Ubuntu Software não abre

Galera meu Ubuntu Software não abre. Uso para desenvolvimento depois de migrar do Mac para o Linux e no começo abria normalmente. Depois de alguns aprendizados e formatar algumas vezes até pegar a manha dos pacotes e tudo mais ficou estável…

Recentemente tentei acessar o Ubuntu Software como alternativa do terminal e ele não abre. Já tentei de tudo e não encontro materiais a respeito.

Uso o Ubuntu 20.4LTS.

Conseguem me ajudar?

1 curtida

Leia o seguinte tópico;

Digita no terminal snap-store e ve se abre, se não abrir, mande o que aparecer no terminal; De brinde, recomendo que dê uma atualizada no sistema como um todo por prevenção: sudo apt update && sudo apt full-upgrade && sudo apt autoclean && sudo apt autoremove -y && sudo snap refresh && sudo snap set system refresh.retain=2
Explicação do comando: atualiza os pacotes do apt, remove o que não for mais preciso de programas vindos do apt, atualiza os programas empacotados em snap e limita para salvar apenas duas versões do mesmo software em snap (um dos motivos desse empacotamento ser esquisito). Uma boa também é instalar as fontes da MS caso for abrir algum documento no libreoffice ou afins: sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras && sudo fc-cache -f -v (uma tela “estranha” estranha será aberta, aperte tab e navegue com a seta até “Yes” e aperte a tecla enter)

2 curtidas

Recomendo usar a GNOME Software em vez da Ubuntu Software (também conhecida como Snap Store). A loja do Ubuntu tem fama de ser bugada. A GNOME Software é muito melhor, e ela tem suporte a programas distribuídos em Flatpak e Snap, além dos programas empacotados no formato tradicional .deb.

Caso tenha interesse em instalar a GNOME Software:

Digite no terminal:

sudo apt install gnome-software

Se quiser adicionar o suporte a snaps instale também o pacote gnome-software-plugin-snap.

E se quiser adicionar o suporte a flatpaks, instale também o pacote gnome-software-plugin-flatpak e, em seguida, rode o comando para adicionar o repositório Flathub:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Para desinstalar a snap store:

sudo snap remove snap-store
4 curtidas

Cara muito obrigado! Instalei aqui a Gnome Software e realmente é muito superior ao Ubuntu Software!

Muito obrigado aí e forte abraço!

1 curtida

O meu sempre dava esse problema, mas voltava a funcionar depois de reiniciar o PC. Mas, recentemente nem reiniciar estava dando certo. Então, eu desinstalei e instalei de novo a loja:

sudo snap remove snap-store
sudo snap install snap-store
1 curtida