Ultrabook Samsung de 2012 só funciona com Elementary OS, mas quero Mint ou Zorin

Tenho um Ultrabook Samsung antigo, Core I5 2467, 4GB de Ram. Na bios, Purchase date 06/01/2012. Consigo instalar o Elementary OS mais recente e funciona bacana, mas gosto mais do Zorin o qual tentei instalar e apesar de inciar o pen drive e realizar todo o processo de instalação, ao concluir o computador não inicia e se tiro o UEFI (na Bios) ele fica reiniciando (sem iniciar o sistema). O mesmo acontece quando instalo o Linux Mint, inclusive a versão XFCE.
Gostaria de enteder o que ocorre. Essas são as principais distros que tentei, mas nenhuma outra funciona.
Consegui tambem concluir a instalação do ChromeOS Flex, mas nesse caso o BlueTooth não funciona e o sistema não atende minhas expectativas. Fyde OS nem inicia o instalador.

1 curtida

vc criou a partição /boot/efi separada, fat32?

1 curtida

fiz o processo de instalação automatico do proprio sistema, apagar disco e instalar

1 curtida

Você criou o instalador (Pendrive Bootavel) pelo Windows ou Linux? Se usou o Rufus, coloca para criar o USB em modo MBR Bios ou Uefi, aumenta a compatibilidade na instalação, se for no Linux ai fico te devendo :sweat_smile:

2 curtidas

Secure boot ativado?

2 curtidas

criei de duas formas Balena e Ruffus, ambos de froma automatica com especificações padrão.

1 curtida

Já tentei habilitado e desabilitado

1 curtida

Parece que é a bios.

Neste caso se existir uma nova bios, só atualizando.

Qual o nome do notebook?

Veja no site do fabricante a último firmware da bios disponível.

2 curtidas

Só falta ser o TPM 2.0 :rofl: :rofl: :rofl:

Cria o pendrive de boot com Ventoy vai que cola !

No linux não tem este problema.

Deve ser bios.

Já tive problema em pc antigo e novo, que no final só atualizando a bios.