, que podem variar de US$ 5 milhões a US$ 20 milhões, são um fator significativo que pressiona as organizações.
Além disso, dificuldade em medir o retorno sobre o investimento (ROI) e a falta de controles adequados de risco e dados contribuirão para o fracasso desses projetos.
Em contrapartida, novos projetos open source oferecem alternativas viáveis para explorar a inteligência artificial, sem os altos custos associados a soluções proprietárias.
Projetos como TensorFlow, PyTorch e Hugging Face são ferramentas poderosas que permitem aos desenvolvedores criar e implementar modelos de IA de forma mais acessível. Elas não só reduzem os custos iniciais, como oferecem liberdade e uma comunidade ativa para suporte e desenvolvimento contínuo, representando uma saída estratégica.
Adotando tecnologias open source, as organizações podem experimentar e desenvolver suas capacidades em IA sem os riscos financeiros elevados às soluções comerciais.
Isso não só mitiga o abandono de projetos, como fomenta uma cultura de inovação e aprendizado contínuo, no campo da inteligência artificial.
Taí mais uma situação que mostra ser inviável contar com “trabalho colaborativo de final de semana”.