Um ano usando o PeppermintOS

Eu costumo as vezes falar mal do windows mas não resisto ao wine para rodar aplicações do windows kkk

1 curtida

É bom ter uma distro estável pra voltar sempre, eu usei durante quase toda minha vida universitária o Mint, mantinha o Windows 7 em dual boot quando precisava de algo específico e fiquei uns meses no Manjaro também (e umas puladas pro Fedora mas na época era bem zoado no meu notebook), mas o Mint acho que foi o que passei mais anos. Atualmente uso o Ubuntu e o Debian (desde 2019 por aí). Tu fala tanto desse peppermint que qualquer hora vou colocar ele aqui na minha máquina pra ver qualé kkkkkkkk.

Era engraçado pq o pessoal olhava meu notebook e sempre perguntava que versão do Windows eu estava usando que era toda diferente, aí eu tinha que explicar o que era Linux.

2 curtidas

Uma vez o Sr. Dionatan Simioni fez uma review do peppermint e achei engraçado a careta que ele fez no início do vídeo, realmente para a maioria dos usuários linux acham o peppermint muito peculiar que até mesmo o Dionatan disse no vídeo que se surpreendeu com o sistema em alguns benchmark dizendo que “Por essa nem mesmo eu esperava” kkk

1 curtida

Saí do Zorin para o Debian Testing… para mim, está perfeito, até agora.

Vários problemas que eu tinha no Zorin, não tenho no Debian.

3 curtidas

Pior eu que posso mudar de distribuição, mas carrego o i3 onde vou.

Com essa situação do wayland estou ensaiando a migração pro Sway, mas deixar o i3 é bem complicado.

2 curtidas

estou usando o solus OS há 60 dias, com KDE, e estou muito satisfeito. vou botar o solus OS, com gnome, no outro NoBo.

2 curtidas

Eu ja usei algumas distros. PopOS, ubuntu, Elemantary, Mint, Manjaro e por ultimo estava com Zorin. Ja devo ter testado outro mas não me recordo. Tenho preferencia por sistemas baseados em Deb porém eu nunca consigo ficar muito tempo com o linux. Gostaria de não voltar mais pro Windows mas eu gosto de jogar e de ter o sistema pra tudo e quando se fala de jogo, ja enfrentei alguns problemas e não consegui resolver mesmo em comunidades.

Tem alguma sugestão pra me dar, de distro?

1 curtida

Vou ficar no I3 ate o talo.

Não sei se essa informação é verdadeira mas ouvi falar que é possível colocar o KDE Plasma no linux mint.

1 curtida

Isso vai depender de qual propósito você deseja, um exemplo seria dual boot.
Não adianta recomendar uma distro se o usuário não souber exatamente com o que vai trabalhar, eu já fui usuário do windows e agora estou no linux e não sinto mais vontade de usar o windows. Como eu uso o wine para rodar algumas aplicações da microsoft nem preciso me preocupar. Eu não uso o Office pois no linux tem outros programas similares.

A distro que uso talvez não lhe satisfaça por ser xfce e é a minha favorita que para mim faz tudo e mais um pouco e levei muito tempo para dominá-la, ainda estou aprendendo com ela, baseada em Debian.
No meu PC eu tenho a disposição do Fedora, Linux mint e Ubuntu como sistema secundário em dual boot.
Para mim o meu Peppermint é insubstituível.

Isso é muito bom rapaz, essa semana os desenvolvedores do peppermint colocou no blog que estão desenvolvendo a nova versão do mesmo baseado no Debian Trixie e sem contar que também eles estão desenvolvendo o peppermint com base VOID.

4 curtidas

Se você quer usar o Debian, tem o SpiralLinux, que é um Debian já configurado com algumas coisas. E ele tem opções com diversos ambientes.

Porém, como há um monte de opções no mundo Linux, você tem que saber muito bem o que você quer. Talvez, conhecer melhor a si mesmo, possa te ajudar nesse departamento.

2 curtidas

Embora eu já tenha passado pela minha fase de distrohopper compulsivo, atualmente tenho até um certo receio de formatar meu PC.

Na verdade, não apenas o meu PC. Eu costumava brincar muito com customização Android, modificava meu celular, usava custom ROM, colocava tema até na navbar :joy:

Hoje em dia, só de pensar em fazer esse tipo de coisa já me dá preguiça. De ter que configurar tudo que eu uso denovo, entrar em todas as contas, verificar bancos, 2FA, fazer backup de arquivos, instalar um monte de coisa… Simplesmente quero abrir meu laptop e poder usar ele, ou ligar meu celular e fazer o que eu liguei ele pra fazer, sem que o SO fique no meu caminho. Mantenho há ± um ano e meio um dualboot de Fedora e Windows 11, que até migrou de notebook (quando troquei de notebook, apenas transplantei os dois SSDs do antigo para o novo e instalei os drivers no Windows, e tenho usado assim).

No meu celular (S20 FE) tenho usado a stock mesmo, já que ela já é boa o suficiente para o meu uso (fotos, redes sociais e bancos).

E é basicamente isso. Depois de um tempo nessa jornada, você percebe que o SO é nada mais que uma ferramenta que deve servir ao seu propósito. A função do SO é rodar os programas sem te atrapalhar. Por isso, mantenho o Fedora para meu uso diário (acho mais confortável) e o Windows para jogar Valorant, LoL, Fortnite e outros títulos que não rodam no Linux. Funciona bem assim. Eu sempre tenho o que preciso e sempre que quero usar meus dispositivos eletrônicos, eles simplesmente funcionam.

3 curtidas

Exatamente isso que penso. Você deve usar o SO que te atende e que facilita a sua vida.

2 curtidas

No início não é um mar de rosas, você vai ter um pouco de dor de cabeça.
Depois que você instala um sistema primeiramente você terá que conhecer seu sistema, entende-lo e depois programa-lo para aí sim ele facilitar sua vida pois nada vem fácil. Eu sofri com o peppermint no início principalmente com jogos steam pois o mesa driver dele não acessava diretamente dos drivers Vulkan ou seja, para executar os jogos na steam você tinha que forçar para OpenGL caso contrário pode esquecer.

No peppermint eu usava muito esse comando PROTON_USE_WINED3D=1 %command%
Hoje eu não preciso mais desse comando, posso rodar jogos via vulkan diretamente tudo graças a galera Diolinux que me ajudaram. Insisti na minha distro, continuei e não queria desisti dela. Essa semana conheci um programa inédito aqui no diolinux que deixou minha distro mais parruda para jogar meus jogos steam que é o ProtonUP-QT que facilitou a instalação de ProtonGE customizados.

Alguns protons convencionais na steam costumam apresentar aquele efeito de TV fora do ar como esse abaixo.

Mas com esse programinha esse efeito foi corrigido e não aparece mais.

Sem contar que o Debian liberou uma baita atualização que veio na hora certa para o mesa driver que deixou o sistema mais fluido e melhor.
Além de instalar, conhecer e entender a sua distro você deve também entender uma coisa fundamental em sua distro que é Conhecer os limites dela, tendo isso em mente você terá em suas mãos a melhor distro linux que fará tudo o que deseja.

1 curtida

Desde a metade de 2022 venho utilizando o Debian unstable tirando um curto período que utilizei o big linux, pois o hd corrompeu a partição.

~$ sudo dumpe2fs /dev/sda2 | grep created
dumpe2fs 1.47.2 (1-Jan-2025)
Filesystem created:       Thu Dec 21 13:50:14 2023
~$ lsb_release -a
Distributor ID:	Debian
Description:	Debian GNU/Linux trixie/sid
Release:	n/a
Codename:	trixie
2 curtidas

Lamento por isso rapaz, tá sumido kkk
O que seria de nós pobres pinguins sem o Debian ? :rofl: :sunglasses:

1 curtida

apt install plasma-desktop

1 curtida

Peppermint é bom na minha opinião,é só colocar um KDE e GNOME que melhora se eu n gostar do xfce

1 curtida

Então, eu to em processo de transição de profissão. Estou fazendo minha segunda faculdade a qual é Sistemas para Internet. Quero trabalhar na área de cyber segurança e desenvolvimento. Também tenho uso recreativo. Único jogo que eu jogo e gosto pra pc é o No Man’s SKY e ele não tá rodando no Linux, só roda no Windows, isso me irrita. Já entrei em fóruns e nada resolve. Nessa situação eu tentei com Pop OS, Zorin e Fedora. Esse é meu único impasse.

2 curtidas

Eu já tinha ouvido falar desse jogo na época.

De acordo com o protonDB ele recebeu classificação ouro ou seja, ele roda e funciona com algumas modificações.
Utilizando o proton 9.0-4/ proton hotfix/ proton experimental/ proton GE 9-21/22 e proton 9.0-3

Já tentou usar o protonup-qt ?

1 curtida