A configuração é um I5-11400 + uma placa-mãe B560. Não tem placa de vídeo dedicada.
Detalhes que notei vs a configuração de Ryzen + placa AMD dedicada ( o que eu tinha anteriormente)
O vídeo do Ubuntu fica meio como se tivesse havendo uns cortes na horizontal. É como se fosse isso:
No Ryzen, quando o PC estava ocioso, alguns núcleos ficavam em 0% de utilização, como se eles fossem desligados. Nesse, todos sempre ficam sendo usados, mesmo com 2% de utilização.
Obrigado a todos.
Daigo
Julho 11, 2021, 8:36am
2
Rode o detector de drivers, para ver o q ele diz.
1 curtida
Talls
Julho 11, 2021, 4:20pm
3
não se parece com isso, é isso! tearing!
isso e causado pelo drive de vídeo, xorg essas coisas…
1 curtida
JG22
Julho 11, 2021, 5:20pm
4
Se tu tiver com o inxi instalado, rode o comando inxi -G
e mande um print para sabermos qual a versã do Mesa você possui instalado.
1 curtida
Quando vc fala “O vídeo no Ubuntu…” está falando de reproduzir um vídeo? Se for isso recomendo vc usar o VLC ou o MPV que vão ter decodificação de vídeo por GPU e isso não irá ocorrer,
2 curtidas
Está instalado esse.
Acabe de ligar o segundo monitor e bugou tudo. Agora estão os dois a 1024 x 768.
Talls
Julho 12, 2021, 8:58pm
7
eu aconselharia a testar o wayland, aparentemente isso não acontece com ele (pelo menos foi isso que li nos links que vc colocou no outro tópico.)
1 curtida
Mas esses drivers estão ok? Eu sempre instalei Ubuntu com conexão com a internet. Dessa vez, não. Parece que ele está com algum driver não apropriado.
Era o que eu suspeitava e agora faz sentido até mesmo com o processador.
O gráfico estava sendo renderizado pela CPU, por isso umas piscadinhas e aquele efeito meio dessincronizado.
Eu dei o camando:
sudo apt install linux-oem-20.04b
E reiniciei. Está funcionando como antes. Apenas estou achando a cor meio amarelada, mas isso vejo depois.
Obrigado a todos que ajudaram.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.