Ubuntu Unity: uma análise livre de nostalgia

Testamos o Ubuntu Unity para saber se ainda é uma versão competente do sistema da Canonical. Será que ainda vale a pena utilizar como distro principal?

3 curtidas

Eu usava Ubuntu quando ele deixou de usar o Gnome 2 para usar o Unity. A primeira vista a cheio-o muito bonito perto do que era o Gnome 2, mas em compensação era meio pesado. Achei ruim no começo, mas depois me acostumei.

Quando a Canonical resolveu descontinua-lo e usar o Gnome 3, eu já estava usando o Linux MInt, que descobri graças ao canal Diolinux.

3 curtidas

Possa ser que daqui a alguns anos alguém veja o Cosmic (só pra citar um em potencial) e diga: “Ah, ali é o Pop_OS! “

Por mais que tenham haters a Canonical, o mais próximo de um competidor com o Windows, que tivemos foi o Ubuntu. Ubuntu que era conhecido como Ubuntu, não como Linux; qualquer um que via as cores, o layout padrão do Unity e a diposição do Menu, sabia que era o Ubuntu.

Pra muitos, ter um sistema que não necessariamente era associado a Linux, era ruim pro Linux Desktop, mas na minha opinião não! Não me importa se novos usuários usem o Zorin OS achando que o Zorin é outra coisa, ou que usem o Pop_OS! sem saber que é uma distribuição Linux…O mesmo vale pro SteamOS, que só sabem que é Linux, porque a própria Valve faz questão de dizer e rotular. Aliás, o SteamOS tem prazer de dizer que é o Linux para Jogos; enquanto muitas distros “hypadas” não trazem essa informação ou querem desassociar-se do termo “Linux”.

Eu usei o Unity, torci muito pelo Unity 8…

4 curtidas

Uma vez falei aqui e houve quem discordou de mim kkk. Estamos numa bolha (usuários Linux) e noutra bolha que está dentro da bolha maior (seguidores do Diolinux).

Se o Dio usasse KDE, teria bem mais usuários KDE aqui no fórum… por exemplo, se o entusiasmo dele com o Pop_OS! fosse com o TuxedoOS, encheria de usuários do Tuxedo kk. E não tem nada de errrado, influenciadores são pra influenciarem… E muita gente saiu do Windows pra testar uma distro A ou B porque viu alguém citar, alguém testar, alguém falar bem… Não estou dizendo que as pessoas são “influenciáveis”, quero só dizer que distros como o Linux Mint e agora o Pop_OS! tem bem mais relevância nesta comunidade (bolha) que em outras.

Se vc segue canais que usam Fedora, é natural que vc use Fedora e similares… apenas isso.

1 curtida

@Tosca16, é porque eu só conhecia o Ubuntu, e só lia dois blogs que eram especializados nele: O Ubuntu dicas e o português Ubunted.

Encentrei um vídeo do Dio falando sobre Linux Mint, resolvi testar, e acabei gostando, era mais leve que o Ubuntu com Unity.

Acho que foi esse:

3 curtidas

O Unity era uma ótima interface gráfica para os tempos em que os programas ainda possuíam menus tradicionais e não haviam essas barra de títulos que possibilitem incluir ações (CSD).

Naquela época, o Unity oferecia foco no aplicativo e um excelente aproveitamento de espaço na tela. Hoje, embora ainda esteja vivo através do desenvolvimento comunitário, não faz mais sentido. Programas não casam mais com essa interface, tudo fica muito esquisito e o aproveitamento de espaço na tela não existe mais.

1 curtida

Eu usava muito Unity na época, não porque eu gostava, mas por acreditar que era o melhor por ser o principal.

Eu não me lembro como eu usava o Unity, se eu usava de forma correta ou não, forma correta me refiro a forma como deve ser usado, sem ferramentas de terceiros, mas meu uso ocasionava muitos relatórios de erros, as vezes problemas com compiz, então a lembrança que tenho sobre Unity é de um ambiente desktop que possuia um ótimo conceito, mas que não funcionou como deveria.

Apesar de eu não gostar do GNOME e estas coisas sobre CSD que me parece ser relacionado a barra de título… ainda me parece ser uma experiência bem melhor do que Unity, não me refiro ao conceito, pois Unity realmente oferecia mais aproveitamento de tela, o que me refiro é GNOME ser um ambiente desktop entregar uma experiência sólida ao usuário, sem entregar relatórios de erros, estas coisas.

O ponto forte do Unity era o HUD e as Scopes, menu global é melhoria de ux

é um raciocínio que serve pro MATE, window maker e tantas outras por aí, desde os anos 2000

Quando comecei a usar linux, o Unity já tinha sido abandonado pela Canonical, mas eu cheguei a usar o Ubuntu 16.04 LTS lá em 2019 e posteriormente o Ubuntu Unity.
Em minha visão o Unity ficou bem datado, muita coisa evoluiu desde que o Gnome voltou a ser padrão do Ubuntu.