Um desafio! Nem formatar o computador eu tô conseguindo

Olá, pessoal ^^. Esse problema me atrapalha há semanas. O problema em si é: não consigo realizar uma formatação no meu computador (já fiz isso antes)

Nitro 5-AN515, Ryzen 7 4000 series, 16gb RAM

IMPORTANTE) Drives: 1SSD 512gb, 1SSD 256GB, 1HDD 1TB (dados somente)

O plano era: Windows em um SSD, e Mint em outro SSD.

O que aconteceu: Linux mint funcionando ok, mas windows (que existia originalmente no pc) sem ser reconhecido pela BIOS.
Entenda, os arquivos do windows podem ser todos acessados no linux pelo gerenciador de arquivos, mas a BIOS não reconhece que ele existe.

O que eu tentei fazer? Formatar todos os drives. Fiz o pendrive bootável do win seguindo inclusive tutorial do diolinux e etc, e quando eu consigo executá-lo, aparece que não existem drives necessários para realizar a instalação, e fica mandando você procurar onde eles estão (aparentemente não existem).

Tem uma peculiaridade que eu nunca vi na minha vida: O Mint só abre se os dois SSDs estiverem conectados (e no slot certo). Me diga como? Se o sistema está instalado apenas em um? (256gb). Se eu iniciar o sistema somente com o ssd do mint, ele fica no grub e não me dá opção de inicialização (ver foto anexa). Se eu iniciar o sistema somente com o ssd que tinha windows ele diz que não existe drive bootável conectado no computador.

Aí pra complicar, depois de tentar vários malabarismos, se eu conectar um pendrive com a ISO e tentar acessar a BIOS ele fica em algum tipo de loop (acho eu), permanentemente parado na tela escrito ACER.

Resumindo: Eu não sei nem pra onde vou, só sei que já fiz todos os backups necessários para aquele HDD de 1TB, e infelizmente não consigo formatar os outros dois drives. Alguém tem uma luz de pelo menos o que eu posso tentar?

Esse problema é comum quando a gente já tem o Linux e instala o Windows.

Até tem como resolver, mas eu não lembro de cabeça então vou te dar o caminho de preguiçoso.
Primeiro Instala o Windows, e depois o Linux, normalmente resolve.

O problema, como foi descrito, é que agora não é possível nem formatar usando ISO, e como o único sistema que eu tenho disponível é o Mint funcionando, é a única maneira de eu instalar um SO

Eu creio que o bootloader foi instalado em um disco e o sistema no outro, pq não sei dizer.

O que você pode fazer é:

• Cria um pendrive bootavel com o live do gparted ou o live de alguma distro(se ela não vier com o gparted vc pode instalar normal);
  • Já que fez backup dos seus dados, desativa esse HDD de 1Tb;
  • Faz boot nesse pendrive, abra o gparted e zere as tabelas de partição dos dois SSDs:
    • Seleciona o dispositivo no canto direito depois vem aqui: [ATENÇÃO isso vai apagar todo e qualquer dado do drive]
      gpart
  • Agora, em separado, desativa um SSD, instala o Windows no outro, depois desativa esse do Windows e instala o Mint no outro;
  • Reativa o HDD e o SSD do Windows;
  • Dê boot pelo mint e atulalize o grub para ele encontrar o windows.

Eu faria isso, chato, mas deve resolver.
Se sua placa-mãe não tem opção de desativar porta sata, desconecta na mão mesmo :sweat_smile:

3 curtidas

A volta do “Local do gerenciador de inicialização” parte II kkkkkkk

1 curtida

Nas próximas semanas vou me programar para fazer isso, e retorno aqui com o feedback. Muito obrigado!

@help Na hora da instalação do mint, ele não pede em qual ssd ele vai colocar o grub? E se ele colocar no SSD do windows?

1 curtida

Se ele fizer o particionamento manual sim, mas aí já tá tarde para fazer mais gambiarra. Melhor ele refazer tudo do zero para compreender perfeitamente o setup.

3 curtidas

:wave:t2:

Eu tentaria o seguinte, modo seguro digamos assim.

Ao formatar, deixe só um SSD; o outro SSD e o HDD ficam desconectados, fora da placa-mãe. Então, instale um sistema operacional neste SSD. Depois de pronto, desligue o PC, desconecte este SSD com o sistema e conecte o outro SSD vazio para instalar o outro sistema operacional. Daí, depois de pronto, conecte todos os SSDs e HDDs e, no BIOS, escolha qual será o principal.

Acredito que deste jeito dará certo, mas pode ter um pequeno detalhe… Talvez para escolher qual sistema operacional iniciar, terá de ser via BIOS ou apertando uma tecla ao ligar o computador (às vezes F2, F10, Enter… depende do computador) para escolher qual bootar.

Eu prefiro assim, gosto particular, desde que uso Linux (2008), do que ficar bagunçando com o GRUB ou outros bootloaders :sweat_smile: :joy:.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Vou considerar isso. Estou esperando um pendrive que comprei chegar pra iniciar as formatações. A sua orientação é válida, como a do colega acima. Vou trazer o feedback assim que conseguir realizar. Obrigado ^^

1 curtida

A sua ideia é viável, exceto numa coisa.
Se você tiver o linux instalado em qualquer SSD ou HD separado, dentro do sistema ele vai fazer aquelas atualizações de seus programas e com certeza sempre vem um novo “firmware” do kernel para baixar e aí rapaz… não tem jeito, depois de instalado ele vai atualizar o “ProbeOS” com “sudo update-grub2” automaticamente.

Nota: Realmente não tem pra onde correr.

1 curtida

Atualização aqui do que deu certo. Antes de tudo muito obrigado, a questão do OS em live em um pendrive foi o que me salvou. Eis a sequência de passos que eu segui:

• Certifiquei-me de realizar o backup de todos os arquivos
  • Instalei o MiniOS (versão maximum) em um pendrive
  • Removi todos os ssds e o hdd
  • Verifiquei que o computador reconhecia e rodava o MiniOS e consegui fazer o boot
  • Inseri um SSD e refiz o boot pelo MiniOS
  • Usei o Gparted [que já vem pré-instalado na distro Maximum do MiniOS (importante)]
  • Zerei as tabelas de partição utilizando o padrão GPT (verifiquei compatibilidade da placa mãe antes). Um detalhe é que ele pede senha de root, coisa que ninguém tinha configurado antes e é chato de achar na internet, então se você for usar o MiniOS e precisar dessas senhas que ele pede, é só tentar os nomes do que ele pede ao contrário. A senha do live é evil (live ao contrário), e a senha de root é toor. No caso eu consegui entrar usando evil como senha (isso me tomou uma hora pra descobrir)
  • Uma vez com o disco formatado, desliguei tudo (e usando outro computador, porque eu só tinha um pendrive) e com o ventoy fiz um pendrive bootável de uma ISO que eu tinha baixado previamente do windows 11
  • Após isso consegui prosseguir com a instalação normal do windows 11, e estou escrevendo esse relatório por ele já

Fica minha gratidão aqui à você, help, e toda a comunidade Diolinux que tem construído esse fórum. Usei outros artigos de vocês no processo e posso dizer que isso é uma benção para quem está aprendendo a mexer nessas coisas.

1 curtida

Essa é uma questão que eu estou pensando a respeito. A minha situação atual é:

Consegui dar um jeito de formatar um SSD e agora ele está rodando Windows 11. O outro SSD está removido, e eu penso em instalar o Mint 22 nele. No entanto, tenho medo de quando eu instalar eu incorrer em problemas no Grub de novo. Talvez eu arrisque fazer essa instalação com os outros discos removidos, deve servir.

Você tem 2 ssds e um hdd certo?
primeiramente você instala o windows e um dos ssd e o linux em outro, lembrando que você deve desabilitar o secure boot para permiti a instalação de outro sistema pois na minha opinião esse recurso foi desenvolvido para beneficiar a segurança do windows 11 uma espécie de bloqueio. A minha placa-mãe é uma “asus m578lm plus/usb3” bios legacy, ela tem um recurso parecido com o “secure boot” chamado “IDE/AHCI” que funciona assim: No modo IDE as 6 portas sata ficam habilitadas mas no modo AHCI somente 4 portas sata ficam habilitadas como “Master” e as outras 2 restantes ficam como “Slave IDE” se você instalar o sistema no AHCI beleza mas depois de instalado e voltar para o IDE MODE o sistema não dá boot, é como se ele não existisse.
Recomendo a você instalar o mint 21.2 que ainda tem atualizações até 2027 pois o 22 a galera está tendo problemas com wayland. Em breve vou montar um ryzen 5600X com “Secure Boot OFF DISABLE” e com MBR travado contra GPT

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.