Boa noite pessoal!
Instalei recentemente na minha maquina o Ubuntu versao 22.04 LTS. Estou tendo problemas com meu HeadSet, pois ele está reconhecendo o fone normalmente, mas esta usando o microfone do notebook (que por sinal é horrivel). Nas configurações, na aba de som/entrada, nao aparece nem a opção para selecionar meu headset, diferentemente da aba de som/saida, que posso escolher sair pelo fone ou pelo note.
Meu notebook é um Acer E5-573G
Placa de som dele é Realtek ALC255
Tive este problema com meu Acer nitro 5 e passei bastante raiva para resolver, porém a resolução foi simples e não precisei baixar nenhum software.
Acessar o diretório /etc/modprobe.d/alsa-base.conf e adicionar a última linha do arquivo:
options snd-hda-intel model=,dell-headset-multi
Depois salve e veja se deu certo. Para editar, eu usei o editor de texto nano, passando o comando: $ sudo nano /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
Após isso, dei CTRL+X, salvei o arquivo e sai. Reinicie o sistema e veja se funcionou. No meu caso funcionou, porém caso não funcione ao reiniciar, tente trocar a última linha adicionada por esta:
options snd-hda-intel model=dell-headset-multi
Lembrnado que ao reiniciar, você iniciar o sistema sem o fone inserido, insira e teste se funciona. Se tiver funcionado ele vai abrir uma tela perguntando se você deseja usar o headset como somente fone, como fone com microfone ou como somente microfone. Espero que tenha ajudado.
A forma que o @carlosalves91 informou, é a primeira “solução” indicada, no tópico que informei… com o fato de que tentou mesmo assim, tudo indica que não testou todas as opções à qual pode ser encontrada naquele tópico, como disse …