Um substituto ao comando dd

Então galera eu tava querendo clonar minha partição com BigLinux btrfs para outra partição eu normalmente usaria o comando DD, o problema é que minha partição com o BigLinux tem 97 gib e 85 ocupados enquanto a outra partição tem 90 gib no total e no caso ela esta vazia então esse é o espaço livre tambem.

E se voce entende um pouco sobre o comando DD ja deve percebe na hora que isso vai da um erro de espaço insuficiente porque o dd vai copiar bit a bit e minha outra partição precisaria ter no minimo os 97gib mesmo que só 85 fossem usados de verdade.

Então eu queria uma alternativa pra isso, pode ser programa, comando, ou mesmo alguma opção do dd.

E o motivo de eu usar dd é que ao fazer uma copia bit a bit eu tenho a copia exata então eu posso literalmente inicializar aparti dela e tals então eu não quero só “copiar os arquivos” eu quero ter uma partição inicializavel e esse processo não precisa ser direto tbm se vcs conhecerem algum programa que gera uma iso ou sei la e essa iso remonta todo seu sistema tbm serve

Não tem nada de muito especial nas cópias “byte-por-byte”. Para fazer esse tipo de migração, basta criar uma partição com o mesmo sistema de arquivos, com as mesmas flags ¹ e apontar o bootloader para ela. De bônus o disco ainda é “desfragmentado”.

Já fiz várias migrações/reinstalações, inclusive entre distribuições diferentes e sem LiveCD, usando somente o rsync (artigo da ArchWiki), que é uma solução do tipo “copiar arquivos”.

¹em algumas ferramentas, como o gparted, isso é uma coluna própria; em outras, como o CFDisk, isso vem casado com o sistema de arquivos e ambos juntos configuram o “tipo” de partição.

2 curtidas

use o RSYNC

tente esses parametros, monte as duas partições e sync os arquivos que não tem erro

rsync -vrlpPta /origem/ /destino/

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.