Ubuntu não reconhece espaço reservado no HD no Dual Boot

Olá! Estou tentando fazer o Dual Boot em meu notebook, segui o tutorial do vídeo sobre dual boot do diolinux no youtube… No meu Windows, particionei o disco e deixei um espaço de 300 GB reservado para o Linux. Porém, quando tento finalizar a instalação do Ubuntu, me aparece um aviso de que não há espaco disponível para a instalação do sistema operacional, como na imagem abaixo:

O que devo fazer?

1 curtida

Olá @Bianca_Parreiras, tudo bem contigo?

Sugiro utilizar o aplicativo Gparted que vem com disco de instalação do Ubuntu para revisar se o particionamento está realmente como deveria.

Tire uma print e poste aqui. Sugiro também passar um pouco mais de informações sobre o seu hardware, porque alguns SSD precisam de parâmetros extras para funcionar nos sistemas baseados em Linux.

:vulcan_salute:

Como vc deixou esse espaço reservado? Você deixou espaço livre, ou criou uma partição vazia?

Pergunto isso porque se for uma partição vazia ele não acha, vc precisa deixar o espaço livre (ou não alocado)


está como espaço não alocado

Olá! Essas são as especificações do meu notebook:
image

Instalei o Gparted… Mas como devo usar ele?

Então, o GParted já está disponível no modo live de instalação do Ubuntu, basta você ir na opção de testar o Ubuntu ele estará lá disponível no menu.

Pelo imagem acima, você só tem 1 disco de 1TB, ele tem 3 partições que o Windows usa: disco C:, Reservado para o sistema e uma de recuperação.

O GParted é mais pra mostrar esse mesmo particionamento onde no Linux é mais bem “explicado” do que no gerenciador de discos do Windows.

Depois que você puder mandar um print de como está, poderemos prosseguir.

Pelo print que a @Bianca_Parreiras mandou, parece que o Windows dela está instalado em MBR/Legacy. É bom atentar a isso

1 curtida

SS, pelo jeito sim, e provavelmente todas as 3 partições do Windows são primárias, o que permitiria criar apenas o / para a instalação do Ubuntu.

Se fizer partições lógicas em cima dessa primária, dá certo

SS, eu sou daqueles que formataria tudo para colocar em GPT, mas, enfim, trabalhar com o que tem.

1 curtida

Oi! Eu consegui resolver o problema, abri o gparted e “refiz” o particionamento do disco, aí deu certo! E meu notebook está no formato GPT mesmo. Obrigada!

2 curtidas

O disco pode estar em GPT, mas a instalação do Windows está em legacy; falta ali uma partição FAT32 para colocar as pastas boot/EFI. Neste caso, o grub do Ubuntu deve ser colocado em sdX, sendo X o número da partição raiz


ficou dessa forma

Opa, no Gparted mostrou uma partição boot/EFI. Quer dizer que está em UEFI. Na hora de fazer a instalação manual pelo instalador do Ubuntu, edite-a, colocando que é partição de boot, sem formatá-la. Isso fará o grub ser instalado em sda…

Se quiser me chamar pelo Telegram pra ajudar na instalação, é só me procurar, o nick é o mesmo, mas sem “_” (foto de um pinguim escrito “Chile”)

Pois é, aquele /boot/efi será que é da instalação do próprio Windows? Acho que foi ela quem criou quando instalou.

Creio que não, pela posição ocupada no disco… mas vamos ver o que ela diz

Ali em cima eu postei agorinha que tinha conssguido resolver, aí meu particionamento ficou dessa forma. Aparentemente o Ubuntu está instalado no espaço de 50 GB. Mandei o print de qualquer forma, pois queria saber se eu fiz tudo certo ou ainda tem algo com erro aí nas partições

1 curtida

Ficou faltando swap, mas vc pode criar arquivos swap pra evitar que sua RAM estoure

https://www.edivaldobrito.com.br/adicionar-a-swap-no-ubuntu/

Então, o / é onde está instalado o Ubuntu e tem 50GB, correto. Aí tem uma partição de 300GB ali que, em teoria, deveria ser o /home mas parece que não foi definido esse ponto de montagem, logo, creio que os arquivos do seu /home estão sendo salvos nos 50GB e não no de 300GB.

2 curtidas