Boa noite gente, sou nova por aqui, achei o tópico pelo qual procuro ajuda mas, eu não entendi a solução.
Eu comprei dois notebooks Dell inspiron 15 3000, um dia 21/04 e outro dia 28/04. Os dois, sem serem do mesmo “lote” vieram com o mesmo defeito.
Clico no icone de “maleta” que se chama Ubuntu software, ele aparece a aba no canto superior esquerdo, mostra “carregando” e some, não abre, em nenhum dos dois. Liguei na Dell e me disseram que minha garantia não cobre defeito de sistema, mesmo que faça somente 4 dias que meu notebook tenha chego.
Agora eu simplesmente não sei o que fazer. Não queria ter que formata-lo e instalar o windows, pois gostei do sistema até agora, tirando esse defeito eu achei bem satisfatório.
Eu sei que ja tem um tópico resolvido deste mesmo assunto, mas eu sou leiga no assunto e não entendi a solução, alguém com muita paciência poderia me ajudar ?
Minha sugestão seria abrir o terminal (teclas: Ctrl + Alt + T) e da o comando sudo apt update, depois sudo apt upgrade. Reinicie o note e verifique se a Ubuntu software funciona.
Desleixo da Dell, hein?
Qual seria a edição do Ubuntu?
No mais, se esse Ubuntu estiver “bichado”, não precisa recorrer ao Windows, pode instalar uma versão “do zero” com ISO baixada direto do site da Canonical, ou mesmo instalar outro sistema de base Linux (Mint, Pop!_OS, Zorin ou mesmo outras versões do sistema da Canonical: Kubuntu, Ubuntu Budgie, Ubuntu Mate, Xubuntu etc.).
Existem alguns passos que você pode tentar para contornar essa situação, um deles é forçar uma atualização manual como foi sugerido pelo Auder.
Se ao rodar esse comando aparecerem mensagens de erro, envie alguns prints para podermos tentar entender o que está ocorrendo. Como são máquinas novas, recomendo não fazer coisas drásticas como formatar e trocar de sistema, ao menos por enquanto.
Você pode usar as dicas deste post para compartilhar mais informações sobre os computadores, isso pode ajudar nos diagnósticos também.