Ubuntu reinicializando sessão

sistema reiniciando sessão sozinho ao navegar na internet

Boa tarde, pessoas!
Eu sou muito iniciante, então peço alguma paciência comigo, ok? rs

Tem acontecido muito de abrir algum navegador (testei vários) e após um tempo o sistema reinicia a sessão sozinho e fecha todos os aplicativos abertos.
Já reinstalei e não consegui resolver.
Segui alguns procedimentos para verificar os logs, mas não entendo muito bem o que dizem!
Alguém já passou por algo semelhante?

Meu equipamento é
Relatório de detalhes do sistema

Detalhes do relatório

• Data em que foi gerado: 2026-02-15 14:49:57

Informações de hardware:

• Modelo do hardware: ASUSTeK COMPUTER INC. M5A97 LE R2.0
  • Memória: 8,0 GiB
  • Processador: AMD Phenom™ II X4 955 × 4
  • Gráficos: NVE7
  • Capacidade de disco: 1,4 TB

Informações de software:

• Versão do firmware: 2701
  • Nome do SO: Ubuntu 24.04.4 LTS
  • Compilação do SO: (null)
  • Tipo do SO: 64 bits
  • Versão do GNOME: 46
  • Sistema de janelas: Wayland
  • Verificação do kernel: Linux 6.17.0-14-generic

Provavelmente seu hardware não está aguentando. Tenho um notebook com Ubuntu 25.10 que tem 8GB de RAM também, se eu abrir muita coisa, ele trava e reinicia a sessão. Muita coisa = Visual Studio Code + 4 abas do navegador + terminal + algum outro programa.

Hoje em dia 8GB não é nada. O que eu posso te recomendar é instalar a gnome extension chamada Vitals. Configura ela pra mostrar o seu uso de ram e processamento, ela vai ficar lá em cima perto dos ícones de som e rede. Aí você vai acompanhando o seu uso de ram. Provavelmente, quando estiver perto dos 80 e poucos porcento, vai reiniciar a sessão. Nesse caso é falta de ram mesmo. Aí eu recomendo colocar mais ou usar um sistema mais leve

Olá @Mariano_Wess, seja bem-vindo!

Está utilizando alguma extensão fora das que vêm instaladas por padrão no Ubuntu? Se sim, tente desabilitá-la e verificar se o problema persiste.

Boa Tarde, @Silvestrini

!