Olá, pessoal ^^. Esse problema me atrapalha há semanas. O problema em si é: não consigo realizar uma formatação no meu computador (já fiz isso antes)
Nitro 5-AN515, Ryzen 7 4000 series, 16gb RAM
IMPORTANTE) Drives: 1SSD 512gb, 1SSD 256GB, 1HDD 1TB (dados somente)
O plano era: Windows em um SSD, e Mint em outro SSD.
O que aconteceu: Linux mint funcionando ok, mas windows (que existia originalmente no pc) sem ser reconhecido pela BIOS.
Entenda, os arquivos do windows podem ser todos acessados no linux pelo gerenciador de arquivos, mas a BIOS não reconhece que ele existe.
O que eu tentei fazer? Formatar todos os drives. Fiz o pendrive bootável do win seguindo inclusive tutorial do diolinux e etc, e quando eu consigo executá-lo, aparece que não existem drives necessários para realizar a instalação, e fica mandando você procurar onde eles estão (aparentemente não existem).
Tem uma peculiaridade que eu nunca vi na minha vida: O Mint só abre se os dois SSDs estiverem conectados (e no slot certo). Me diga como? Se o sistema está instalado apenas em um? (256gb). Se eu iniciar o sistema somente com o ssd do mint, ele fica no grub e não me dá opção de inicialização (ver foto anexa). Se eu iniciar o sistema somente com o ssd que tinha windows ele diz que não existe drive bootável conectado no computador.
Aí pra complicar, depois de tentar vários malabarismos, se eu conectar um pendrive com a ISO e tentar acessar a BIOS ele fica em algum tipo de loop (acho eu), permanentemente parado na tela escrito ACER.
Resumindo: Eu não sei nem pra onde vou, só sei que já fiz todos os backups necessários para aquele HDD de 1TB, e infelizmente não consigo formatar os outros dois drives. Alguém tem uma luz de pelo menos o que eu posso tentar?