Ubuntu travando na instalação

Já tenho o Ubuntu 20.04 instalado no meu notebook, mas quero refazer a instalação e não consigo porque o processo simplesmente trava quando eu estou no boot pelo pendrive e vou realizar os processos de configuração.

Eu estava tentando com um pendrive mais antigo que foi o mesmo que eu usei para instalar o Ubuntu anteriormente, então troquei o pendrive por um em melhor estado e mais novinho, porém o problema persistiu.

Eu estava usando a ISO do Ubuntu 20.04, achei então que poderia ser algum problema com o processo de instalação dessa ISO, então peguei a ISO da versão anterior (ainda tinha nos arquivos da última instalação), a 19.10, mas os travamentos persistiram.

O travamento ocorre em partes aleatórias da instalação. Pode ser na própria área de trabalho, na opção de escolher o teclado, na opção de configurar as partições… Tudo o que me restava fazer era forçar o desligamento porque nada mais respondia além do mouse.

Alguém sabe o que pode ser?

Amigo, esses dias eu tentei instalar o Linux mint e tive problemas parecidos.
Vou te dar as dicas que me ajudaram.
Deixe desconectado da internet o seu notebook na hora da instalação.
E preste muita atenção na hora de particionar o HD, crie uma partição uefi.
Foi isso que fiz e me ajudou, espero que seja útil.
Abraço…

Eu tentei fazer isso que você sugeriu, mas não resolveu.
Na hora de escolher o modo de iniciar no pen drive, tem a opção de iniciar como “safe graphics”. Escolhi essa opção só pra ver no que dava e funcionou. Sem travamentos!

Bom dia!
Uso o linux ubuntu 18.04, tentei atualizar para o 20. Acontece uma instabilidade na rede e aborta a atualização. Gostaria de saber onde baixar o sistema para um dvd, e se mesmo instalando com o dvd terei problemas na instalação devido a instabilidade na rede.
Grata!

Bem vinda ao fórum @Rosi !
A ISO do Ubuntu pode ser baixada aqui: Download Ubuntu Desktop | Download | Ubuntu
Para fazer o CD bootável, basta inseri-lo no computador e depois carregar na ISO e escolher “Gravar no CD”

Espero ter ajudado :wink: :smiley: :ok_hand:

@Rosi, instalando pelo DVD/Pendrive não é necessário ter a rede/internet habilitada. Porém, eu não lembro se aparece a opção para atualizar o sistema a partir da imagem de um novo. Acho que tem apenas a opção de reinstalar. Mas não custa tentar. Infelizmente eu não tenho o 18.04 instalado pra testar daqui.

Bom dia!
Pelo cd e pendrive é opcional ter a internet. No meu caso específico, eu estou instalando direto pelo terminal e solicita. E no final aborta a instalação devido a conexão com a internet. Isto nunca aconteceu antes. É algo novo para mim.
Muito obrigada!
Rosivalda