Ubuntu 24.04 não recohece ssd ou hd após conectar ele no windows
Olá @cassiodavidd, boa noite ao Sr. ,você pode tentar resolver essa situação ,desabilitando a inicialização rápida no Windows, que quem sabe, imagino eu, pode estar impedindo o Ubuntu de montar o disco corretamente. No Windows, você acesse Opções de Energia
no Painel de Controle, clique em Escolher a função dos botões de energia
e desmarque Ligar inicialização rápida
. Depois, reinicie no Ubuntu e tente montar o disco novamente. Caso isso não funcione, pode ser necessário reparar o sistema de arquivos do disco usando o Windows, executando chkdsk /f
no Prompt de Comando com privilégios de administrador.
A segunda opção, pondere bem, caso nunca tenha feito isso, espere mais alguém com mais dicas chegar aqui para ajudar,ou pesquise mais aqui no fórum.
o windows que eu falo é de outro pc, faz isso lá?
Bom,o Sr. é que decide.
Fala @cassiodavidd , tudo certo ?
Alem da sugestão do @AquaDev_Shasta, o que pode ter ocorrido é que por algum motivo o windows não desmontou o disco de forma correta.
Você pode verificar isso plugando o seu HD em um Windows e verificar se o S.O vai informar que seu HD precisa de “Verificação e reparos”.
Caso tenha seguidos os passos do @AquaDev_Shasta, o problema deve ter sido resolvido.
Use a ferramenta Discos no seu Ubuntu e verifique a integridade do sistema de arquivos do HD. Em seguida repare e tente montar novamente.
Essa segunda opção é só reiniciar o windows e pronto?
Não aparece não
tentei fazer mais dar erro
Então cidadão @cassiodavidd,o problema pode ser até mais sério,se não, imagino que o habitual descrito na minha primeira resposta, teria resolvido. Mas como seu tópico é recente em horas pós postagem, deverá vir aqui alguém mais para contribuir com sua pendência. Eu realmente nunca passei por esse tipo de problema relatado por você, como fui o primeiro a responder,meu retorno aqui é ético, para não ter deixado você questionando sem uma devida resposta, desde já fico na torcida pela resolução do seu problema.
Pontos para verificar:
- Como está o particionamento do disco? Veja no gerenciador de partições como está
- Se o sistema de arquivos da partição em questão (/dev/sda1) é ntfs, então o pacote
ntfs-3g
podem estar faltando.
A inicialização rápida que na verdade chama hibernação, o NTFS-3G por padrão ele não monta a partição se a hibernação estiver ativa.
O NTFS-3G tem um parametro para desativar a hibernação na partição. leia o manual. $ man ntfs-3g
remove_hiberfile
When the NTFS volume is hibernated, a read-write mount is denied and a read-only mount is forced. One needs either to resume Windows and shutdown
it properly, or use this option which will remove the Windows hibernation file. Please note, this means that the saved Windows session will be com‐
pletely lost. Use this option under your own responsibility.
Remover o arquivo de hibernação pode dar pau no Windows se vc tiver meio, abra o Windows e desative a hibernação por ele. O próprio manual já adverte que é por sua conta e risco.