Boa noite gente, sou nova por aqui, achei o tópico pelo qual procuro ajuda mas, eu não entendi a solução.
Eu comprei dois notebooks Dell inspiron 15 3000, um dia 21/04 e outro dia 28/04. Os dois, sem serem do mesmo “lote” vieram com o mesmo defeito.
Clico no icone de “maleta” que se chama Ubuntu software, ele aparece a aba no canto superior esquerdo, mostra “carregando” e some, não abre, em nenhum dos dois. Liguei na Dell e me disseram que minha garantia não cobre defeito de sistema, mesmo que faça somente 4 dias que meu notebook tenha chego.
Agora eu simplesmente não sei o que fazer. Não queria ter que formata-lo e instalar o windows, pois gostei do sistema até agora, tirando esse defeito eu achei bem satisfatório.
Eu sei que ja tem um tópico resolvido deste mesmo assunto, mas eu sou leiga no assunto e não entendi a solução, alguém com muita paciência poderia me ajudar ?
Minha sugestão seria abrir o terminal (teclas: Ctrl + Alt + T) e da o comando sudo apt update, depois sudo apt upgrade. Reinicie o note e verifique se a Ubuntu software funciona.
Desleixo da Dell, hein?
Qual seria a edição do Ubuntu?
No mais, se esse Ubuntu estiver “bichado”, não precisa recorrer ao Windows, pode instalar uma versão “do zero” com ISO baixada direto do site da Canonical, ou mesmo instalar outro sistema de base Linux (Mint, Pop!_OS, Zorin ou mesmo outras versões do sistema da Canonical: Kubuntu, Ubuntu Budgie, Ubuntu Mate, Xubuntu etc.).
Existem alguns passos que você pode tentar para contornar essa situação, um deles é forçar uma atualização manual como foi sugerido pelo Auder.
Se ao rodar esse comando aparecerem mensagens de erro, envie alguns prints para podermos tentar entender o que está ocorrendo. Como são máquinas novas, recomendo não fazer coisas drásticas como formatar e trocar de sistema, ao menos por enquanto.
Você pode usar as dicas deste post para compartilhar mais informações sobre os computadores, isso pode ajudar nos diagnósticos também.
vou tentar no do meu filho agora, antesde abrir aqui para ver as respostas, eu estava fazendo um novo usuário no dele e, apareceram essas imagens que vou carregar aqui para vocês verem. Quando faço um novo usuário, é praticamente a mesma configuração que fiz quando o notebook chegou.
Ele é novo novo novo, e eu leiga leiga leiga. Não sei como faz para ver a versão, mas também não queria recorrer ai windows, como havia dito, estou bem satisfeita como ele, a não ser por esse detalhe. Vou tentar a sugestão do amigo auder e do eddiecsilva (que a proprosito não consigo responde-lo), se não obtiver sucesso, tentarei sua sugestão. Muito obrigada
Olha, eu escrevo o que você sugeriu, mas depois não sei o que fazer. Porque se aperto “enter”, ele aparece “senha para jessye”: e mais nada no teclado funciona
Apesar de não ter relação com o problema que você está tendo, eu recomendo que, na opção chamada BAIXAR DE, você selecione a opção de servidor do Brasil, pois isso permite que você baixe as atualizações com mais velocidade. Onde tem NOTIFICAR-ME DE UMA NOVA VERSÃO DO UBUNTU, eu recomendo que você marque a opção para ser notificada apenas para as versões de suporte a longo prazo, pois são as versões que têm mais estabilidade. Sobre o problema que você está tendo, certamente teremos uma boa dica sobre a causa após você rodar o comando sudo apt update no terminal.
Amigo, voltando aqui para agradecer, mesmo eu fazendo errado deu certo acredita ?!
Agora, ao clicar no ubuntu software, ele abre, e consegui instalar os aplicativos, inclusive whatsapp. Vou fazer no do meu filho também. Muito obrigada mesmo !!!
Você acredita que, antes de eu fazer certo com sua explicação, abriu ? No meu o problema foi resolvido !! Mesmo eu fazendo errado daquele jeito que você viu. Agora vou repetir no notebook do meu filho. Obrigada viu, a você e a todos!