Fala, gente Tb?
Faz um ano que entrei no mundo Linux, e de lá pra cá muita coisa mudou. Passei de um usuário Windows que mal sabia trocar o wallpaper do sistema para alguém que testou umas 25 distros em um ano. Entre elas, as mais comuns, Debian, Ubuntu, Fedora, Arch, até algumas mais incomuns, como o Nitrux e Alpine (minha distro padrão agora).
E nessa mudança toda de distros, eu fui percebendo que cada sistema é sempre bom em alguma coisa específica, como facilidade, nível de opções e customizações, etc. Nesse tempo, eu também percebi que meus conhecimentos sobre Linux evoluíram. Parei de usar a loja de apps para sempre preferir o terminal. Optei por um bom tempo usar TWM’s com quase só apps de terminal, configurações declarativas por texto e etc.
Minha primeira distro foi o Debian XFCE, que foi bastante acolhedor, mas depois, quando fui testar o Mint, minha curiosidade por outras distros cresceu, e foi assim que comecei a não parar em uma distro só. Sempre mudava, era raro eu ficar uma semana sem mudar de distro.
E o que aprendi com isso?
Aprendi que essa mudança aumentou meus conhecimentos gerais de Linux, mas não permitiu que eu criasse raízes em uma distro só. Então, em 2025, me comprometi a ficar em só uma distro. Foi difícil escolher uma que fosse boa o suficiente, mas foi aí que achei o Alpine, uma distro rápida, simples e focada em ser leve, que foi ótimo pra mim.
Meus conselhos para quem está começando no Linux:
- Se você quer aprender mais sobre o Linux em si, vale sim a pena testar várias distros, já que isso vai te fazer lidar com diferentes problemas e suas resoluções.
- Mas se o seu intuito é usar o Linux apenas como ferramenta, teste algumas distros principais, umas 5 já dá, encontre a que mais gosta, e fique nela.
- Outra coisa é sempre aprender a resolver problemas, desde os simples, como um app não abrindo, até a quebra total da DE ou do sistema inteiro.
No fim, esse ano foi ótimo pra mim, e outro sistema que não seja Linux, pra mim, é impensável. Espero que os iniciantes também sejam teimosos e persistentes como eu fui, para sempre aproveitar o máximo do Linux.
Espero que tenha ajudado, e até mais!