Ubuntu server em dualboot com windows 10 é possivel?

Galera, sim isso mesmo, quero fazer um dualboot do ubuntu server com o windows 10!

Tenho um notebook da empresa que eu trabalho que esta parado pois eles disponibilizaram mas nunca precisei usar por ter um pc e um notebook proprios que utilizo para trabalhar.

A ideia é usar o note da empresa sem ter que formatar todo o HD e ter uma possivel dor de cabeça se eles solicitarem de volta ja que o windows que ta nele tem um usuario admin e tals, mas ao diminuir a particao do windows deixando um espaço livre para o ubuntu, ao tentar instalar o ubuntu ele nao reconhece a particao livre, nao achei nada na internet pra me ajudar quanto a isso.

Estou usuando o ubuntu 24.04lts, vou fazer esse note de homelab aqui pra casa, instalar um pi.hole e talvez um syncthing e nextcloud.

Se puderem me dar uma luz agradeço

Possível muito provavelmente é sim. Pegue um pendrive e torne ele bootável com o ventoy (super fácil, tem tutorial em vídeo aqui), coloque uma distro live cd como o Ubuntu 24.04 lts mesmo e dê boot pra você conseguir avaliar o particionamento com o GParted.

De preferência desabilite também o secure boot.