UKUI 3.1: Quais as novidades?

De todas as oito flavours do Ubuntu, uma que vem ganhando destaque principalmente por seu visual é o Ubuntu Kylin. A distro que possui o foco voltado ao mercado Chinês possui um visual e utilização bastante inspirados no Windows 10 e Linux Deepin 20.

A interface UKUI teve uma grande atualização, que movimentou bastante a comunidade Linux por volta do lançamento do Ubuntu Kylin 20.04 com interface UKUI 3.0. A interface chega agora em sua versão 3.1 que deve ser lançada com o Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla.

O UKUI 3.1 será desenvolvido sobre as bases que foram estabelecidas na versão 3.0 “Preview”, chegando com correções de bugs, melhorias no desempenho e usabilidade e é claro, mudanças no design!

Mudanças no Visual do UKUI 3.1

Como dito acima, o UKUI é bastante parecido com o Windows, mas nessa versão ele está “abandonando” esse visual e ficando um pouco mais parecido com o MacOS, porém trazendo uma usabilidade de dispositivos móveis.

Peony: O navegador de arquivos do UKUI

O Peony passou por algumas mudanças, deixando de se parecer com o gerenciador de arquivos do Windows e se aproximando de um navegador de arquivos pensado para dispositivos móveis, trazendo uma interface mais clean.

A barra de guias do aplicativo agora fica na parte superior, e a barra de navegação abaixo dela. Para aproveitar o espaço, temos uma barra de navegação lateral que ocupa quase todo esse espaço.

Particularmente, eu acho o novo Peony bastante parecido com o Finder do Mac OS, e não vai ser somente essa referência que teremos ao sistema da maçã.

A nova barra de tarefas

Diferente da versão 3.0 do UKUI, a barra de tarefas não está mais alinhada à borda na tela como no Windows, mas segue o efeito “flutuante” do novo Linux Deepin e MacOS Big Sur. Essas alterações embora pareçam simples, trazem alguns benefícios, como o fato do usuário poder redimensionar a barra de tarefas e arrastá-la para outras bordas da tela.

ukui-3.1-dock-resize

O centro de notificações também recebeu algumas melhorias, utilizando uma coluna de altura total, com ações rápidas para Wi-Fi, bluetooth, brilho e muito mais. Esse novo centro de notificações lembra bastante o do Chrome OS e o do Windows 10.

O UKUI 3.1 também ganhou melhorias no Dark Mode que agora está funcionando de forma agradável em todo o sistema.

Você já conhecia o Ubuntu Kylin? O que achou dessas novidades? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

4 curtidas

Gostei muito, está parecido com o DDE anterior.

1 curtida

Sim, a barra deles me pareceu melhor que a do Deepin atual inclusive…

1 curtida

É o “DNA” chinês para o design de softwares.

1 curtida

Será que vai se tornar mais popular agora (tanto a distro, quanto o DE)?

Por ser de origem chinesa, muitas pessoas ficam com um pé atrás…
E algumas traduções não saíram, tornando mais difícil usar o UKUI por enquanto…

1 curtida