Ubuntu reinicializando sessão

sistema reiniciando sessão sozinho ao navegar na internet

Boa tarde, pessoas!
Eu sou muito iniciante, então peço alguma paciência comigo, ok? rs

Tem acontecido muito de abrir algum navegador (testei vários) e após um tempo o sistema reinicia a sessão sozinho e fecha todos os aplicativos abertos.
Já reinstalei e não consegui resolver.
Segui alguns procedimentos para verificar os logs, mas não entendo muito bem o que dizem!
Alguém já passou por algo semelhante?

Meu equipamento é
Relatório de detalhes do sistema

Detalhes do relatório

• Data em que foi gerado: 2026-02-15 14:49:57

Informações de hardware:

• Modelo do hardware: ASUSTeK COMPUTER INC. M5A97 LE R2.0
  • Memória: 8,0 GiB
  • Processador: AMD Phenom™ II X4 955 × 4
  • Gráficos: NVE7
  • Capacidade de disco: 1,4 TB

Informações de software:

• Versão do firmware: 2701
  • Nome do SO: Ubuntu 24.04.4 LTS
  • Compilação do SO: (null)
  • Tipo do SO: 64 bits
  • Versão do GNOME: 46
  • Sistema de janelas: Wayland
  • Verificação do kernel: Linux 6.17.0-14-generic

Provavelmente seu hardware não está aguentando. Tenho um notebook com Ubuntu 25.10 que tem 8GB de RAM também, se eu abrir muita coisa, ele trava e reinicia a sessão. Muita coisa = Visual Studio Code + 4 abas do navegador + terminal + algum outro programa.

Hoje em dia 8GB não é nada. O que eu posso te recomendar é instalar a gnome extension chamada Vitals. Configura ela pra mostrar o seu uso de ram e processamento, ela vai ficar lá em cima perto dos ícones de som e rede. Aí você vai acompanhando o seu uso de ram. Provavelmente, quando estiver perto dos 80 e poucos porcento, vai reiniciar a sessão. Nesse caso é falta de ram mesmo. Aí eu recomendo colocar mais ou usar um sistema mais leve

Olá @Mariano_Wess, seja bem-vindo!

Está utilizando alguma extensão fora das que vêm instaladas por padrão no Ubuntu? Se sim, tente desabilitá-la e verificar se o problema persiste.

Boa Tarde, @Silvestrini

!
Agradeço a resposta de antemão!
Eu usei o monitor do sistema do ubuntu mesmo e ele não acusa uso demasiado da ram.
Eu sou usuario básico e não tenho muita coisa rodando no desktop
os teste que fiz não acusam alta de temperatura e nem uso excessivo de memória…

Opa
Boa tarde, @thiago12 !
Não estou. Só bitwarden.
O problema parece que só acontece quando uso o you tube…
Obrigado pela atenção

A temperatura ficou em qual média?

Essa placa de vídeo é da nvidia, antiguinha? Se sim, pode testar usar a sessão em X11.

em torno de 50 C

Olá @Deleterium
Grato pela ajuda!
O que é sessão em X11?

X11 é o sistema antigo de servidor gráfico que vem sendo substituído aos poucos pelo Wayland, mas pode valer a pena tentar usar o X11 se houver instabilidade do sistema com o Wayland (isso ocorre na minha máquina com Nvidia GTX 750 e Linux Mint 22.3 que é baseado no Ubuntu 24 LTS). No Linux Mint é fácil selecionar Cinnamon (padrão, X11) ou Cinnamon em Wayland (Experimental) na tela de login. No Ubuntu a opção fica escondida, talvez apareça se fizer logoff e digitar seu usuário e começar a digitar a senha, deve aparecer uma pequena engrenagem na tela que permite escolher o tipo de sessão (padrão = Wayland ou X11). Caso a opção não apareça, pode tentar modificar a configuração do GDM3 para desativar o Wayland, mas antes assegure-se que o X11 esteja instalado. Leia com atenção o seguinte tópico (em inglês) para mais detalhes: https://askubuntu.com/a/1413490.

3 curtidas

@linux-friend Eu acabei reinstalando o sistema e depois fiz um pesquisa purguei os drives nvidia e instalei x11
Parece que resolveu o problema…
Ainda estou testando mas não tem mais apresentado a falha por hora.
Grato pela ajuda!!!

1 curtida

Galera, segui as dicas que me foram dadas e agradeço a todos pela imensa ajuda e aprendizado!
Parece que resolvi o problema!
Vocês foram incríveis !!!
A solução foi instalar o x11 e purgar os drivers nvidia.
Gratidão eterna!

2 curtidas

Bom dia, Magnificos!
Ontem eu dei o problema como resolvido porque não aconteceu a falha o dia inteiro, mas hoje já aconteceu de novo…
Voltei á estaca zero…
Tinha seguido esse procedimento e funcionou até então
$ sudo nano /etc/gdm3/custom.conf

there you will find

WaylandEnable=true

change it to

WaylandEnable=false

And restart the system.

Eu errei no procedimento feito . Não tirei # da linha de comando. E o sistema continuou em wayland.
Refiz e agora sim esta em x11.
Continuarei testando agora.
Refiz e estou aguardadndo

Bem, tudo funciona a contento até instalar o google chrome. Aí começam os problemas…O que poderia ser?
Alguém tem ideia?
Eu purguei ele da maquina.

Pelo que entendi, no início o problema ocorria com qualquer browser (tentou vários), e agora está restrito ao Google Chrome?

De qual repositório você instalou o Google Chrome? Do site da google ou Flatpak ou Snap? O que tenho usado com sucesso é o original vindo da Google, pois quando ele instala ele também já ativa o repositório fonte para instalação automática das atualizações do Browser. Mas se estiver com problemas com o chrome vindo do site, pode tentar mudar para Flatpak ou Snap (se disponível).

Qual sua placa de vídeo? Não consegui entender qual seria a placa “NVE7” descrita na sua mensagem inicial do tópico… A aceleração gráfica por hardware está ativada? Qual o driver de vídeo que você está usando, e quais os drivers que o Ubuntu lhe oferce para instalar (quais versões do driver proprietário da Nvidia são compatíveis com sua placa)?

Veja também as sugestões da página de “como fornecer boas informações” (https://plus.diolinux.com.br/t/como-fornecer-boas-informacoes/38398) para enviar mais detalhes técnicos e permitir.

Particularmente, poste aqui o resultado do seguinte comando que coleta informações completas e detalhadas do seu Linux mas remove dados pessoais / identificáveis:

inxi -F --filter

Até.

@linux-friend
Sim, o problema ocorria com todos os navegadores instalados , inclusive o tor.
Depois que eu reinstalei o sistema, estava tudo indo bem até reinstalar o
chrome que baixei do google mesmo.

Depois de purgar o chrome e todos os seus componentes, os drives nvidia , habilitar drive do x.org, desabilitar wayland e usar o x11 parou de ocorrer.
Inclusive, meu boot que estava muito, muito lento, agora está mais ágil.
Estou usando só o firefox por hora e o único problema enfrentado tem sido o fechamento repentino deste, mas não causa o reinicio da sessão mais.
Não reinstalei o chrome com medo de começar de novo…
As informações que pediu:

System:
Kernel: 6.17.0-14-generic arch: x86_64 bits: 64
Desktop: GNOME v: 46.0 Distro: Ubuntu 24.04.4 LTS (Noble Numbat)
Machine:
Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: M5A97 LE R2.0 v: Rev 1.xx
serial:  UEFI: American Megatrends v: 2701 date: 03/24/2016
CPU:
Info: quad core model: AMD Phenom II X4 955 bits: 64 type: MCP cache:
L2: 2 MiB
Speed (MHz): avg: 800 min/max: 800/3200 cores: 1: 800 2: 800 3: 800 4: 800
Graphics:
Device-1: NVIDIA GK107 \[GeForce GT 640 OEM\] driver: nouveau v: kernel
Display: server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.6 driver: X:
loaded: modesetting unloaded: fbdev,vesa dri: nouveau gpu: nouveau
resolution: 1920x1080\~60Hz
API: EGL v: 1.5 drivers: nouveau,swrast
platforms: gbm,x11,surfaceless,device
API: OpenGL v: 4.5 compat-v: 4.3 vendor: mesa v: 25.2.8-0ubuntu0.24.04.1
renderer: NVE7
Audio:
Device-1: AMD SBx00 Azalia driver: snd_hda_intel
Device-2: NVIDIA GK107 HDMI Audio driver: snd_hda_intel
Device-3: Ensoniq ES1371/ES1373 / Creative Labs CT2518 driver: snd_ens1371
API: ALSA v: k6.17.0-14-generic status: kernel-api
Network:
Device-1: Realtek RTL8111/8168/8211/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
driver: r8169
IF: enp2s0 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full mac:
Bluetooth:
Device-1: Cambridge Silicon Radio Bluetooth Dongle (HCI mode) driver: btusb
type: USB
Report: hciconfig ID: hci0 rfk-id: 0 state: down
bt-service: enabled,running rfk-block: hardware: no software: yes
address:
Drives:
Local Storage: total: 2.61 TiB used: 640.14 GiB (23.9%)
ID-1: /dev/sda model: SSD 120GB size: 111.79 GiB
ID-2: /dev/sdb vendor: Seagate model: ST1000DM010-2EP102 size: 931.51 GiB
ID-3: /dev/sdc vendor: Samsung model: HD250HJ size: 232.89 GiB
ID-4: /dev/sdd vendor: Western Digital model: WD5000LUCT-63RC2Y0
size: 465.76 GiB type: USB
ID-5: /dev/sde vendor: Seagate model: ST1000LM048-2E7172 size: 931.51 GiB
type: USB
Partition:
ID-1: / size: 108.44 GiB used: 37.21 GiB (34.3%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
ID-2: /boot/efi size: 1.05 GiB used: 6.1 MiB (0.6%) fs: vfat
dev: /dev/sda1
Swap:
ID-1: swap-1 type: file size: 4 GiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swap.img
Sensors:
System Temperatures: cpu: 39.4 C mobo: 32.0 C gpu: nouveau temp: 47.0 C
Fan Speeds (rpm): cpu: 1771 fan-2: 1086 fan-3: 0
Info:
Memory: total: 8 GiB available: 7.67 GiB used: 2.17 GiB (28.3%)
Processes: 275 Uptime: 4m Shell: Bash inxi: 3.3.34
@linux-friend
Estes são os dados apresentados quando o Firefox falha.
Não sei se essa informação pode ajudar…
AdapterDeviceID: 0x0fc0
AdapterDriverVendor: mesa/nouveau
AdapterDriverVersion: 25.2.8.0
AdapterVendorID: 0x10de
AvailablePageFile: 792494080
AvailablePhysicalMemory: 3544989696
AvailableSwapMemory: 4294963200
AvailableVirtualMemory: 5660094464
BackgroundTaskMode: 0
BuildID: 20260214051242
ContentSandboxCapabilities: 119
ContentSandboxCapable: 1
ContentSandboxLevel: 6
CrashTime: 1771776523
DOMFissionEnabled: 1
DOMIPCEnabled: 1
DesktopEnvironment: ubuntu:gnome
EMCheckCompatibility: true
EventLoopNestingLevel: 1
GpuSandboxLevel: 0
GraphicsNumActiveRenderers: 2
GraphicsNumRenderers: 1
HeadlessMode: 0
InstallTime: 1771385597
IsWayland: 0
LastInteractionDuration: 136
LastStartupWasCrash: 0
LinuxMemoryPSI: 0,0,0,0,0,0,0,0
LinuxUnderMemoryPressure: 0
NimbusEnrollments: 1-callout-contextual-chatbot-suggestion-treatment-a-tab-switching-copy-rollout:treatment-a-tab-switching-copy,ai-chatbot-page-summarization-mvp-v2-copy:treatment-a-callout-badge,context-id-rotation-every-3-days:control,desktop-address-autofill-brazil-release-rollout:treatment-a,desktop-credit-card-autofill-global-enablement-rollout-release:creditcard-enable,desktop-release-rollout-show-relay-to-all-browsers-next-sign-up-modal-cta:next-sign-up-modal-cta,disable-enrollment-status-telemetry-for-firefox-desktop-via-nimbustelemetry:control,downsample-uptakeremotecontent-events:control,enable-nimbus-unenrollment-synchronization:control,encrypted-client-hello-fallback-mechanism:control,enforce-crlite-results-and-limit-use-of-ocsp-rollout:enforce,fast-udp-for-firefox-treatment-fast-udp-release-rollout:treatment-fast-udp,firefox-backup-feature-gradual-rollout:treatment,fx-accounts-ping-release-rollout-2:control,hnt-weather-with-location-selector-non-eu-expansion-romance-and-germanic-lang:control,local-network-access-rollout-for-etp-strict-100:lna-enabled,long-term-holdback-2026-growth-desktop:delivery,multiple-profile-switching-rollout-v2:treatment-a-multi-profiles,new-tab-14912026012151415-to-release-14703:rollout,new-tab-content-ping-rest-of-world-rollout:treatment,pin-frequently-used-websites-143-promo-rollout-all-locales:rollout-branch,private-window-visual-refresh-rollout:control,set-to-default-hamburger-menu-rollout:treatment-c,smart-shortcuts-v3-lr2-no-lr-rollout:no-lr,unified-api-for-spocs-and-top-sites-controlled-rollout-for-release-133:control,vertical-tabs-feature-callout-experiment-v20-treatment-a-rollout:treatment-a,visual-card-updates:updated,visual-search-rollout:google-lens-rollout,windows-ui-automation-release-rollout:rollout
Notes: Ubuntu Core 22-L1000-W0000000-T1) WR? WR+ EGL? EGL- GL Context? GL Context+ WebGL? WebGL+
ProductID: {ec8030f7-c20a-464f-9b0e-13a3a9e97384}
ProductName: Firefox
RDDProcessStatus: Running
ReleaseChannel: release
SafeMode: 0
SecondsSinceLastCrash: 191995
StartupCacheValid: 1
StartupCrash: 0
StartupTime: 1771773611
SubmittedFrom: Client
TelemetryEnvironment: {“build”:{“applicationId”:“{ec8030f7-c20a-464f-9b0e-13a3a9e97384}”,“applicationName”:“Firefox”,“architecture”:“x86-64”,“buildId”:“20260214051242”,“version”:“147.0.4”,“vendor”:“Mozilla”,“displayVersion”:“147.0.4”,“platformVersion”:“147.0.4”,“xpcomAbi”:“x86_64-gcc3”,“updaterAvailable”:false},“partner”:{“distributionId”:“canonical-002”,“distributionVersion”:“1.0”,“partnerId”:“ubuntu”,“distributor”:“canonical”,“distributorChannel”:“”,“partnerNames”:\[“ubuntu”\]},“system”:{“memoryMB”:7857,“virtualMaxMB”:null,“cpu”:{“count”:4,“cores”:4,“pcount”:4,“mcount”:0,“ecount”:0,“vendor”:“AuthenticAMD”,“name”:“AMD Phenom™ II X4 955 Processor”,“family”:16,“model”:4,“stepping”:3,“l2cacheKB”:512,“l3cacheKB”:6144,“speedMHz”:3200,“extensions”:\[“hasMMX”,“hasSSE”,“hasSSE2”,“hasSSE3”,“hasSSE4A”\]},“os”:{“name”:“Linux”,“version”:“6.17.0-14-generic”,“locale”:“pt-BR”,“distro”:“Ubuntu-core”,“distroVersion”:“22”},“hdd”:{“profile”:{“model”:null,“revision”:null,“type”:null},“binary”:{“model”:null,“revision”:null,“type”:null},“system”:{“model”:null,“revision”:null,“type”:null}},“gfx”:{“DWriteEnabled”:null,“ContentBackend”:“Skia”,“Headless”:false,“TargetFrameRate”:60,“textScaleFactor”:1,“adapters”:\[{“description”:“NVE7”,“vendorID”:“0x10de”,“deviceID”:“0x0fc0”,“subsysID”:null,“RAM”:0,“driver”:null,“driverVendor”:“mesa/nouveau”,“driverVersion”:“25.2.8.0”,“driverDate”:null,“GPUActive”:true}\],“monitors”:\[{“screenWidth”:1920,“screenHeight”:1080,“defaultCSSScaleFactor”:1,“contentsScaleFactor”:1}\],“features”:{“compositor”:“webrender”,“hwCompositing”:{“status”:“available”},“gpuProcess”:{“status”:“unused”},“webrender”:{“status”:“available”},“wrCompositor”:{“status”:“blocklisted:FEATURE_FAILURE_WEBRENDER_COMPOSITOR_DISABLED”},“openglCompositing”:{“status”:“available”},“omtp”:{“status”:“unused”}}},“appleModelId”:null,“hasWinPackageId”:null},“settings”:{“blocklistEnabled”:true,“e10sEnabled”:true,“e10sMultiProcesses”:8,“fissionEnabled”:true,“locale”:“pt-BR”,“intl”:{“requestedLocales”:\[“pt-BR”\],“availableLocales”:\[“pt-BR”,“en-US”\],“appLocales”:\[“pt-BR”,“en-US”\],“systemLocales”:\[“pt-BR”\],“regionalPrefsLocales”:\[“pt-BR”\],“acceptLanguages”:\[“pt-BR”,“pt”,“en-US”,“en”\]},“update”:{“channel”:“release”,“enabled”:false,“autoDownload”:false,“background”:false},“userPrefs”:{“browser.search.region”:“BR”,“browser.urlbar.autoFill”:true,“browser.urlbar.autoFill.adaptiveHistory.enabled”:false,“browser.urlbar.dnsResolveSingleWordsAfterSearch”:0,“browser.urlbar.suggest.quicksuggest.sponsored”:false,“media.gmp-gmpopenh264.lastInstallStart”:1771376824,“media.gmp-gmpopenh264.lastDownload”:1771376824,“media.gmp-gmpopenh264.lastUpdate”:1771376824,“media.gmp-widevinecdm.lastInstallStart”:1771448797,“media.gmp-widevinecdm.lastDownload”:1771448797,“media.gmp-widevinecdm.lastUpdate”:1771448798,“media.gmp-manager.lastCheck”:1771774473,“media.gmp-manager.lastEmptyCheck”:1771774473,“network.http.microsoft-entra-sso.enabled”:false,“network.trr.strict_native_fallback”:false,“widget.content.gtk-high-contrast.enabled”:true},“sandbox”:{“effectiveContentProcessLevel”:6,“contentWin32kLockdownState”:3},“addonCompatibilityCheckEnabled”:true,“isDefaultBrowser”:true,“defaultSearchEngine”:“google-ubuntu-sn”,“defaultSearchEngineData”:{“loadPath”:“\[app\]google”,“name”:“Google”,“submissionURL”:“ https://www.google.com/search?client=ubuntu-sn&channel=fs&q="}},“profile”:{“creationDate”:20502,“firstUseDate”:20502},“addons”:{“activeAddons”:{“langpack-pt-BR@firefox.mozilla.org”:{“version”:“147.0.20260212.191108”,“scope”:1,“type”:“locale”,“updateDay”:20502,“isSystem”:false,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:"Firefox Language Pack for Português (BR) (pt-BR) – Brazilian Portuguese”,“name”:“Language: Português (BR)”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:20502,“signedState”:2,“signedTypes”:“\[2,1\]”,“quarantineIgnoredByApp”:false,“quarantineIgnoredByUser”:false},“formautofill@mozilla.org”:{“version”:“1.0.1”,“scope”:4,“type”:“extension”,“updateDay”:0,“isSystem”:true,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:null,“name”:“Form Autofill”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:0,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“pictureinpicture@mozilla.org”:{“version”:“1.0.0”,“scope”:4,“type”:“extension”,“updateDay”:0,“isSystem”:true,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“Fixes for web compatibility with Picture-in-Picture”,“name”:“Picture-In-Picture”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:0,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“addons-search-detection@mozilla.com”:{“version”:“3.0.0”,“scope”:4,“type”:“extension”,“updateDay”:0,“isSystem”:true,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“”,“name”:“Add-ons Search Detection”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:0,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“data-leak-blocker@mozilla.com”:{“version”:“144.0.0”,“scope”:4,“type”:“extension”,“updateDay”:0,“isSystem”:true,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“”,“name”:“Data Leak Blocker”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:0,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“ipp-activator@mozilla.com”:{“version”:“0.1”,“scope”:4,“type”:“extension”,“updateDay”:0,“isSystem”:true,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“A system add-on to activate IPP in 143”,“name”:“IPP Activator”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:0,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“newtab@mozilla.org”:{“version”:“149.1.20260121.51415”,“scope”:1,“type”:“extension”,“updateDay”:20502,“isSystem”:false,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“”,“name”:“New Tab”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:20502,“signedState”:3,“signedTypes”:“\[2,1\]”,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“{446900e4-71c2-419f-a6a7-df9c091e268b}”:{“version”:“2025.12.1”,“scope”:1,“type”:“extension”,“updateDay”:20502,“isSystem”:false,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“Onde quer que você esteja, o Bitwarden protege suas senhas, chaves de acesso e informações sensíveis”,“name”:“Bitwarden Gerenciador de Senhas”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:20502,“signedState”:2,“signedTypes”:“\[2,1\]”,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“webcompat@mozilla.org”:{“version”:“149.7.20260211.154938”,“scope”:1,“type”:“extension”,“updateDay”:20503,“isSystem”:true,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“Urgent post-release fixes for web compatibility.”,“name”:“Web Compatibility Interventions”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:20503,“signedState”:3,“signedTypes”:“\[2,1\]”,“quarantineIgnoredByApp”:true,“quarantineIgnoredByUser”:false},“{0dc8db0b-9e11-40dd-bcb8-209a8b7ac42f}”:{“version”:“3.0.3”,“scope”:1,“type”:“extension”,“updateDay”:20503,“isSystem”:false,“isWebExtension”:true,“multiprocessCompatible”:true,“blocklisted”:false,“description”:“Traduza palavras e frases enquanto navega na Web, usando o tradutor do Google.”,“name”:“Tradutor”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:20503,“signedState”:2,“signedTypes”:“\[2,0\]”,“quarantineIgnoredByApp”:false,“quarantineIgnoredByUser”:false}},“theme”:{“id":"default-theme@mozilla.org”,“blocklisted”:false,“description”:“Seguir a configuração do sistema operacional de botões, menus e janelas.”,“name”:“Tema do sistema — automático”,“userDisabled”:false,“appDisabled”:false,“version”:“1.4.2”,“scope”:4,“foreignInstall”:false,“hasBinaryComponents”:false,“installDay”:20502,“updateDay”:20502},“activeGMPlugins”:{“gmp-gmpopenh264”:{“version”:“2.6.0”,“userDisabled”:false,“applyBackgroundUpdates”:1},“gmp-widevinecdm”:{“version”:“4.10.2934.0”,“userDisabled”:false,“applyBackgroundUpdates”:1}}},“experiments”:{“local-network-access-rollout-for-etp-strict-100”:{“branch”:“lna-enabled”,“type”:“nimbus-nimbus”},“long-term-holdback-2026-growth-desktop”:{“branch”:“delivery”,“type”:“nimbus-nimbus”},“1-callout-contextual-chatbot-suggestion-treatment-a-tab-switching-copy-rollout”:{“branch”:“treatment-a-tab-switching-copy”,“type”:“nimbus-rollout”},“ai-chatbot-page-summarization-mvp-v2-copy”:{“branch”:“treatment-a-callout-badge”,“type”:“nimbus-rollout”},“context-id-rotation-every-3-days”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“desktop-address-autofill-brazil-release-rollout”:{“branch”:“treatment-a”,“type”:“nimbus-rollout”},“desktop-credit-card-autofill-global-enablement-rollout-release”:{“branch”:“creditcard-enable”,“type”:“nimbus-rollout”},“desktop-release-rollout-show-relay-to-all-browsers-next-sign-up-modal-cta”:{“branch”:“next-sign-up-modal-cta”,“type”:“nimbus-rollout”},“disable-enrollment-status-telemetry-for-firefox-desktop-via-nimbustelemetry”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“downsample-uptakeremotecontent-events”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“enable-nimbus-unenrollment-synchronization”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“encrypted-client-hello-fallback-mechanism”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“enforce-crlite-results-and-limit-use-of-ocsp-rollout”:{“branch”:“enforce”,“type”:“nimbus-rollout”},“fast-udp-for-firefox-treatment-fast-udp-release-rollout”:{“branch”:“treatment-fast-udp”,“type”:“nimbus-rollout”},“firefox-backup-feature-gradual-rollout”:{“branch”:“treatment”,“type”:“nimbus-rollout”},“fx-accounts-ping-release-rollout-2”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“hnt-weather-with-location-selector-non-eu-expansion-romance-and-germanic-lang”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“multiple-profile-switching-rollout-v2”:{“branch”:“treatment-a-multi-profiles”,“type”:“nimbus-rollout”},“new-tab-14912026012151415-to-release-14703”:{“branch”:“rollout”,“type”:“nimbus-rollout”},“new-tab-content-ping-rest-of-world-rollout”:{“branch”:“treatment”,“type”:“nimbus-rollout”},“pin-frequently-used-websites-143-promo-rollout-all-locales”:{“branch”:“rollout-branch”,“type”:“nimbus-rollout”},“private-window-visual-refresh-rollout”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“set-to-default-hamburger-menu-rollout”:{“branch”:“treatment-c”,“type”:“nimbus-rollout”},“smart-shortcuts-v3-lr2-no-lr-rollout”:{“branch”:“no-lr”,“type”:“nimbus-rollout”},“unified-api-for-spocs-and-top-sites-controlled-rollout-for-release-133”:{“branch”:“control”,“type”:“nimbus-rollout”},“vertical-tabs-feature-callout-experiment-v20-treatment-a-rollout”:{“branch”:“treatment-a”,“type”:“nimbus-rollout”},“visual-card-updates”:{“branch”:“updated”,“type”:“nimbus-rollout”},“visual-search-rollout”:{“branch”:“google-lens-rollout”,“type”:“nimbus-rollout”},“windows-ui-automation-release-rollout”:{“branch”:“rollout”,“type”:“nimbus-rollout”}}}
Throttleable: 1
TotalPageFile: 12534026240
TotalPhysicalMemory: 8239063040
URL: https://www.youtube.com/watch?v=JuXh-nfCSLQ
UptimeTS: 2913.031221089
UtilityProcessStatus: Running
Vendor: Mozilla
Version: 147.0.4
useragent_locale: pt-BR
Este relatório também contém informações técnicas sobre o estado do aplicativo quando travou.

Olá. Coloque a saída desse comando no terminal; journalctl -b -1 --no-pager

Ele mostra tudo o que aconteceu no boot anterior.

Obrigado pelos esclarecimentos e informações.

A placa de vídeo GeForce GT 640 tem suporte oficial da NVidia no Linux, o driver é o nvidia-driver-470. No momento você está usando o driver de código aberto nouveau (que é baseado em engenharia reversa dos drivers proprietários da Nvidia), eu geralmente prefiro usar o driver proprietário quando disponível, pode ser interessante voltar a instalar o driver do fabricante para que o desempenho da placa seja o previsto originalmente, embora o nouveau atenda bem para tarefas simples como navegar, editar texto, assistir vídeos e jogos básicos.

O diagnóstico do por quê o firefox está travando é difícil, principalmente diferenciar se é um problema do sistema operacional afetando o navegador ou se é algum problema relacionado ao perfil de usuário ou extensões instaladas neste browser. A resolução de problemas do firefox envolve alguns passos, entre eles:

• Executar o firefox no “Modo de Solução de Problemas”: executar o firefox e acessar o menu Ajuda → Modo de Solução de Problemas. Ele reiniciará o browser desativando todas as extensões e customizações. Fique navegando por algum tempo nas páginas de sempre, o suficiente para concluir se os travamentos deixaram de ocorrer. Caso eles parem de acontecer, feche o Firefox e abra novamente, desative, todas as extensões, e continue os testes. Se os travamentos voltarem a acontecer com todas as extensões desativadas, é possível que o problema esteja no perfil (pasta) do usuário, neste caso faça o backup dos itens mais importantes (favoritos, lista de extensões, etc…) e crie um novo perfil de usuário substituindo o antigo.
  • Usar o gerenciador de perfis do Firefox para criar um novo perfil “de teste”, zerado, que eliminará qualquer influência dos dados no perfil (pasta) de usuário antigo e extensões. Se os travamentos não ocorrerem mais, configure esse novo perfil como o principal (abandone o perfil com problema). Para acessar o gerenciador de perfis de firefox no linux use o comando a seguir, seja pressionando juntas as teclas ALT e F2 para uma linha de comando rápida, ou abra um terminal:
firefox -P

Atente para a opção de memorizar ou não esse perfil para que seja usado por padrão, sem perguntar, na próxima vez em que iniciar o firefox. Para voltar o padrão para o “default”, use novamente o gerenciador de perfis, marque a opção de “Usar o perfil selecionado sem perguntar ao iniciar” e inicie o browser no perfil desejado como padrão.

Outro possível teste para excluir problemas de configuração, seria rodar um LiveUSB da mesma versão do Linux (ou de outra Distro → Mint, Zorin, CachyOS, entre outros) neste hardware, e observar se durante o uso normal também ocorrem travamentos. Se a LiveUSB também mostrar instabilidade, pesquisar problemas de hardware.

No relatório de sistema o “fan 3” está desligado (rotação 0), mas as temperaturas da CPU, placa-mãe (mobo) e da GPU parecem normais (39,4, 32,0 e 47,0 ºC, respectivamente, geralmente preocupam quando passam de 80 ou 90 graus). Então talvez não seja superaquecimento, mas é bom estar atento.

Erros de CPU são muito difíceis de testar, já que qualquer aplicativo de detecção de erros precisa ser executado pela própria CPU. Em alguns casos, o sistema mostra algum tipo de mensagem de erro que dê a dica quanto a este tipo de falha.

Erros de memória RAM (defeitos) podem ser mais fáceis de diagnosticar. Muitas LiveUSB linux possuem o Memtest86 entre as opções avançadas de boot do menu Grub. Pode valer a pena testar a memória RAM, e se detectar algum defeito, parcelar em 10x sem juros um pente novo…

Por fim, pode estar havendo algum tipo de falha de hardware na placa gráfica, já bem antiga (Nvidia GT 640). Não consegui identificar se a sua placa mãe ou processador possuem gráficos integrados (como se vê em algumas CPUs), então teria que substituir, pelo menos temporariamente, a placa gráfica por outra em boas condições para excluir um defeito neste componente. Os sintomas que você relata (travamentos ou reinícios súbitos do sistema ao usar browsers e assistir vídeos no Youtube) são bastante sugestivos de um problema relacionado à aceleração gráfica, já que nos browsers a exibição de vídeos podem estar usando intensivamente as funções de aceleração por hardware da placa gráfica. O Mozilla Firefox e o Google Chrome possuem a opção de desativar a aceleração gráfica por hardware, fazendo a renderização por software (é possível seguir um passo-a-passo conforme descrito nesta página: https://business-support.udemy.com/hc/en-us/articles/22568079644823-Troubleshooting-How-to-Disable-Hardware-Acceleration-on-Your-Browser), haverá queda de desempenho mas é possível que os travamentos parem no Firefox e no Google Chrome.

At.te…

@aldrinpscastro
Obrigado pela ajuda
Eu tentei o comando indicado, ma é um relatório imenso e eu nem sei como interpretar o resultado…