Ubuntu ou elementary OS ?

Qual hj está melhor no quesito tudo ram,desepenho em usabilidade no geral ?

2 curtidas

Consumo de RAM o Elementary OS deve ser um pouco menor, mas não é tanto, mesmo sendo uma interface clean e minimalista para alguns; aí vai do seu gosto pessoal, eu não sou lá muito fã de ambos, mas acho o Gnome do novo Ubuntu que virá, 19.04 melhor acertado que na versão passada. Elementary OS eu acho sem sal, fora que pelo que me recordo o Dio já falou a cerca do mesmo não ter um cronograma de lançamentos, demora muito pra vir nova versão, e mesmo com esse tempo de desenvolvimento maior sempre vinha com bug’s chatos. Agora tem tanto tempo que usei o mesmo que nem me recordo se a área de trabalho é ativa, fica de Ubuntu, mas esperaria o 19.04.

4 curtidas

Usei brevemente o elementary OS, achei a distro bem bugada. O Ubuntu é sem sombra de dúvidas mais estável.

1 curtida

Acho que ambos gastam a mesma coisa, o elementary é meio bugado mesmo mas é bonito. Eu gosto do elementary mas prefiro o ubuntu. Mais estabilidade e produtividade.

1 curtida

mas tipo e pra trabalhar com linux qual vai fazer diferencia se eu escolher o elementary ou ubuntu eu particulamente achei o elementary pra mim mas limpo ja que eu sou minimalista ao completo vou ter o mesmo desepenho pra uso em casa e no trabalho ?? com elementary ou vou perder muito ou se eu não escolher o ubuntu.

Se nao me engano o pantheon é bem chato para costumizar algo, tirando isso é praticamente a mesma coisa. Elementary é um ubuntu modificado e o pantheon é um gnome modificado. Ou seja no fim estas a usar quase as mesmas libs nas duas distros.

1 curtida

Oi @joaosantos
eu tenho usado o elementaryOS nas minhas duas máquinas por quase um ano já e eu adoro o sistema, vou te dar a minha opinião sincera aqui.

Ele tem seus probleminhas sim… É um projeto em desenvolvimento ativo, o que significa que vc vai achar uns bugsinhos por aí. Reportando no GitHub a maioria é resolvida em semanas, e as atualizações pros programas do projeto são bem frequentes. Como ele é baseado no Ubuntu 18.04, os programas “tradicionais” como GIMP que ainda é o 2.8 dependem da versão entregue pelos repositórios da canonical, kernel ainda é o 4.15, o que não tem absolutamente nenhum problema, a maioria das pessoas não formatam o pc a casa 6 meses pra instalar o Ubuntu, muita gente usa a LTS pelos 2 anos de vida dela, e justamente por ser LTS todas as atualizações de segurança em dia. A grande diferença na minha visão é, apesar de ter a AppStore do ElementaryOS que tem coisas muito interessantes, a falta de suporte nativa pra snaps e flatpaks é um ponto fraco, PRA MIM eu não ligo, pois eu instalo flatpaks pela linha de comando sem problemas… Meu sistema tem Slack, Discord e GIMP 2.10 atualizados e ando rodando kernel 4.20. O que realmente me atrai nele é a beleza e simplicidade do sistema, a única coisa que mudei foi o tema de ícones.

Em questão de leveza ele É sim mais leve que o Gnome. Diferente do que foi falado, o sistema não é mais baseado num gnome Shell modificado. O Pantheon, Gala, Wingpanel foram escritos em Vala e GTK (como o gnome) mas não são forks ou modificações, apenas usam a mesmas tecnologias que o gnome. Eu gosto do Gnome, mas acho ele mais escuro, um clima mais dark, como design prefiro a leveza do ElementaryOS, o que foi o que me fez mudar pra ele.

Mas pensando em Ubuntu, é um sistema ainda mais pesado que outros, mesmo o Pop!OS que é baseado no Gnome+Ubuntu é mais leve que o Ubuntu original. Então fica a teu cargo de escolher. Pra usar profissionalmente vai depender das suites de programas que vc precisa, mas em questão de usabilidade e estabilidade no fundo é a mesma coisa.

Se não te importar instalar programas pelo terminal (coisa que EU prefiro) você pode moldar o ElementaryOS a qualquer que sejam tuas necessidades, senão, se for pela praticidade, Ububtu (e baseadas) ou Mint são escolhas mais seguras.

Espero ter te ajudado em algo e não atrapalhado mais XD

3 curtidas

thanks my friend already made my choice, I adopted elementary OS as main OS.

eu pessoalmente gosto do ubuntu, mas como nunca usei o elementary, e dizem muito bem dele, mas ai vai depender da sua informação sobre o sistema, e seu gosto pessoal, especialmente. mas o ubuntu tem seus problemas, mas, é um sistema bem comportado, então eu iria de ubuntu de toda a maneira.

minha sincera opinião entre o esses dois eu iria de ubuntu pois ele esta muito bem lapidado a versão 18.10 não está pegando muito a memória já o elementary é um sistema estranho tem que configurar um monte pra ficar bonzinho sem falar que a versão 5 do sistema achei zoado não gosto de esperar muito tempo por atualizações.
Agora oque eu recomendo pra vc é testar os dois e ver oque mais te agrada.

Se és “minimalista ao completo”, você pode instalar o Lubuntu. Que é minimalista sem sair da família Ubuntu.

2 curtidas

e é bem mais leve, total.

ele não sai da familia ubuntu, e é bem mais leve, justamente como o poppy linux. [não sei se o poppy é da mesma familia do ubuntu, mas é bem leve]

elementary já e muito minimalista do jeito que eu gosto, então ja fiz minha escolha mas muito obgd a tds.