O GNOME 42 chegou com um novo aplicativo de terminal, o GNOME Console.
Truque kkkk da pra mudar o tema para hacker (o famoso verde e preto) pelo dconf-editor e caso queira mudar a fonte só vai rolar se você modificar a fonte monoespacada do sistema.
O fedora ainda não o instala por padrão, (está no repositório como gnome-console) creio que por ser beta ainda mesmo no gitlab, ah é válido lembrar que o nome do executável ainda é “kgx” não sei se em uma próxima versão isso vai ser modificado, mas é só para caso alguem queira executá-lo como terminal padrão nas configurações dos atalhos (Super+T é um bom atalho pois você só precisa de uma mão ehehehe)
O gnome-console não vai substituir o gnome-terminal.
A minimal terminal for GNOME
Console is supposed to be a simple terminal emulator for the average user to carry out simple cli tasks and aims to be a ‘core’ app for GNOME/Phosh
We are not however trying to replace GNOME Terminal/Tilix, these advanced tools are great for developers and administrators, rather Console aims to serve the casual linux user who rarely needs a terminal
O Console é o novo programa padrão do ambiente GNOME, então, o Terminal (antigo) não vai deixar de existir, mas foi substituído no ambiente. O mesmo vale para o Gedit e Gnome Text Editor.
FATO: no GNOME OS essa substituição já está valendo faz algum tempo.
No Arch estes dois aplicativos ainda estão no AUR.
Não sei quando serão colocados no repositório oficial.
Sabe se está previsto a inclusão de transparência no gnome-console?
Pois ele nem tem janela de configuração.
No momento uso o tilix.