Um Ano de Linux: Aprendizados e Dicas para Iniciantes

Fala, gente Tb?

Faz um ano que entrei no mundo Linux, e de lá pra cá muita coisa mudou. Passei de um usuário Windows que mal sabia trocar o wallpaper do sistema para alguém que testou umas 25 distros em um ano. Entre elas, as mais comuns, Debian, Ubuntu, Fedora, Arch, até algumas mais incomuns, como o Nitrux e Alpine (minha distro padrão agora).

E nessa mudança toda de distros, eu fui percebendo que cada sistema é sempre bom em alguma coisa específica, como facilidade, nível de opções e customizações, etc. Nesse tempo, eu também percebi que meus conhecimentos sobre Linux evoluíram. Parei de usar a loja de apps para sempre preferir o terminal. Optei por um bom tempo usar TWM’s com quase só apps de terminal, configurações declarativas por texto e etc.

Minha primeira distro foi o Debian XFCE, que foi bastante acolhedor, mas depois, quando fui testar o Mint, minha curiosidade por outras distros cresceu, e foi assim que comecei a não parar em uma distro só. Sempre mudava, era raro eu ficar uma semana sem mudar de distro.

E o que aprendi com isso?

Aprendi que essa mudança aumentou meus conhecimentos gerais de Linux, mas não permitiu que eu criasse raízes em uma distro só. Então, em 2025, me comprometi a ficar em só uma distro. Foi difícil escolher uma que fosse boa o suficiente, mas foi aí que achei o Alpine, uma distro rápida, simples e focada em ser leve, que foi ótimo pra mim.

Meus conselhos para quem está começando no Linux:

• Se você quer aprender mais sobre o Linux em si, vale sim a pena testar várias distros, já que isso vai te fazer lidar com diferentes problemas e suas resoluções.
  • Mas se o seu intuito é usar o Linux apenas como ferramenta, teste algumas distros principais, umas 5 já dá, encontre a que mais gosta, e fique nela.
  • Outra coisa é sempre aprender a resolver problemas, desde os simples, como um app não abrindo, até a quebra total da DE ou do sistema inteiro.

No fim, esse ano foi ótimo pra mim, e outro sistema que não seja Linux, pra mim, é impensável. Espero que os iniciantes também sejam teimosos e persistentes como eu fui, para sempre aproveitar o máximo do Linux.

Espero que tenha ajudado, e até mais!

7 curtidas

Boa ! Nunca tinha parado pra pensar em quanto tempo já to usando distros Linux como meu sistema principal.

Fazem alguns anos que uso e, apesar de acumular alguns conhecimentos, caminhei num sentido completamente diferente do seu. Parei o distro hopping no Pop!_OS e, mesmo tendo aprendido a raciocinar um pouquinho em como funcionam esses sistemas para facilitar a solução de problemas, to sempre a espera de soluções que não envolvam uso de terminal como primeira saída.

O que me encanta nesse mundo todo é a facilidade com que quase todo perfil de usuário pode encontrar soluções que lhe apeteçam. Até hoje em dia, pra turma que raciocina primariamente como Windows funciona, as soluções estão evoluíndo.

Muito legal seu aprendizado e ver como duas pessoas que tem conceitos de simplicidade tão diferentes, você se baseando em terminal e eu buscando fugir dele, conseguimos fazer tudo ou a grande maioria das coisas que precisamos.

Essa possibilidade de pluralidade de usos é o que me encanta! É ração pro cérebro.

3 curtidas

Isso mn, cada um faz oq acha melhor, eu simplesmente gosto do terminal e decoro os comandos facilmente, mas tem gente q prefere o meio grafico, acha mais facil de decorar ou algo assim, e facinante como o linux permite usar o pc de tantos jeitos diferentes

1 curtida