Quando eu gosto de uma música ou álbum, costumo baixar uma versão com qualidade melhor. Ademais, fico no YouTube Music, onde dá pra conhecer ou relembrar bastante coisa.
Eu queria muito era saber onde dá pra ouvir ou conseguir músicas em formato FLACC ou qualquer outro que não seja mp3, nem que seja pra puxar um PCM mesmo!
Alguém pode dar uma ajuda??
Tem algum lugar em que dá pra ouvir no formato original?
Acho que não, gosto mais da UX do YT Music, sempre consigo o que quero ou algo agradável rapidamente. Em alguns casos a qualidade de áudio do Spotfy é melhor.
Como streaming eu uso o Qobuz… qualidade excelente, inclusive com arquivos flac, 24bits/192kHz(max).
Eu prefiro fazer a equalização no pré-amplificador e/ou equalizador fisico, usar o som do micro o mais flat possivel, ou então usar um dac externo de qualidade.
Para usar via software/hardware no micro e ter alta qualidade, teria que usar uma excelente placa de audio com seu software.
Uso streaming de alta qualidade, flac hifi, ligação optica direto pra som hifi.
Deezer premium que tem qualidade de cd via web (melhor que yt no melhor opus) e no Prime Music Unlimited uso o app de Win via bottles.
Mas a qualidade maior uso direto no FireTV 4k na saída digital da tv pro hifi.
Fora isso, busco sempre fontes que de alguma forma vieram de origens de alta qualidade, mesmo no yt procuro o que veio a partir de um flac hires apesar do downgrade padrão do yt num opis que é bem bom na compreensão mais branda em 4k60.
Eu uso o Deezer HiFi, tanto no app quanto em navegadores eles entregam a qualidade FLAC e qualquer computador processa o sem ocasionar perdas. Vi que tem uma página no ArchWiki sobre áudio profissional e é o meu próximo projeto deixar meu linux devidamente ajustado nesse quesito. Assim que tiver minhas conclusões volto aqui com mais info.
A titulo de curiosidade sobre qualidade dos streams, segue uma tabela que encontrei nesse artigo do CanalTech:
Serviço de streaming Formatos Qualidade máxima de streaming
--------------------- ----------------------- -----------------------------
Apple Music AAC, ALAC 192 kHz a 24-bit
Amazon Music HD FLAC 192 kHz a 24-bit
Deezer FLAC 44,1 kHz a 16-bit
Tidal AAC, ALAC, FLAC, MAQ 192 kHz a 24-bit
Spotify Ainda não divulgados Ainda não divulgada
Uma coisa que descobri sem querer, querendo é placa de som faz uma enorme diferença.
Tenho um Notebook Dell, já usei os mais variados fones de ouvidos, nunca gastei caro nos fones, mas sempre busco o melhor custo/beneficio.
O dia que percebi a diferença que a placa de som faz, foi quando resolvi por algum motivo colocar meu Headset na saida p2 da minha Alexa, foi um choque perceber a diferença
Eu não me considero “audiófilo”, mas, um tempo atrás, dei uma leve pesquisada sobre o assunto e tenho preferido que minhas músicas usem o codec e formato OPUS, que inclusive é open source
E, claro, não é possível alcançar uma boa qualidade de som sem um dispositivo à altura, por isso comprei um bom fone TWS, o QCY T13 ANC, ao qual recomendo.
Tem muita gente usa sites que simplesmente transformam um mp3 num flac, na realidade vc tá pegando algo ruim e capado (mp3) e fazendo ficar mais pesado e continuar sendo ruim. O melhor seria obter o arquivo puro em flac.
Não, é inferior. O Spotify em qualidade máxima tem a bitrate de áudio de 320kbps utilizando Ogg/Vorbis; o YT Music em qualidade máxima tem a bitrate de áudio de 256kbps usando Acc.
Ou seja, tanto a bitrrate de áudio quanto o codec utilizado pelo YT são inferiores; dito isso, ambos os serviços de streaming só vingam pelo catálogo, porque em termos de qualidade são os piores uma vez que são os únicos populares a não oferecer áudio em qualidade HI-FI.
No aplicativo nativo tanto para PC quanto para celular, além da bitrate máxima subir para 320kbps eles utilizam Ogg/Vorbis (Codec Open Source a propósito).
O primeiro serviço que vi oferecer HiFi foi o Tidal.
No pc uso uma behringer um2 como interface de som e um par da edifier 100017 BT. Fones de ouvido uso um ezx pro (monitor de palco) no cabo ou um thinkpad da lenovo (BT). Ouço principalmente pelo Spotify (ohhhhh que vergonha), Bandcamp e soundcloud. No Spotify deixo o autogain ligado (mais uma heresia), mas a forma como ouvimos musica hoje é diferente de 40 e 50 anos atrás, então, safoda os puristas.
Sobre formatos, acho muito preciosismo o flac, vindo de uma fonte boa, flac ou um formato de compressão com alto bitrate a maioria das pessoas não consegue identificar a diferença.
Ouvir o que o músico gravou mesmo, somente no vinil, que lá vc ouve a onda sonora que foi captada pela fita na hora da gravação. Ainda sim tem perda.
Mais do que o formato que vc está ouvindo, vale muito mais um dispositivo bom para ouvir (sistema stereo, fone de ouvido, etc.) e uma boa fonte.