Acabei de ver um post no blog do Lobo, falando que o Ukui tá migrando pra Qt, mais uma saindo do GTK, isso é bom ao meu ver porque aumenta a competitividade, antes só tinha o Plasma, mas olhe só esse vídeo, ta uma mistura de Plasma com DDE, achei bem polido e bem feito, os caras nem disfarçam que estão copiando o Windows 10, mas é assim mesmo né, a Microsoft também copia demais, agora estão sendo copiados, kkk.
se a money$oft adicionasse blur no windows, ia ficar igualzinho kkkkk
mas não dá pra negar que tá bem bonito
Eu já acho o Windows 10 bonito e pqp achei muito bonito essa interface só não gostei do blur (acho feio em qualquer interface) e do ícone do menu iniciar que sei lá eu prefiro algo mais como o Windows que é mais simples.
Sempre tive a impressão que ter mais ambientes GTK que Qt seria um “fato”, especialmente depois que o Budgie falhou em migrar para o Qt, mas com o LXQt e agora o UKUI adotando isso, parece que eu estava enganado.
Desenvolver em QT é ridiculamente fácil, as ferramentas fornecidas para isso são maravilhosas, além de que é uma ótima tecnologia.
A tendência é que DEs sem reação com Gnome, migrem pra Qt GTK éum saco pra desenvolver coisas do gênero, a cada não versão eles mudam toda a API sem fornecer algo equivalente
Não falhou, vão reescrever do mesmo jeito, só que pra GTK 4
Então, no Qt isso já aconteceu também, claro que é bem mais raro né, mas acho que isso Qt3 pro Qt4 teve isso, ai tiveram que reescrever tudo no KD4, mas depois pro Qt5 não teve esse problema, e ainda tem dúvida sobre o Qt6, tomara que não tenha isso de novo né.
Mas mesmo assim, a gente tá falando de um dos maiores frameworks do mundo né cara, quando isso acontece, tem uma documentação mostrando o que mudou, com Qt vc consegue fazer coisas pra tudo quanto é plataforma e dispositivo, ninguém usa Qt à toa, Qt é simplesmente fantástico, essa é a verdade, kkk
Essa DE tem futuro (demais) ao meu ver, espero que continue melhorando.
Na verdade, dentro do Kit de desenvolvimento Qt vem um script que faz toda a migração pra você
Foi por outro motivo, o KDE 4 introdiziu o conceito de Shell (plasma), antes a interface KDE era descentralizada, tem a questão da KDE Lib (que era unificada e foi dividida, várias coisinhas que levaram a reescrever o KDE
Não sei se ainda é o caso, mas quando anunciaram o Qt6, me lembro que o plano era manter a compatibilidade com código fonte para Qt5 o máximo possível e tacar o ■■■■-se com a compatibilidade com binários.
Gostei… Vou aguardar o desenrolar do desenvolvimento.