Última chance do Ubuntu e Bazaar sem OBS Studio!

Oi, pessoal

Sou antigo no mundo Linux, mas é minha primeira postagem aqui no site. Sou usuário do Ubuntu e estou usando o Ubuntu 24.04 desbostificado pelo script que o Dio nos apresentou.

No final do ano descobri que passei meses sem atualização de alguns apps porque o sistema desabilitou o suporte a flatpaks e ao repositório da Mozilla para o Firefox! Além disso ele tava tentando reinstalar o Firefox em snap e não faço ideia de como isso aconteceu!

Por isso vou dar uma última chance ao Ubuntu 26.04 e manter os snaps quietos com os ícones separados numa pasta e usar flatpaks. Eu não acho a Gnome Software tão otimizada e era o que tinha pra usar, mas quando vi o Bazaar resolvi testar.

Instalei o Ubuntu 26.04 numa máquina virtual e fui testar o Bazaar, mas não deu certo porque ele não finaliza nenhuma instalação. Espero que até o lançamento esteja tudo funcionando.

Fui testar no Ubuntu 24.04 e funciona tudo perfeitamente, então decidi que vou usar o Bazaar mesmo. Instalei vários flatpaks pra acompanhar o uso de espaço em disco e fiquei intrigado com a falta de um app.

Não tem o OBS Studio no Bazaar! Por que não tem, se no Flathub tem? Será que é alguma treta que não tô sabendo?

Senão tem o OBS no bazaar, não seria mais simples instalar o obs manualmente copiando do flathub e abrindo um terminal?

Sobre o firefox snap, tem scripts que refazem o processo e instala ele via deb da prórpia mozilla.

É mais simples e foi assim que instalei o próprio Bazaar e os apps no Ubuntu 26.04, mas a questão é não ter no Bazaar sendo que ele replica o conteúdo do Flathub.

Fiz isso, mas depois de um tempo o Ubuntu desfez!

Pode ser bug ou questão de licença.

Você pode reportar como bug no github do projeto:

Se eu não gosto de como o Ubuntu funciona, tem o Fedora, RHEL, Arch, Debian, Slackware, Alpine e alguns outros.

Executar scripts para modificar a forma como o sistema foi pensado para ser, é um risco que você está aceitando. Também não recomendo as remasterizações do Ubuntu, populares entre os membros de fóruns como este, pois eu sei trocar o papel de parede e não existem garantias de que as modificações realizadas são seguras (algumas remasterizações sequer possuem o código fonte disponível para consulta).

Descobri que o Bazaar não mostrava o OBS Studio porque ele precisa instalar o pacote org.kde.Platform 6.8 que está em fim de vida.

E o Bazaar tem marcado por padrão a opção de ocultar apps em fim de vida e mesmo sendo uma dependência ele oculta o app principal.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.