Ubuntu não rastreará mais os pacotes que usuários instalam

A ferramenta “popularidade-contest” que é fornecida como parte da instalação padrão do Ubuntu desde os primeiros dias da distribuição está sendo removida.

As estatísticas popcon coletadas são usadas para ajudar a “melhorar as versões futuras do Ubuntu, para que os pacotes mais populares sejam os que são instalados automaticamente para novos usuários”.

Mas com Snaps, Flatpaks, PPAs e outras formas de distribuição, que oferecem aos desenvolvedores maneiras mais diretas de comercializar para os usuários, o concurso de popularidade não é mais tão útil. Até porque segundo Michael Hudson Doyle, da Canonical, “o pacote e o back-end estão quebrados desde 18.04 LTS sem muita falta.”

Portanto, as instalações futuras da área de trabalho do Ubuntu não incluirão mais o pacote do concurso de popularidade por padrão.

Embora parecesse um pouco assustador, todo o rastreamento era anônimo e os resultados dos dados visíveis publicamente no site popcon.ubuntu.com . É possível remover o concurso de popularidade do Ubuntu de uma instalação existente do Ubuntu. Basta iniciar uma janela do Terminal e executar:

sudo apt remove popularity-contest

O que você achou dessa notícia? Deixe pra gente nos comentários e confira nosso Feed RSS para não perder nada! Até a próxima notícia dica ou tutorial!

6 Curtidas