Ubuntu Server para uma empresa pequena

  1. Como fazer que um servidor com Ubuntu Server possa conceder aos usuários acesso personalizado, ou seja, cada um tenha um login e senha e dentro do ambiente Ubuntu ele tenha programas específicos para uso exclusivo por usuário.

  2. Eu vi isso em um servidor Windows Server … rola no Ubuntu?

Qualquer sistema Linux, por mais simples que seja, é capaz de usar diversos usuários de forma independente e inclusive simultaneamente.

Existem várias formas de fazer isso, a maneira mais simples em modo terminal que sei de cabeça no momento é criando usuários com o comando adduser, simplesmente pode criar um usuário e senha e já era.

Existem muitas possibilidades, permissões de acesso de cada usuário, grupos de usuários com permissões coletivas etc.

Acredito que o que você está buscando é algo semelhante ao Active Directory (AD) do Windows, onde há um controlador de domínio para autenticação de usuários, com permissões definidas a usuários, grupos, Unidades Organizacionais… e assim por diante.

Caso queira uma autenticação ao nível de domínio/rede, você pode configurar um servidor de autenticação LDAP, que tem um objetivo semelhante à alguns recursos do AD, aí você pode definir regras de forma mais distribuída. Mas eu acredito que para configurar os diretórios/apps padrão do usuário local você pode usar o skel (skeleton), só não sei se esta é a melhor opção para acesso via rede/domínio.

Algumas coisas que você pode procurar para te ajudar é: Controlador de domínio, Autenticação de usuário (LDAP, PAM, Samba), Grupos de usuários, sistema de permissões do Linux, Quotas no sistema de arquivos.

Estas são algumas coisas que me vem a cabeça agora, tenta definir o que você precisa na rede, da uma lida nesses tópicos, vê se algumas coisa resolve o problema ou se tem alternativas melhores. Acredito que haja tutoriais que te apresentam todos os passos, pode dar uma olhada em sites como Documentação do Ubuntu, Guia do Debian para servidores e Server World, ou até nos sites/blogs de outras distros.

8 curtidas

Para completar a resposta do @lucassfank uma outra alternativa para autenticação LDAP é o phpLDAPadmin, estou implantando ele em um cliente e não tive problema nenhum nos testes que realizei, inclusive realizando login através de endpoints Windows
Caso resolva realizar alguns testes com o a solução vai precisar instalar um agente nos endpoints Windows, no caso eu sugiro o pGina

3 curtidas